+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Ajuda anatel esta na minha cola

    Boa Tarde
    preciso de ajuda
    tenho uma torre q esta homologada com parceiria scm
    porem fiz uma repetidora recente e fomos denunciados na anatel por essa repetidora, ela nao esta homologada somente a torre central
    por favor peco a ajuda de vcs o que eu posso fazer???
    tenho 16 clientes na torre
    a anatel me deu 5 dias pra apresentar a documentacao
    por favor me ajudem

  2. #2

    Padrão

    vc entrou em contato com sua parceira? o que ela lhe disse?

  3. #3

    Padrão

    A questão de compartilhamento de licença SCM sem dúvida é muito complicada, melhor dizendo os dizeres dobre a SCM não é de fácil entendimento.

    A elaboração de um bom projeto e uma boa parceria resultam em tranquilidades em momentos como este.

    Como disse o nosso amigo Fabricio, terá que procurar a sua empresa parceira e relatar os fatos ocorridos, até por que a torre que não está homologada não também não é de responsabilidade da detentora da SCM. Se eles quiserem podem deixar a "bomba explodir" na sua mão.

    Para esclarecimento: A Anatel não entende como repetidora torres que utilizam rádio com modulação ou seja, torres onde se usa Mikrotik ou rádios AP (em qualquer modo) para retransmitir o link. Alguns fiscais acabam tolerando o uso destes equipamento passando pode repetidora desde que seja apenas um Ponto-a-Ponto, porém pelo que já vi acontecer uma "torre repetidora" que seja Ponto-Multiponto tem que licenciar.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    pelo que eu saiba, vc ´precisa licenciar sua estação onde esta o link, o entendimento de que cada ponto repetidor deve ser licenciado é de alguns fiscais da ANATEL, tem gente ganhando isso na justiça...

  6. #6

    Padrão

    Sim... De uma forma entende-se desta maneira, porém a chamada repetidora é como ocorre em estações de TV e FM onde não ocorre modulação por parte dos equipamentos, somente recebe um ganho na intensidade do sinal.

  7. #7

    Padrão

    Amigo, mostre esse documento em anexo para o fiscal e tente convence-lo que sua torre é uma repetidora, que o link principal chega é na outra torre.

    Pois a torre repetidora não precisa de licenciamento.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Amigo, mostre esse documento em anexo para o fiscal e tente convence-lo que sua torre é uma repetidora, que o link principal chega é na outra torre.

    Pois a torre repetidora não precisa de licenciamento.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte

    O Sr. nao tem o ORIGINAL desse documento?

    Se eu mostrar esse .DOC sem assinatura do fiscal ele vai rir na minha cara!

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Amigo, mostre esse documento em anexo para o fiscal e tente convence-lo que sua torre é uma repetidora, que o link principal chega é na outra torre.

    Pois a torre repetidora não precisa de licenciamento.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte

    Pelo menos publica ai a data e o número do ofício... Assim, pode-se pesquisar no portal da Anatel.

  10. #10

    Padrão

    a legislação da anatel é bem clara na SCM é necessario licenciar o ponto de interconexão (operadoraxservidor) e a estacao radio base. o fiscal que nao leu a legislação de SCM

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Amigo, mostre esse documento em anexo para o fiscal e tente convence-lo que sua torre é uma repetidora, que o link principal chega é na outra torre.

    Pois a torre repetidora não precisa de licenciamento.

    Espero ter ajudado.
    Boa sorte
    Rodrigo, fiquei com dúvidas no item 10.C - ali diz que se tem acesso,tem que cadastrar. É isso?

    No item 11 - .."só sistema irradiante ( antena / transceptor). Não pode ter mais nada.
    Mas se na repetidora, configurar o transceptor no modo AP, para dar acesso a assinantes, já vai cair no item 10.c.
    Partindo deste princípio, só não paga licenciamento se for única e exclusivamente repetidora, pelo que entendi.
    Se for assim mesmo, vai ficar complicado.
    Tomara que eu tenha entendido errado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Rodrigo, fiquei com dúvidas no item 10.C - ali diz que se tem acesso,tem que cadastrar. É isso?

    No item 11 - .."só sistema irradiante ( antena / transceptor). Não pode ter mais nada.
    Mas se na repetidora, configurar o transceptor no modo AP, para dar acesso a assinantes, já vai cair no item 10.c.
    Partindo deste princípio, só não paga licenciamento se for única e exclusivamente repetidora, pelo que entendi.
    Se for assim mesmo, vai ficar complicado.
    Tomara que eu tenha entendido errado.
    Se tem acesso tem que cadastrar, mas acesso a Interconexão.

    Por Ex: se você tem uma repetidora e seu cliente acessa sua rede por ela, mas não é no ponto da repetidora que o cliente teve acesso a interconexão.


    Pessoal, esse documento eu recebi foi desse jeito essas informações sem assinatura e sem identificação.

    Vou ligar na ANATEL e me informar e posto aqui novamente.

    t +

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Se tem acesso tem que cadastrar, mas acesso a Interconexão.

    Por Ex: se você tem uma repetidora e seu cliente acessa sua rede por ela, mas não é no ponto da repetidora que o cliente teve acesso a interconexão.


    Pessoal, esse documento eu recebi foi desse jeito essas informações sem assinatura e sem identificação.

    Vou ligar na ANATEL e me informar e posto aqui novamente.

    t +
    Então seria o caso de ter na torre repetidora AP em bridge. Assim o acesso seria lá na base pelo servidor?

  14. #14

    Padrão

    o ponto de interconexao é o endereco onde vc recebe o link da operadora no caso seu provedor!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    o ponto de interconexao é o endereco onde vc recebe o link da operadora no caso seu provedor!
    Continuei enrolado no entendimento.

    Sendo assim, o ponto de interconexão sempre é um só. Onde chega o link.
    Se houver link em outro ponto, já é considerada outra rede?

  16. #16
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Unhappy pois

    intao aki na central chega o link dedicado aquele que permite que seja revendido e bla bla bla,

    entra no meu servidor q tem 4 placas de redes
    uma vai pra torre central
    a as 2 que sobraram cada uma vai pra um ap5000 que envia pras outras torres, la outro ap5000 recebe e envia pro radio que emite em 2.4ghz, ou seja, nao tem nenhum cabo de dados vindo por terra na repetidora em que eles foram.
    Mas eles estao atras de mim por denuncia, e conversamos com nosso parceiro SCM que enviou um oficio para anatel, nao sei qual e o que tem nele mas se eu pegar eu posto aki, eles me disseram que o processo so sera arquivo apos a vistoria acho q esse oficio nos dara algum tempo, porem minha torre ainda tem equipamentos q nao estao homologados, aki na central tem um ap2000 funcionando com uma antena hyperlink de 15dbi, nas outras torres em uma um ovislink 5460ap e outra um ap5000 em 2.4ghz (que alias fikou excelente nunca tive problemas), porem to ferrado tenho q me vira pra compra antes que eles cheguem, nao sei quanto tempo esse oficio vai me garantir, minhas torres sao pequenas de 15 a 20 metros, nao possuo pararaios, o registro no crea tbm esta enrolado pedimos prazos pra eles mas nao esta pronto, agora tenho q torcer pra ver se só comprando os equipamentos eles nao parem de vez com o nosso serviço .
    aos que postaram mto obrigado tem ajudado mto já