+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre rádio

    Prezados,
    Estou interessado em montar um ISP sem fio. e para tanto necessito de algumas sugestões:
    1. Qual melhor rádio, Senao, Aptouher, Edimax
    2. Pretendo erguer uma torre de 16Metros, também pretendia colocar 4 antenas setorias homologadas da TSM. de 12.5 dbi, Entretanto as condições não são favoráveis para isso agora. Pretendo analisar qual direção seria melhor para atender meus clientes, em seguida fazer aquisição inicialmente de uma TSM de 90º com polarização vertical. de 12,5 dbi. No futuro então farei aquisição das outras 3 atenas. Portanto os que os Srs. Acham ?
    3. Sobre legalização o que preciso ?
    4. Internet para atender uma demanda de 100 Clientes. Qual seria a melhor velocidade de down e up, uma vez que tenho em mente planos de 100Kbits, 200Kbits, 300Kbits, 400Kbits. ?



    Atenciosamente,
    Sebastião Fidêncio

  2. #2

    Padrão

    Bom dia!!

    1ª Pergunta:
    Nenhum destes rádios é recomendado para aplicação de servidor. Funciona mais não é seu devido fim. Chegará um momento as vezes quando menos se acha que eles não irão aguantar um tráfego na rede. Procure soluções baratas e profissionais como RouterOS (Mikrotik) + Routerboard e Cartões Mini-PCI. Terá sem dúvida um desempenho e qualidade muito maior para gerenciamento.

    2ª Pergunta:
    Existe realmente a necessidade da torre nesta altura? Já verificou cálculos de fresnel, distância máxima dos enlaces, especificações do equipamento (antena) a ser utilizada? As vezes está tendo em mente montar uma solução deste tamanho sem a necessidade. Quanto ao uso de painéis estes sim serão já para uma solução robusta, porém dependendo a área desejada consegue um bom desempenho com a utilização inicial de 1 antena omni-direcional.

    3º Pergunta:
    A Anatel é o órgão fiscalizador das operações com rádio frequência no Brasil. Um provedor comercializa serviços multimidia via canal Wi-Fi. Por ser uma atividade com fins lucrativos onde se tem o vínculo cliente -> empresa é necessário uma licença chamada SCM. Existe duas formas de se obter esta licença: A 1ª é através de licença SCM própria onde se gasta em torno de R$20.000,00 com taxas e um projeto bem fundamentado elaborado e executaod por um bom engenheiro para não se ter problema com a Anatel. A outra forma é através de compartilhamento de SCM com empresas que já possuem a própria SCM. Neste modo existem vários itens muito importantes a serem observados, sendo o principal a verficação junto a Anatel para obter informações sobre a empresa que pretende compartilhar. O custo fica em torno de R$3000,00 sendo o projeto para inclusão de sua torre e as taxas de fiscalização além de ser cobrado pela empresa mensalmente um valor a combinar.

    4ª Pergunta:
    A relação de necessidade de banda só pode ser definida com o tempo e um gerenciamento de sua rede. Para cálculos estima o uso de aproximadamente 30% da necessidade total tendo em vista que nunca terá todos os clientes online simultâneo, pelo menos nunca vi ocorrer mesmo em projetos feitos com 20 clientes no provedor. Tendo em vista este valor precisará definir quantos planos de cada velocidade será vendida, exemplo:
    10 de 100k = 1000k
    10 de 200k = 2000k
    05 de 300k = 1500k
    10 de 400k = 4000k
    Total: 8500k * 30% = 2500K de banda para se trabalhar com folga.

    Lembro: Isto é para simples cálculo de custos na montagem. Nem todos os casos seguem esta regra podendo ter o uso maior como menor. Em projetos feitos por mim recomendo fazer esta conta. A melhor forma de verificação da necessidade de link é ter um bom gerenciamento de sua rede coisa que o Mikrotik citado na 1ª pergunta faz de forma 100% eficaz inclusive o controle da banda de seus clientes.


