+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Instalando Pacotes RPM

    Olá Pessoal,

    Utilizo o Fedora 9, eu quero instalar um pacote, por exemplo um player mas não sei o nome do pacote que seria necessário para instalar, como faço para digamos assim, listar os pacotes para que eu possa escolher e assim sim instalar através do rpm -ivh <nome do pacote> ?

    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Fabio,

    O Fedora possui dois gerenciadores de arquivos o Yum e o apt. Se você tiver o apt instalado, pode utilizar o "apt-cache search" para procurar pelo arquivo que quer instalar e o usar o "apt-get install" para instalar o pacote. No caso do Yum, eu não sei a sintaxe ao certo, mas é só dar uma olhadinha no help ou na man page que com certeza tem também a opção de search.

    Caso você não tenha nenhum dos dois instalados, pode ainda utilizar do Rpmfind mirror (se ainda estiver funcionando direito) e procurar pelo pacote que você quer, fazer o download por lá mesmo e mandar ver na instalação.

  3. #3

    Padrão

    opa grande tipo pra ver se o pacote que vc quer ta instalado vc da um rpm -q <nome do pacote> pra ver onde ta instalado o pacote manda um rpm -ql

    agora se tu q instalar um player eu sugiro q vc baixe e instale o repositorio da livna em rpm.livna.org e eu particularmente gosto muito do mplayer tudo q preciso ele roda bem depois q vc instalar o livna manda um yum install *mplayer* q ele vai baixar os pacotes e as dependencias pra ti.

    outra coisa legal e vc da uma olhada no google pq acha rapidim os tutoriais de instalaçao do gmplayer.