+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Rede Wireless?? podemos colocar o mesmo nome em todas as antenas?

    Senhores,
    trago uma dúvida cruel, portanto conto com a experiência de todos para discutirmos este tópico.
    Em uma rede onde tenho EX:
    5 ominis irradiando
    5 direcionais
    e vários hosts sem fio.

    segue a dúvida: o nome da rede ( a que o windows acha como disponível e não o SSID ) pode ser o mesmo nas 5 ominis ?

    nesse caso, um usuário wi-fi iria andar pelo alcance de todas as antenas sem desconectar ?

    este exemplo é amplamente utilizado pelas operadoras de telefonia móvel, vc nunca vê mudar a cobertura de uma HERBES de celulares, somente quando muda de estado ou região com DDD diferente.

    será que na tecnologia Wireless funciona da mesma maneira ?

    aí está a dúvida.
    Obrigado.
    Malk

  2. #2

    Padrão

    bom depende do que vc vai usar como cliente, aqui pela experiencia te digo, tem placas pci´s que nao funcionão se tiver o mesmo ssid mais de uma ves, sofri com isso aqui....

  3. #3

    Padrão

    Isto é possível, porém que ser feito um estudo de canal a ser utilizado.

    Quanto à sua dúvida sobre funcionar em movimento, a tecnologia Wifi não é móvel é nômade, ela depende diretamente da visada para antena transmissora. Se a velocidade baixa até funciona (já testado em projetos indoor). Outdoor as distancias são grandes e um notebook por exemplo não tem potência suficiente para se manter em uma conexão estável.

    Fazer um projeção do que deseja antes da montagem é a melhor maneira de obter sucesso.

    Quanto à questão do nome da rede este é o SSID e pode ser utilizado com o mesmo nome onde o sistema cliente sempre procurará conectar no sinal de melhor qualidade. Como disse a boa distribuição de canais evitará que gere uma interferência atrapalhando o seu próprio sinal.
    Última edição por luock; 28-06-2008 às 06:59. Razão: Acréscimo na resposta

  4. #4

    Padrão

    Bem,

    o cliente somente conecta ao AP se o mesmo estiver cadastrado no provedor, pois têm regras de segurança. O WiMAX móvel já é possível o cliente se movimentar entre as células como acontece no sistema de telefonia celular. Porém, devido às características da internet/redes sem fio as mesmas facilidades não são possíveis.
    Para tornar possível o cliente se movimentar entre as células você terá de cadastrá-lo em todas as estações/pontos de acesso e pôr em todos eles o mesmo SSID.
    O problema está no ganho das antenas dos sistemas móveis como PALM e notebooks. Geralmente as antenas têm apenas 2 DBi de ganho inviabilizando o acesso à internet de clientes que não estejam próximos à torre.

  5. #5

    Padrão

    então..
    todas a respostas foram perfeitas, porém ainda não sei como agir corretamente.
    vou expor sem exemplos.
    sou um provedor de internete wireless e cabeado, uso o Microtik para gerenciar toda a minha rede pra fora e 2003 server na rede interna da empresa ( pc's internos ), tenho vários pop's de acesso onde nesses cabeio clientes abaixo dos pop's e junto com o pop coloco sempre uma omini de 15 dbi dentro dessa rede do pop ( 25 bits ou /25 ).
    o mesmo cliente que assina no condomínio normalmente é o que usa o sinal sem fio tb.. o acesso é o mesmo porém o mac da máquina muda, aí eu entrego usuário e senha para autenticação nesses casos.

    o que eu queria fazer é que esse cliente meu navegue em todas as minhas antenas ( ou redes ) sabendo que o pool de cada antena é diferente ( por isso a autenticação user e pass ), sendo que essas antenas apesar do pool ser diferente elas teriam o mesmo SSID.
    é possível?

    um teste que fiz ocorreu o seguinte:
    toda vez que a antena alterna ( parece banda a e b ) o ip se renova devido a troca de pool ( todos 25 bits com transbordo de 25 bits tb ),
    o usuário acessa em todas as redes mas sempre trava na renovação de IP.. nem sei se fiz certo... mas minha estrutura tá crescendo muito e minha cobertura está cheia de antenas, dificultando minha gerencia.. tenho um cacti monitorando ip tb para no caso de queda individual por isso não corro o risco de me prder entre elas.
    ajudem-me por fv.

