+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RESOLVIDO - Roteando Lan1 para Wan1

    Olá, meu nome é Wellington, iniciante em Mikrotiks, gostaria que alguem me ajudase a resolver uma configuração aparentemente simples mas que não consigo resolver, vou ser bem objetivo:
    01- Mikrotik, porta Lan1 (192.168.1.1) (Chegando internet pppoe - Velox (Já feito conexão pppoe cliente e conectado) que será distribuida para meus clientes via Wlan1)

    02- Mikrotik, porta Wlan1 (192.168.0.1) ( Já com ip configurado e DHCP rodando e funcionando)

    Bem, até ai tudo certo, o problema é que não consegui fazer a internet conectada na Lan1 ser desribuida para meus clientes da Wan1, ja configurei o Gateway e Nat de todas maneiras possiveis que vi em varios topicos mas devo estar pecando em algum ponto ou esquecendo de algo, ficarei grato se receber alguma ajuda, um abraço e obrigado pela atenção.
    Última edição por welllinux; 08-07-2008 às 20:34. Razão: RESOLVIDO

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Olá, meu nome é Wellington, iniciante em Mikrotiks, gostaria que alguem me ajudase a resolver uma configuração aparentemente simples mas que não consigo resolver, vou ser bem objetivo:
    01- Mikrotik, porta Lan1 (192.168.1.1) (Chegando internet pppoe - Velox (Já feito conexão pppoe cliente e conectado) que será distribuida para meus clientes via Wlan1)

    02- Mikrotik, porta Wlan1 (192.168.0.1) ( Já com ip configurado e DHCP rodando e funcionando)

    Bem, até ai tudo certo, o problema é que não consegui fazer a internet conectada na Lan1 ser desribuida para meus clientes da Wan1, ja configurei o Gateway e Nat de todas maneiras possiveis que vi em varios topicos mas devo estar pecando em algum ponto ou esquecendo de algo, ficarei grato se receber alguma ajuda, um abraço e obrigado pela atenção.
    Poste:
    ■ route;
    ■ dns;
    ■ filter
    ■ nat;
    ■ e mangle, se tiver feito

  3. #3

    Padrão

    Ok
    IP - Routes - + - Destination ficou vazio- Gateway ficou o ip da minha Wlan 192.168.0.1

    IP - DNS - + - e coloquei o dns primario e secundario da minha internet banda larga.

    IP- Firewall - NAT - + - SRCNAT - out interface coloquei o ip da minha wlan 192.168.0.1 e a ação MASQUERAD .

    Lembrando que já conecto na minha Internet por PPPOE e o Mikrotik já consegue pinga em sites externos só não consegue rotear a internet para minha Wlan.

    Pronto, foi só o que configurei, agradeço desde já a sua disposição, um abraço!
    Última edição por welllinux; 08-07-2008 às 08:36.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por welllinux Ver Post
    Ok
    IP - Routes - + - Destination ficou vazio- Gateway ficou o ip da minha Wlan 192.168.0.1

    IP - DNS - + - e coloquei o dns primario e secundario da minha internet banda larga.

    IP- Firewall - NAT - + - SRCNAT - out interface coloquei o ip da minha wlan 192.168.0.1 e a ação MASQUERAD .

    Lembrando que já conecto na minha Internet por PPPOE e o Mikrotik já consegue pinga em sites externos só não consegue rotear a internet para minha Wlan.

    Pronto, foi só o que configurei, agradeço desde já a sua disposição, um abraço!

    Amigo só isso de sua configuraçao , aparentemente parece ser que o gateway esta apontando para o lugar errado:

    IP - Routes - + - Destination ficou vazio- Gateway ficou o ip da minha Wlan 192.168.0.1

    Toda sua rede esta sendo apontada para a rede wireles, enquanto deveria ser apontada para seu link ADSL.

    Valew

  5. #5

    Padrão

    amigo o seu problema é muito simples realmente.

    vc disse que o mk esta discando corrento?

    entao remova essa rota que vc informou.

    agora é so fazer o nat corretamente

    /ip firewall nat add chain=srcnat out-interface=discador_velox action=masquerade comment="NAT Internet" disabled=no

    faça os testes ai e post os resultados!

  6. #6

    Padrão MT

    Bem amigos, estas opções ja tinha tentado, fiz de varias maneiras, fiz a rota como minha Lan1 e o NAT como minha Lan1, a Rota como Wan1 e NAT como Wan1, a rota comoLan1 e o Nat Wan1, a rota como Wan1 e Nat com Lan1 (realmente foi tiro pra todo lado hehehe) e não funcionol, creio que deve faltar alguma coisa. Agradeço a atenção e peço para continuarem me ajudando se possivel, um abraço!!!!

  7. #7

    Padrão

    amigo ja que vc fez as config basica e o mikrotik esta discando faz o seguinde vai no termina e da ping Google e ve se vai ter resposta se tiver pode ser config de dns se quiser me add no msn que eu conecto nele e do uma ajuda pra vc vlw

    [email protected]

  8. #8

    Padrão

    Novamente vou pedir para que você poste suas regras. Assim podemos ajudar melhor.

  9. #9

    Padrão Resolvido

    Bem galera, problema resolvido, eu estava errando na hora de colocar o Out. interface não era minha placade rede onde stava conectando na ASDL mas sim a conexão PPPOE, o resto estava tudo certo e fica a dica para quem está passando por isso.
    Aos amigos que me ajudaram muuuuito obrigado e um forte abraço!!!!