Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP Router, Omni e dificuldades.

    Amigos estou precisando muito de ajuda...

    Estou em uma cidade de 6 km de área urbana, estou querendo usar a minha rede em minha casa, estou numa distância de 1200mts aproximadadmente

    Comprei um AP Router e uma antena omini hiperlink de 15dbi's, instalação ok, cabo colado no ap, suporte galvanizado de 6 metros em cima do nosso prédio com mais 6 mts, totalizando 15 da rua.

    Somente estando longe, ou mais ou menos 2 km consegue um bom sinal.

    Meu RSSI é uma uma loucura, não para... 19 (-78) e dai para pior, ja liguei nos suporte deles e nada... não sei o que fazer ...

    comprei recentemente uma nova antena de 9 dbi's devido o fechamento da outra ser maior, não mudou nada, não consigo sinal de qualidade perto...
    Última edição por eugeniots; 15-07-2008 às 14:44.

  2. #2

    Padrão

    Em relação a sinal baixo, voce precisa verificar pig tail, cabos e conexões, para ver se estão todos certos.
    E outra coisa, quantos clientes voce vai querer pendurar nesse ap ai?

  3. #3

    Padrão

    a antena omni está em cima de um predio? se estiver vc não vai conseguir nunca ter sinal de qualidade..
    em predio se deve coloca uma setorial por canto!
    tente tirar está omni do predio e colocar ela em um ponto mais estratejico...
    sinal da omni é linear.. não vai pra cima nem pra baixo diferente da setorial que vc pode regular,

    bom acho que é isso

    abraços

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Antena omni com problemas de cabo ou connector, gera mais ruído do que sinal.

  5. #5

    Padrão

    coloca uma de 5 DBI que seu problema ta resolvido amigo

  6. #6

    Padrão novas informações

    primeiramente eu agradeço a todos os amigos que de alguma forma estão tentando me ajudar, fiz algumas modificações, vejam:

    Troquei hoje a antena Omni de 15 dbi por uma de 9dbi, mudei a potência do AP para 450.

    A Antena esta em cima da minha loja que tem mais ou menos 5 metros de altura, presa em um cano galvanizado de 6 metros, o ap está colado na antena com um cabo de 25 cm.





    http://www.doutec.com.br/ap1.gif


    http://www.doutec.com.br/ap3.gif
    CANAL E SSID

    http://www.doutec.com.br/ap4.gif

    POTÊNCIA TX 400mW
    Última edição por eugeniots; 15-07-2008 às 14:46.

  7. #7

    Padrão

    Antes de comprar antena, dê uma olhada como essa antena irradia, ou seja, veja o lobulo de radiação da antena que você concerteza irá solucionar seu problema.

  8. #8

    Padrão

    Voce esta passando por um grande transtorno causado por suas proprias configurações.

    Antenas omnidirecionais tem lobulo de irradiacao grande, nao espere sinal bom se voce estiver muito perto dela.

    Outra coisa... pra que 450mW? pra poluir a rede wireless de todos? 100mW com a hiperlink de 15 seria suficiente pra voce alcancar 6km tranquilo.

    Coloque seu AP em B somente isso ajuda. em clientes muito perto da antena menos de 600metros voce nao vai ter grande coisa, voce tem que usar antenas de baixo ganho, os mais afastados use antenas de 24Dbi.

    Escolha um canal que nao interfira nos outros ou um menos suscetivel a interferencias (1, 6 ou 11). isole tudo com fita de autofusao e jamais deixe a agua entrar, se entrar, ja era cabos e conectores... da sinal baixo.

  9. #9

    Padrão

    Concordo com o pedro, primeiro de tudo baixar a potencia do AP, mudar para um canal menos poluido(8 talvez), e operar em modo B apenas.

    Olha em um predio que tenho uma RPT o sinal no terreo fica melhor com a antena original no AP de 2dbi doq a omini de 12dbi.

