+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Em Links Ponto A Ponto

    E ai galera blz?
    Estou precisando de ajuda para fazer 3 link ponto a ponto, via ai as distâncias e gráficos de visão:

    * Itaguaru a Uruita
    Distância = 11.610 Km
    Gráfico de visão = Anexo 2351
    Quantidade de clientes = no máximo uns 40 a 50
    Funcionamento = Itaguaru envia para Uruita e Uruita distribui local

    * Itaguaru a Uruana

    Distância = 27.680 Km
    Gráfico de visão = Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ItaguaruUrua.pdf
Visualizações:	113
Tamanho: 	12,5 KB
ID:      	2352
    Quantidade de clientes = no máximo 100 clientes
    Funcionamento = Itaguaru envia para Uruana e Uruana distribui local

    * Itaguaru a Ceres

    Distância = 22.734 Km
    Gráfico de visão = Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         UruanaCere.pdf
Visualizações:	103
Tamanho: 	10,7 KB
ID:      	2353
    Quantidade de clientes = 200 a 300
    Funcionamento = Itaguaru envia para Uruana, Uruana recebe, joga para Ceres e Ceres distribui local.


    Gostaria de ajuda para fazer esses links ponto a ponto e distribuir em ambos.

    Preciso escolher os radios e parábolas a ser usadas no link e saber possíveis problemas q vou enfrentar.
    Agradeço a ajuda de todos.
    Última edição por NetoGO23; 26-06-2008 às 20:20.

  2. #2

    Padrão

    Solucao Para os Links
    Barata
    Facil
    e Boa

    1 Link
    2 Antenas zirok 605
    2 Dlink Ag530

    2 e 3 Link
    2 Antenas Zirok 905
    2 Dlink Ag530

    Em todos os links voce poderia usar a antena 605 mas para ter uma boa taxa de trafego e um sinal bom eh melhor usar a 905 nas ultimas torres.

    Voce Vai conseguir Trafegar bem, os equipamentos sao faceis de axar, e todos sao omologados.

    Agora para distribuir o sinal teria que ver os clientes que voce tem, interferencia distancia entre outros.

    Tem como passar algumas informacoes?

  3. #3

    Padrão

    Caro Amigo,
    voce pode utilizar Mikrotiks, te darao uma otima qualidade no link e tambem um numero bom de clientes.

    entre em contato comigo para fazer este projeto + especifico .

  4. #4

    Padrão

    rapaz usa mikrotik com cartao engenius fica show de bola, fiz um de 25km a semana passada e ficou muito bom. 24 megas de taxa de dados,
    isso equivale a 3 megas real.

    mikrotik
    cartao engenius
    zirok 60 cm 5.8

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Amigo, 3 megas real em 25km não é bom não!

    25kms da pra fechar 8~10mb real sim..

    troca esses cards por CM9. e vê o sinal.

    concerteza vai passar mais que o engenius

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Amigo, 3 megas real em 25km não é bom não!

    25kms da pra fechar 8~10mb real sim..

    troca esses cards por CM9. e vê o sinal.

    concerteza vai passar mais que o engenius
    Um desse Mini-pci 2.4Ghz/5.8Ghz Winstron CM9 200mw é melhor que esse Mini-pci 2.4ghz/5.8ghz Engenius/Senao EMP-8602 600mw?
    E essa setorial é boa Setorial 2,4gHz 17 dBi 90º KS1724 - KODAMA e Setorial 2,4gHz 14 dbi 90º KS1424V - KODAMA?
    Direcional 5,8GHZ disco 30 dbi PTX26 - PLUTON?

    Obrigado pela ajuda de todos.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    rapaz usa mikrotik com cartao engenius fica show de bola, fiz um de 25km a semana passada e ficou muito bom. 24 megas de taxa de dados,
    isso equivale a 3 megas real.

    mikrotik
    cartao engenius
    zirok 60 cm 5.8

    Amigo, se vc tem uma taxa real de 24Mb seu throughput está muito baixo. Com certeza existe maneira de melhor muito este seu sinal!
    Última edição por luock; 28-06-2008 às 07:25.

  8. #8

    Padrão

    NetoGO23, o primeiro arquivo não consegui abrir.

    O 2º Enlace citado Itaguaru -> Uruana pelo gráfico enviado tem capacidade tranquila de se ter uma ótima transmissão, desde que se use equipamento com ajustes corretos.

    O 3º Enlace Itaguaru - Ceres -> Este apesar de ser o enlace onde vai se ter maior número de clientes é o que merece mais atenção pois pode ter a zona de fresnel do sinal obstruida tirando totalemente o throughput do seu enlace justo onde mais vai precisar de banda.

    Existe hoje ótimos equipamentos a custos X benefício muito baixo. O ideal é fazer uma rede projetada para até mesmo um crescimento em qualquer um dos enlaces.

    Tenho casos reais de enlaces parecidos com seu em funcionamento a mais de 6 meses sem nenhuma "dor de cabeça" para o dono do provedor. Como diz ele o maior problema dele são os problema fúteis do usuário como computador com vírus, digitação de senha errada e cabo da rede do cliente desconectado.

    A rede dele opera de forma estável e com throughput de 16Mb de throughput no último enlace a 62Km da primeira cidade. Acredito que podemos fazer algo parecido por voce.

    Abaixo meus contatos se interessar.

