+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ubuntu + Mk

    Galera bom dia a todos,

    to com um problema aqui que ta tirando o sono, e o seguinte, atualmente so aqui no meu provedor o seguinte esquema:

    o link chega, o mk faz a discagem via pppoe, e faz os nat servidor de dns, dhcp, essas coisas e libera para os meus clientes internet devidamente tratada, na faixa 192.168.2.0/24, aonde o gateway e 192.168.2.1, e os dns tb.

    Mais bem ontem de noite consegui fazer roda um squid no ubuntu perfeita, liguei meu notebook na sai do ubunto que dhcp, e no proprio ubunto tem servidor de dns, ou seja, mi conecto na faixa 192.168.4.0/24, aonde o gateway e os dns são 192.168.4.2

    ate aqui tudo bem, mais quando fui ligar o mk pra receber sinal do ubuntu, o mk não pinga no gateway, ja fiz o seguinte, setei o endereço de ip pro mk via dhcp cliente, ele pego numa boa, setei um gateway, fiz uma nat, e ajustei os dns, mais nada de ping, lembrando que to usando cabo cross over em toda ligação pc a pc,

    Alguem sabe alguma solução ou uma ideia?

  2. #2

    Padrão

    Cara, ficou um pouco confuso... deixa eu ve se entendi... Você tinha uma rede com um MK funcionando de gateway, dhcp e dns. Assim:

    Internet --- MK (192.168.2.1) --- Clientes (192.168.2.0/24)


    Depois você colocou um Ubuntu recebendo o sinal da internet e ligou o MK na outra porta do Ubuntu com um cabo cross-over, certo? Ficando assim:

    Internet --- Ubuntu (192.168.4.2) --- MK (192.168.4.0/24)

    Onde ficaram seus clientes?? Depois do MK??? Que gateway você tentou pingar do MK e não conseguiu?? O Ubuntu???

  3. #3

    Padrão

    E a primeira ta certa so que os ip do mk são dinamicos, faz a conexão pppoe, resumindo o mk que fazia a conexao com a internet sem shitch pra dividir diretão,
    ai fiz com vc demonostro na segunda esplanação, os clientes ainda não to preocupado com eles são todos dhcp so coloca mais uma placa e fazer as regras pra eles,
    tentei pingar 192.168.4.1 do mk pro ubuntu, do so time out, de vez enquando quando altero algumas regras da host não encontrado

  4. #4

    Padrão

    Ok, só queria confirmar mesmo... Então estão o Ubuntu e o MK estão na mesma rede ne?! 192.168.4.0/24?? Se estão diretamente conectados com a mesma rede e não pinga só pode ser Firewall... Dá uma olhada no iptables do Ubuntu e no FW do MK...

  5. #5

    Padrão

    Brigado, com certeza vai se no ubunto, pq o MK ta limpinho so tem as regras pra encherga o ubuntu, se tem alguma ideia de ande procurar o que liberar ou alterar, pq tb não alterei o firewall do ubuntu

    Desde ja agradeço

  6. #6

    Padrão

    dá uma olhada nas regras de filtro de pacotes:
    iptables -nL

    Que eu saiba ele não vem com nada bloqueando por padrão...

    Como a interface que dá acesso aos clientes ta em uma rede "segura" libera todo tráfego de entrada nela. Conhece o iptables? Caso não aqui tem um link que explica muito bem o seu fucnionamento:
    Guia Foca GNU/Linux - Firewall iptables

    Qualquer dúvida posta ai...

  7. #7

    Padrão

    Não sou mem um explerte mais da pra quebra um galho,

    vo fazer um nat, ou desabilita tudo, agora que eu ja sei aonde ta o problema do um jeito de acha o que ta barando a conexão

    muito obrigado