    Espero ter esclarecido ai suas dúvidas.

    Qualquer coisa abaixo tem meus contatos.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sfidencio Ver Post
    Prezados,
    Estou interessado em montar um ISP sem fio. e para tanto necessito de algumas sugestões:

    1. Qual melhor rádio, Senao, Aptouher, Edimax
    2. Pretendo erguer uma torre de 16Metros, também pretendia colocar 4 antenas setorias homologadas da TSM. de 12.5 dbi, Entretanto as condições não são favoráveis para isso agora. Pretendo analisar qual direção seria melhor para atender meus clientes, em seguida fazer aquisição inicialmente de uma TSM de 90º com polarização vertical. de 12,5 dbi. No futuro então farei aquisição das outras 3 atenas. Portanto os que os Srs. Acham ?
    3. Sobre legalização o que preciso ?
    4. Internet para atender uma demanda de 100 Clientes. Qual seria a melhor velocidade de down e up, uma vez que tenho em mente planos de 100Kbits, 200Kbits, 300Kbits, 400Kbits. ?
    1 - Senao e Edimax são rádios.. ApRouter é um firmware que instala-se no radio (tem Radios ApRouter tambem, mas é da mesma classe do Edimax) O Senao aguenta 32 clientes por antena sem apresentar perdas significativas se cada cliente tiver 128k de velocidade.

    2 - Se voce for adquirir apenas uma antena de 90º entao voce so atendera uma pequena parcela pois ela so manda sinal neste angulo... pra comecar recomendo uma omnidirecional de 15dbi que cobre os 360º.

    3 - Ja foi respondida

    4 - Esse calculo especificado anteriromente é irreal, se voce for atender a 100k 10 clientes e for usar 1M de link entao voce vai ter desperdicio. Um link Full de 2Mb atende 150 clientes a 100k cada um... Não se monta um provedor sem que se tenha um servidor fazendo cache de internet. o cache economiza 50% da banda... Outra coisa... se voce tiver 150 clientes NUNCA todos eles estarao online ao mesmo tempo.
    Portanto 1M nao atende somente a 10 clientes, atende muito mais.
    (estou falando de link FULL, nao ADSL) Se voce esta pensando em oferecer ate 400k, ai o calculo deve ser refeito.

  4. #4

    Thumbs up

    Pedro0278
    Se voce for adquirir apenas uma antena de 90º entao voce so atendera uma pequena parcela pois ela so manda sinal neste angulo... pra comecar recomendo uma omnidirecional de 15dbi que cobre os 360º


    • Eu preferiria usar antena setorial de 90º, porquanto no futuro bem próximo quero adicionar os outros paineis de 90º, não tem problema eu atender uma demanda de clientes envolvida somente nesse angulo, o importa é ter qualidade, Porém não estou dizendo que a antena omnidirecional tem má qualidade. Todos sabem que setorial é melhor, sem dúvida. Estou certo ? O pessoal fala que omni não presta. Verdade ?
    1 - Senao e Edimax são rádios.. ApRouter é um firmware que instala-se no radio (tem Radios ApRouter tambem, mas é da mesma classe do Edimax) O Senao aguenta 32 clientes por antena sem apresentar perdas significativas se cada cliente tiver 128k de velocidade.
    • No meu caso to pensando em oferecer planos de 200Kbits, 300Kbits e 400Kbits. Sinto em dizer mais não posso iniciar de imediato com LINK dedicado mas vou tentar, vocês sabem que é complicado no inicio.

