+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocando o servidor

    Galera é o seguinte tenho um servidor Brazilfw onde faço o controle de clientes, subredes, controle de banda, mac x ip, e estou querendo mudá-lo para Mikrotik usando hotspot.
    Todos os meus clientes estão definidos ips como exemplo:

    Cliente 1
    ip: 192.168.1.2
    gateway 192.168.1.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.1.1

    Cliente 2
    ip: 192.168.2.2
    gateway 192.168.2.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.2.1
    ...
    Cliente X
    ip: 192.168.254.2
    gateway 192.168.254.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.254.1

    Como faço isso no hotspot sem precisar fazer qualquer alteração nos clientes?
    O que o pessoal tem usado no Mikrotik para controle do provedor, hotspot, pppoe, mac x ip?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    Galera é o seguinte tenho um servidor Brazilfw onde faço o controle de clientes, subredes, controle de banda, mac x ip, e estou querendo mudá-lo para Mikrotik usando hotspot.
    Todos os meus clientes estão definidos ips como exemplo:

    Cliente 1
    ip: 192.168.1.2
    gateway 192.168.1.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.1.1

    Cliente 2
    ip: 192.168.2.2
    gateway 192.168.2.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.2.1
    ...
    Cliente X
    ip: 192.168.254.2
    gateway 192.168.254.1
    mascara: 255.255.255.252
    dns: 192.168.254.1

    Como faço isso no hotspot sem precisar fazer qualquer alteração nos clientes?
    O que o pessoal tem usado no Mikrotik para controle do provedor, hotspot, pppoe, mac x ip?
    Ao utilizar hotspot, não vai ter muita importância o ip que está configurado no cliente porque o sistema hotspot redireciona automaticamente para a faixa de ip do servidor, veja a imagem
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         exemplo.jpg
Visualizações:	135
Tamanho: 	266,9 KB
ID:      	2364  

  3. #3

    Padrão

    A tela de login do hotspot é obrigatória? Não teria como fazer a autenticação pelo MAC do cliente?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    A tela de login do hotspot é obrigatória? Não teria como fazer a autenticação pelo MAC do cliente?

    tem sim,

    no entanto é preciso que personalizar a pagina do hotspot de forma que ela envie automaticamente o mac do cliente no lugar do username.

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Meiobit Ver Post
    A tela de login do hotspot é obrigatória? Não teria como fazer a autenticação pelo MAC do cliente?
    Da pra voce liberar o cliente da autenticaçao tambem, vai na aba ip bindings e cadastras os ip dos seus clientes, na opçao type coloca como bypassed


    falow abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Da pra voce liberar o cliente da autenticaçao tambem, vai na aba ip bindings e cadastras os ip dos seus clientes, na opçao type coloca como bypassed


    falow abraços
    No entanto, dessa forma, vc não teria controle de banda pelo hotspot, ficaria tipo amarrar o ip ao mac.

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    No entanto, dessa forma, vc não teria controle de banda pelo hotspot, ficaria tipo amarrar o ip ao mac.
    Isso exatamente, ai vc controla pelo simple queues mesmo funciona certinho, e ainda da pra usar a tela de login como pagina de bloqueio para clientes em debito quando vc colocar o type em regular

    aki estou usando assim e ta 100%

    espero que tenham entendido

  8. #8

    Talking

    Citação Postado originalmente por edcomrocha Ver Post
    Isso exatamente, ai vc controla pelo simple queues mesmo funciona certinho, e ainda da pra usar a tela de login como pagina de bloqueio para clientes em debito quando vc colocar o type em regular

    aki estou usando assim e ta 100%

    espero que tenham entendido
    Tem como você explicar melhor esse metodo? eu uso hotspot, e achei esse seu jeito interessante ...

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigorso Ver Post
    Tem como você explicar melhor esse metodo? eu uso hotspot, e achei esse seu jeito interessante ...
    Aki funciona assim: Configurei meu MK, ip fixo amarrarando Mac x Ip, controle de banda na simple queue, ate ai tudo normal, entao foi quando precisei fazer uma pagina de aviso para clientes que nao pagam direito, como nao quiz colocar um web-server separado dei uma pesquisada no forum e achei um topico do Catv que deu certinho para o que eu tava precisando o topico é esse aki>>>>>https://under-linux.org/forums/mikro...ppoe-dhcp.html

    acho que deu pra entender ne??

    falow abraços
    Última edição por edcomrocha; 02-07-2008 às 19:28. Razão: correçao no texto