  9. #9
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Um desse Mini-pci 2.4Ghz/5.8Ghz Winstron CM9 200mw é melhor que esse Mini-pci 2.4ghz/5.8ghz Engenius/Senao EMP-8602 600mw?
    E essa setorial é boa Setorial 2,4gHz 17 dBi 90º KS1724 - KODAMA e Setorial 2,4gHz 14 dbi 90º KS1424V - KODAMA?
    Direcional 5,8GHZ disco 30 dbi PTX26 - PLUTON?

    Obrigado pela ajuda de todos.

    Amigo, o Winstron tem apenas 63Mw.
    e sim, o Winstron é melhor que o Engenius e o Senao,
    Perde pro XR2 e SR2 Ubiquit.

    Não confio em Paineis sem ser :
    IDEAL ANTENAS
    Hyperlink
    TSM

    a TSM até então é a mais barata e o painel de 12,5db atende muito bem!

    a Direcional da Pluton é otima! a PTX26 é uma boa pedida pra enlaces até 50kms.

  10. #10

    Padrão

    amigo para trafegar 8 ou 10 megas como vc falou os radios teriam que trafegar 64 ou 80 megas nao existe isso os radios so vao ate 54mgas.

  11. #11

    Padrão

    esqueci de dizer que os radios estao a 36 megas ou seja 4,5 real.
    saiba que a rede cabeada so sao 100 megas ou seja 12.5 megas real mas nunca da isso sempre abaixo de 10 megas.

  12. #12

    Padrão

    Prevenido expansões futura estou colocando 01 RB600 para jogar o sinal para ceres onde vai de trafego maior.
    Conforme vou precisando vou colocando mais parábolas, e ai se ver que vale a pena peço um link para a cidade de ceres.
    Agora fiquei com duvida dois paineis setorial que o vendedor da americaexplorer cotou no meu orçamento o KODAMA, alguem conhece?
    Vou usar os cartões na RB600 Mini PCI EMP8602 ENGENIUS, será que é bom?
    Última edição por NetoGO23; 28-06-2008 às 16:03.

  13. #13

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    10mb real em 63kms é possivel

    quando digo 10mb é o feito pelo teste do Mikrotik, mas na realidade o download fica em cerca de 10MB x 1024k (dividido) por 8 .

    igual 1.256K/s

    agora conseguir 10MB/s tem que ter no minimo 80Mbps real.


    *Dizemos REAL porque é o que testamos no Btest do MK porque você pode fechar um enlace de 10kms em 54mbps(da placa) que nunca vai dar essa taxa real mesmo.. e o REAL é igual o das operadoras.. 2mbps da operadora da 256k/s .. =)
    Última edição por luizbe; 30-06-2008 às 01:24.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    10mb real em 63kms é possivel

    quando digo 10mb é o feito pelo teste do Mikrotik, mas na realidade o download fica em cerca de 10MB x 1024k (dividido) por 8 .

    igual 1.256K/s

    agora conseguir 10MB/s tem que ter no minimo 80Mbps real.


    *Dizemos REAL porque é o que testamos no Btest do MK porque você pode fechar um enlace de 10kms em 54mbps(da placa) que nunca vai dar essa taxa real mesmo.. e o REAL é igual o das operadoras.. 2mbps da operadora da 256k/s .. =)

    Colega num link ponto a ponto de uns 50km direto, será que consigo?
    O que usar?

  16. #16
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    depois que eu vi 300kms passando 12 mega..
    eu não duvido de mais nada.

    RB433ah + cartão XR5 em 50kms com hyperlink de 33db eu
    acrdito que você consiga uns 8 mb real. se for nstreme vc consegue uns 14mb full.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    10mb real em 63kms é possivel

    quando digo 10mb é o feito pelo teste do Mikrotik, mas na realidade o download fica em cerca de 10MB x 1024k (dividido) por 8 .

    igual 1.256K/s

    agora conseguir 10MB/s tem que ter no minimo 80Mbps real.


    *Dizemos REAL porque é o que testamos no Btest do MK porque você pode fechar um enlace de 10kms em 54mbps(da placa) que nunca vai dar essa taxa real mesmo.. e o REAL é igual o das operadoras.. 2mbps da operadora da 256k/s .. =)
    Acho que o que jorgison quis dizer é que ele fechou 24 Megabits por segundo de throughput, o que equivale a 3 Megabytes por segundo.

  18. #18

    Padrão

    jorgison, tem que prestar atenção às siglas:

    Mbps -> Megabits por segundo
    MB/s -> Megabytes por segundo

    Falar simplesmente "megas" nos dois casos vai confundir a galera

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Prevenido expansões futura estou colocando 01 RB600 para jogar o sinal para ceres onde vai de trafego maior.
    Conforme vou precisando vou colocando mais parábolas, e ai se ver que vale a pena peço um link para a cidade de ceres.
    Agora fiquei com duvida dois paineis setorial que o vendedor da americaexplorer cotou no meu orçamento o KODAMA, alguem conhece?
    Vou usar os cartões na RB600 Mini PCI EMP8602 ENGENIUS, será que é bom?
    Kodama = Lixo

  20. #20

    Padrão

    Pessoal, qual é melhor para ponto-a-ponto de 10Km? cartão senao 600mw ou ovislink Wla-5000 ap v3 em 5.8?