    • Eu trabalho com Internet Dedicada a um bom tempo em um rede de supermercados, temos link da embratel de 2mbits , com servidor FreeBSD, Squid, Dns,..etc. com 10 servidores FreeBSD, atendendo mais de 400 Usuarios. Temos 9 routers da cyclades com links embratel..fazendo intranet..Muito bom sem problemas. So que na area de Wireless to entrando agora nao tenho muito experiencia. So rede cabeada mesmo. Portanto no meu caso na minha rede funciona assim. Outro caso é q tenho um cache Squid na empresa, um link de 512Kbits dedicado com 25% de banda garantida. E consigo atender 300 Usuarios tranquilamente, sem gargalo. Como uso o firewall packet filter, configurei escalonador CBQ na interface onde faço QoS. Usando o Borrow consigo fazer com que um usuario empreste banda para o outro. confesso que isso tem resolvido bastante meu problema. Que vocês acham ?

    • 1 - Senao e Edimax são rádios.. ApRouter é um firmware que instala-se no radio (tem Radios ApRouter tambem, mas é da mesma classe do Edimax) O Senao aguenta 32 clientes por antena sem apresentar perdas significativas se cada cliente tiver 128k de velocidade
    • Vou ver se consigo comecar com RB600 com um cartao mini-pci.. nao sei se consigo, entretanto se de tudo eu nao consegui vou apelar para o Rádio

    Resumindo:

    Se eu não conseguir montar o provedor com mesmo com 1 setorial da TSM de 90º no inicio e um RB600. Vou apelar para uma antena Omnidirecional de 24dbi, e um radio senao edmax ou aprouher.. um link de 5mbits de 1mbit de up (DSL). Creio q com essas estrutura atendo atendo uns 100 clientes. Sei que nao vai ter 100 conectados ao mesmo tempo. 100 clientes se muito tiver e 30 conectado ao mesmo tempo. E outra. As requisições FTP, HTTP, POP, SMTP, seja la qual for o protocolo de aplicação, nao ficará conectado o tempo todo tipo Terminal Services, SSH e etc que são conexões interativa. Concordam ?

  5. #5

    Padrão

    Antenas Omnidirecionais prestam sim... elas so tem um unico inconviniente... voce so pode ligar uma de cada vez na saida do radio ou ap, e como o ap (dos melhores) suportam 40 usuários, voce ficara limitado a essa quantidade, pra comecar esta de bom tamanho. com 4 setoriais vc multiplicaria 40x4 entede? 90% dos que estao aqui comecaram com omnidirecionais.

    Ja que vai colocar RB 600 (muito boa) coloque um bom cartao, e fique atento... potencia nao é tudo. muitos vao falar pra por 600mw, mas deque adianta se nao tiver qualidade? potencia nao é tudo... cartoes Orinoco de 32mW alcancam ate 6km com uma boa antena.

    Não use antenas de 24Dbi, o lóbulo de irradiacao dela é muito grande, se vc tiver clientes com menos de 1km de distancia da torre nao vai prestar. so os mais distantes funcionarao razoavelmente... o ideal é usar uma omni de 15dbi com um cartao de 200mW.

    ja que vai por ADSL, trate de colocar um servidor fazendo cache de páginas ou senao seus clientes irao te matar... quando tiver 20 online as pedradas irao comecar.

    Comece com a RB, vai comecar bem... se tem a opcao de comecar com ela, esqueca o radio.

  6. #6

    Padrão

    Prezado predro.
    Muito boa sua colocação.

    O problema da ADSL é o UpStreem que é baixo, com isso para cada pacote que atravessa o Routher tem-se um uma Broadcast, ACK,..etc. a ser enviada para o destino com isso que você acha desse cenário

    para os clientes de 200 Kbits de Down reserva 80K de up, isso se mas como o controle de banda o microtik é inteligente, poderia então emprestar banda para que se estiver muito cliente conectado o limite minimo do Up de cada cliente seria 40k. Senão começa a ter LEG na rede.

  7. #7

    Padrão

    Ja que vai colocar RB 600 (muito boa) coloque um bom cartao, e fique atento... potencia nao é tudo. muitos vao falar pra por 600mw, mas deque adianta se nao tiver qualidade? potencia nao é tudo... cartoes Orinoco de 32mW alcancam ate 6km com uma boa antena.

