+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redirecionar pings "PROBLEMA COM NAT"

    Bom dia amigos, estou com uma bronca grande!!
    tenho duas redes, uma no escritório e outra na fazenda, as duas estão ligadas via radio pois estão a 20 km de distancia, a internet está no escritório "VELOX", no modem 192.168.0.254, as duas redes estão na mesma faixa de ip 192.168.0.0.
    O problema é que desde quando coloquei um servidor linux na fazenda rodando o squid e fazendo NAT com duas placas de redes ("eth0=redeFazenda & eth1=redeEscritório+VELOX) , eu não pingo a rede do escritório nem o modem VELOX.
    Nem do servidor linux nem das estações que estão na fazenda.
    se eu desativar o NAT no servidor linux "as estações ficam sem internet e nem se quer pede o login configurado no squid "eu consigo pingar a rede do escritório so do servidor linux.

    PERGUNTA: que diabos eu faço para resolveresse problema??
    AGRADEÇO DESDE JÁ QUALQUER AJUDA!

    Minha routa de saída está assim:

    Destino Roteador MascaraGen. Opççes Métrica Ref Uso Iface
    192.168.0.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth0
    192.168.0.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth1
    default 192.168.0.254 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth1
    default 192.168.0.254 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0
    Última edição por javolatra; 05-07-2008 às 10:41.

  2. #2

    Padrão

    O problema é que você colocou a mesma rede em duas interfaces do Linux.

    Se você quiser interligar as 2 redes com um Linux você vai ter que configurar duas redes diferentes.

    Se você der uma pesquisada aqui no forum você vai achar muitos posts sobre isso... Aqui vai um exemplo que talvez te ajude: https://under-linux.org/forums/proxy...s-de-rota.html
    Última edição por Magnun; 07-07-2008 às 09:52.

  3. #3

    Padrão

    Como o Magnun disse, o problema está na configuração das tuas redes. Seu servidor linux consegue encontrar a rede do escritório porque estão "diretamente conectado" a ela. Já suas outras máquinas estão diretamente conectadas a uma rede, onde não acham a máquina que deveria estar ali.

    As opções que você tem são:

    1) Se trocar os ips da rede da fazendo não é possível, faça a segmentação lógica da rede, usando um /25, por exemplo, para a rede da fazenda e o outro para a rede do escritório.

    2) A forma mais segura, no entanto, seria você trocar uma das redes, facilitando assim o roteamento entre elas.