+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Simples e eficiente

    Pessoal ja li e pesquisei muito no forum sobre como juntar dois links em um servidor e confesso que quanto mais eu leio mais fico perdido.

    Eu tinha dois servidor cada um com uma adsl e um deu pane geral.
    Entao to querendo , ou melhor precisando colocar os dois links em um so de uma maneira bem simples mesmo. Nada de distribuir banda ociosa ou coisa parecida.
    Tenho 100 clientes e queria colocar 50 em um link e 50 em outro. nao importa se tem 40 usando um link e 10 no outro, porque sao divididos em dois tipos distintos de clientes.

    Queria saber a opniao de voces de qual a melhor solucao, e uma ideia de como fazer porque nunca mexi com balanceamento e sou novato em MK.

    Minha rede ta assim.
    Uso autenticacao no MK
    Utilizo hotspot com ipbinding, ou seja meus clientes tem ips fixos

    placa de rede do srvidor 10.0.0.1 => modem 10.0.0.138
    placa de rede que sai para os aps 192.168.200.1

    nos clientes ip 192.168.200.10
    mascara 255.255.255.0
    gateway 192.168.200.1



    Muito obrigado por qualquer luz que venham a me dar.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, o que vc procura está nesse post de um outro colega aqui do forum, estou usando até hoje belezinha:

    https://under-linux.org/forums/mikro...as-eficaz.html

    Abç,

  3. #3

    Padrão Dexa ver se entendi

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Amigo, o que vc procura está nesse post de um outro colega aqui do forum, estou usando até hoje belezinha:

    https://under-linux.org/forums/mikro...as-eficaz.html

    Abç,
    Entao eu faço o seguinte, uma placa de rede tipo 10.0.0.1 ligada num modem autenticando no MK e outra placa de rede 10.0.0.2 ligada em outro modem tb fazendo discagem.
    Ae pra cada usuario meu eu coloca as regras que o colega colocou no post dele? só isso?
    Vou dar uma tentada hj de madruga pra nao cortar o barato dos clientes durante o dia. Vamo ver no que da!

    Cara eu to com uma baita oscilacao no meu servidor h de manha tava lentao e a tarde ficou uma bala, ate agora pouco, com 45 clientes conectados com 1 mega so, ai agora pouco comecou a cair a velocidade dinovo e com apenas 30 clientes, essa vida de caçada a pepino ta me deixando doido, acho que vou fazer terapia. rsrs

  4. #4

    Padrão

    somar dois links de rotas diferentes NAO tem como a nao ser utilizando BGP com as operadoras (isso ja eh um outro assunto mais complicado)...

    o que voce vai poder fazer ai eh a divisão de carga... ou por serviços .. mas JUNTAR nao funciona !!

  5. #5

    Padrão

    iiixi,

    essa nossa vida de descascar pepino é assim mesmo, isso não tem fim, quando a gente acha que tá tudo resolvido, daí vem mais pepino e até abacaxiii kk...

    Olha, no meu caso ficou assim: eu uso dois modems roteados entrando numa mesma interface (mas vc pode ter duas interfaces e colocar cada modem em uma delas ).
    Na interface que vai pros clientes criei duas faixas diferentes e cada faixa eu apontei pra sua rota específica. Pronto ! resolvido ! E ainda uso DHCP e mascara 30 nos clientes.

    Qualquer dúvida, dá o grito aee !

    Abç,

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    somar dois links de rotas diferentes NAO tem como a nao ser utilizando BGP com as operadoras (isso ja eh um outro assunto mais complicado)...

    o que voce vai poder fazer ai eh a divisão de carga... ou por serviços .. mas JUNTAR nao funciona !!

    Eu nao quero juntar os dois sei que é complicado e tem os problemas com bancos e rotas, eu quero simplesmente utilizar os dois cadastrando metade dos cleiente pra acessar por um e a outra metade apra acessar pelo outro, mas eu simplesmente nem sei por onde comecar.
    Comecdei do zero no mk li toda a wiki e consegui instalar o meu, colocar controle de banda e webproxy, mas agora empaquei de um jeito que nunca vi no tal de colocar dois links no servidor simplesmente pra mim, ta escrito em grego oque voces falam. rsrs
    Valeu pela força

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    iiixi,

    essa nossa vida de descascar pepino é assim mesmo, isso não tem fim, quando a gente acha que tá tudo resolvido, daí vem mais pepino e até abacaxiii kk...

    Olha, no meu caso ficou assim: eu uso dois modems roteados entrando numa mesma interface (mas vc pode ter duas interfaces e colocar cada modem em uma delas ).
    Na interface que vai pros clientes criei duas faixas diferentes e cada faixa eu apontei pra sua rota específica. Pronto ! resolvido ! E ainda uso DHCP e mascara 30 nos clientes.

    Qualquer dúvida, dá o grito aee !



    Abç,
    Blz, vou fazer o seguinte entao, hj vou colocar os dois modens roteados ligados num hub e ligado na interface. Ai entao depois seria criar duas pools ? uma com saida pra um gateway e a outra pro outro? ai que entra minha duvida como eu faco isso.
    da um help ae que no natal eu te mando um panetone rsrssr

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iafury Ver Post
    Blz, vou fazer o seguinte entao, hj vou colocar os dois modens roteados ligados num hub e ligado na interface. Ai entao depois seria criar duas pools ? uma com saida pra um gateway e a outra pro outro? ai que entra minha duvida como eu faco isso.
    da um help ae que no natal eu te mando um panetone rsrssr
    Não entendi muito bem qual é sua dúvida.

    Como criar a rota ou como endereçar os clientes ?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Não entendi muito bem qual é sua dúvida.

    Como criar a rota ou como endereçar os clientes ?

    Na verdade tenho duvida nos dois, a rota eu crio com uma nova regra no nat? e os clientes eu direciona atraves do pool?

  10. #10

    Padrão

    • Pesquise mensagens respondidas/postadas por mson77



    Vai ajudar você.






    Abraços,