    Não use antenas de 24Dbi, o lóbulo de irradiacao dela é muito grande, se vc tiver clientes com menos de 1km de distancia da torre nao vai prestar. so os mais distantes funcionarao razoavelmente... o ideal é usar uma omni de 15dbi com um cartao de 200mW.
    Entendi mas que você acha desse cartao mini-pci

    • 2.4ghz engenius/senao emp-8602 600mw. (anatel)
    • 2.4ghz senao nl-2511 802.11b 200mw (prisma) nao é homologado
    As antena de 15dbi omini que encotrei tipo hiperlink e muito boa mas nao tem dela homologada nem TSM. Eu queria homologado

    As omini que achei homologada foi da hyperteck de 15dbi por R$ 351,00 que tal essa ? e tambem da IDEAL 2.4ghz de 15 dbi por R$ 535,00. Compensa ? Me indique uma omni boa homologada por gentileza amigo.

    é facil montar a caixa hermetica para rb600?

    e os conectores como devem ficar ?

    A omni ela joga o sinal com qualidade que nem a setorial ?

    O cache posso usar uma maquina separada tipo um BSD com como bridge..configurado o squid+delaypools.. e o microtik cachear nele..ou configurar o cache no proprio microtik..me disseram que o cache do microtik nao é bom.?

    Qual a versão melhor microtik?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sfidencio Ver Post
    Entendi mas que você acha desse cartao mini-pci

    • 2.4ghz engenius/senao emp-8602 600mw. (anatel)
    • 2.4ghz senao nl-2511 802.11b 200mw (prisma) nao é homologado

    As antena de 15dbi omini que encotrei tipo hiperlink e muito boa mas nao tem dela homologada nem TSM. Eu queria homologado

    As omini que achei homologada foi da hyperteck de 15dbi por R$ 351,00 que tal essa ? e tambem da IDEAL 2.4ghz de 15 dbi por R$ 535,00. Compensa ? Me indique uma omni boa homologada por gentileza amigo.

    é facil montar a caixa hermetica para rb600?

    e os conectores como devem ficar ?

    A omni ela joga o sinal com qualidade que nem a setorial ?

    O cache posso usar uma maquina separada tipo um BSD com como bridge..configurado o squid+delaypools.. e o microtik cachear nele..ou configurar o cache no proprio microtik..me disseram que o cache do microtik nao é bom.?

    Qual a versão melhor microtik?
    Uso esse: 2.4ghz senao nl-2511 802.11b 200mw (é homologado) mas o de 600mW tambem é excelente.

    Eu tenho duas omni Ideal, foram as primeiras a serem homologadas e recomendo... tao a 4 anos la penduradas, tomando sole chuvas sem infiltrações e nem rachaduras.

    A caixa voce compra pronta... vc so vai se preocupar em furar a saida de energia e da antena.

    A qualidade do sinal (em parte) nao depende somente da antena, ela é um mero fator irradiador... é claro que uma boa antena com um bom cartao fazem o par ideal. nao adianta ter um bom cartao eu ma pessima antena.

    O cache voce pode por em qualquer maquina, a RB ja vem com Mikrotik instalado, mas nao da pra fazer cache pois a flash dela é pequena, vc tem que fazer em uma maquina separada... qualquer OS serve... Linux ou BSD... vc quem escolhe.

    Sempre a nova versao é a melhor... afinal uma é o aperfeicoamento de outra.

  9. #9

    Talking

    Desculpe a invasão mas aproveitando o post do colega, alguem conhece a "Setorial 2,4GHZ de 17dbi 90º KS1724 - KODAMA e Setorial 2,4GHZ 14dbi 90º KS1424V - KODAMA"?

    Fiz uma cotação na America Explorer e me passaram essa setorial, será que é boa?

    Obrigado.