    Obrigado.
    Malk

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por malkspeedywest Ver Post
    então..
    todas a respostas foram perfeitas, porém ainda não sei como agir corretamente.
    vou expor sem exemplos.
    sou um provedor de internete wireless e cabeado, uso o Microtik para gerenciar toda a minha rede pra fora e 2003 server na rede interna da empresa ( pc's internos ), tenho vários pop's de acesso onde nesses cabeio clientes abaixo dos pop's e junto com o pop coloco sempre uma omini de 15 dbi dentro dessa rede do pop ( 25 bits ou /25 ).
    o mesmo cliente que assina no condomínio normalmente é o que usa o sinal sem fio tb.. o acesso é o mesmo porém o mac da máquina muda, aí eu entrego usuário e senha para autenticação nesses casos.

    o que eu queria fazer é que esse cliente meu navegue em todas as minhas antenas ( ou redes ) sabendo que o pool de cada antena é diferente ( por isso a autenticação user e pass ), sendo que essas antenas apesar do pool ser diferente elas teriam o mesmo SSID.
    é possível?

    um teste que fiz ocorreu o seguinte:
    toda vez que a antena alterna ( parece banda a e b ) o ip se renova devido a troca de pool ( todos 25 bits com transbordo de 25 bits tb ),
    o usuário acessa em todas as redes mas sempre trava na renovação de IP.. nem sei se fiz certo... mas minha estrutura tá crescendo muito e minha cobertura está cheia de antenas, dificultando minha gerencia.. tenho um cacti monitorando ip tb para no caso de queda individual por isso não corro o risco de me prder entre elas.
    ajudem-me por fv.

    Obrigado.
    Malk
    amigo, me parece que a sua solução seria usar wds+bridge e um servidor central, de forma que o cliente não precisasse trocar o ip qunado trocasse de torre

  7. #7

    Padrão

    Eu uso aqui setoriais com uma placa para cada uma, todas com o mesmo nome na mesma rede, só muda o canal, então o cliente se conecta pela antena com melhor sinal, tanto q a maioria dos notebook no escaneamento só acha uma rede ao invés de todas as antenas separadas como no caso dos APs e Placas de rede...

  8. #8

    Padrão

    Jhonne,

    será que vc poderia detalhar a utilização do wds+bridge no microtik ?
    uso rádios zinwell g-220 em todas com exceção das setoriais que são microtik mesmo.
    tem como ?
    Última edição por malkspeedywest; 01-07-2008 às 11:48.

  9. #9

    Padrão

    faieppi,
    o que eu quero fazer é isso mesmo... suas setoriais são 5.8 ou 2.4? são microtik ou outra marca ? é rádio ou é router PC ?
    aqui eu sou assim: minhas 3 setorias são 2.4 de 120° cada e são microtik ( routerboard ) e são rádios por enquanto.. pretendo trocar por um PC router com o microtik nos POP's.

    consigo configurar meus rádios zinwell g220 dessa forma ? como vc utiliza ?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por malkspeedywest Ver Post
    Jhonne,

    será que vc poderia detalhar a utilização do wds+bridge no microtik ?
    uso rádios zinwell g-220 em todas com exceção das setoriais que são microtik mesmo.
    tem como ?
    para configurar o wds

    servidor principal:

    configurar o wds é fácil: crie uma bridge e nesta interface configure um ip

    coloque sua placa para trabalhar com ap com a opção wds em dinamic e default bridge coloque a bridge criada conforme disse acima

    No equipamento que transmite para os clientes

    crie uma bridge como no servidor principal
    e configure seu ip para mesma faixa criada no servidor principal,
    na verdade o ip aqui nem tem tanta importancia

    na interface que comunica com o servidor principal coloque em wdsslave ou stationwds, marque a opção dynamic na aba wds e selecione a bridge criada

    selecione em bridge ports par fazer parte da bridge a interface que comunica com os clientes.

    importante: para que o wds funcione é preciso que estejam configurados no mesmo canal e com a mesma ssid

    Dessa forma podera ser configurado um hotspot na bridge do servidor principal e repetido os passos nas interfaces que transmitem para as torres a fim de colocalas todas em wds e na mesma bridge para que o cliente não sinta nenhuma alteração quando mudar de torre

    também é importante criar regras que bloquei o tráfego entre as interfaces da bridge do servidor principal, para que não haja tráfego de cliente para cliente.

    ufa: espero que entenda. Qualquer coisa posta aí!