  10. #10

    Padrão

    Amigos qual o equipamento que vcs me indicariam num raio máximo de 5 km? Minha casa fica apenas 1,2 km de onde estou, queria trabalhar de casa usando a minha rede.

    Bem, agora só gostaria de entender algumas coisas...

    - A Omni não joga o sinal para baixo formando uma piramide? ou é apenas na vertical?
    - A potência não interfere no sinal? porque abaixa-la?
    - Quanto aos canais, em minha cidade vi que ninguém usa 12,13, 14, meu rádio tem astas opções, seria interessante?
    - A antena Zirok é muito inferior a Áquario? Muda muito ou é apena nome?

    Agradeço a todos que estão me ajudando, comuniquei a empresa que nos forneceu os equipamentos e vai nos trocar tudo para testes.
    Última edição por eugeniots; 15-07-2008 às 14:43.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniots Ver Post
    Amigos qual o equipamento que vcs me indicariam para atender no máximo do máximo 15 clientes, num raio máximo de 5 km, tendo o cliente mais próximo quase de frente, com 100 mts mais ou menos, estou em um ponto bom da cidade em altura.

    Bem, agora só gostaria de entender algumas coisas...

    - A Omni não joga o sinal para baixo formando uma piramide? ou é apenas na vertical?
    - A potência não interfere no sinal? porque abaixa-la?
    - Quanto aos canais, em minha cidade vi que ninguém usa 12,13, 14, meu rádio tem astas opções, seria interessante?
    - A antena Zirok é muito inferior a Áquario? Muda muito ou é apena nome?

    Agradeço a todos que estão me ajudando, comuniquei a empresa que nos forneceu os equipamentos e vai nos trocar tudo para testes.
    A omni joga o sinal pra todas as direções, mas se voce estiver muito perto dela o sinal fica saturado ai o circuito de RF dos aps ou placas fica como se estivesse sobrecarregado, se voce estiver num predio de 15mts e fica embaixo nao vai captar nada so se vc se afastar a uns 20 mts, ai fica bom.

    A potencia interfere no sinal sim, quanto mais potente for o AP, mais ruido ele produz, se vc tem 400mW e tem 60mW de ruido gerado pela alta potencia, vc mata o sinal.

    12,13 e 14 não sao permitidos no Brasil, o certo é entre o 1 e o 11. Muita gente usa pra fugir dos ruidos, mas muitos APs no mercado nao suportam essas frequencias.

    Ambas sao boas, as novas Aquario de grade sao boas.

    Voltando ao assunto potencia, nao se iluda com 400mW ou 600mW... cartoes orinoco de 32mW jogam sinal numa omni de 15Dbi a 6km e com qualidade... sabe porque? porque a 32mW o ruido é desprezivel. 10% de ruido mata 40% de sinal. Se voce tem uma boa antena e um bom AP vc consegue chegar onde ninguem chega.

    Tem um bom AP que se voce encontrar eu recomendo que compre pra atender 15 clientes... O Senao 2611, ele ja saiu de linha, mas tem um bom cartao de 200mW, gera pouco ruido e é muito estável.

  12. #12

    Padrão

    Amigo no canal 12,13,14 é dificil achar a placa que trabalha nesses canais.
    Agora sobre a potencia, quanto mais baixo, menos força o rádio.

  13. #13

    Padrão

    Olha só, agora sei pq estou tendo problemas na cidade de Junqueiropolis!!! Tenho provedor nessa cidade e pago SCM para operar.
    Aí vem um cidadão e coloca Omni de 15 com AP com 400mW. Poxa vida é pra ficar ferrado com isso né.
    Wireless é pra quem sabe, se o cara é marreteiro, ele só ferra com quem usa a frequência de maneira correta.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniots Ver Post
    Amigos qual o equipamento que vcs me indicariam para atender no máximo do máximo 15 clientes, num raio máximo de 5 km, tendo o cliente mais próximo quase de frente, com 100 mts mais ou menos, estou em um ponto bom da cidade em altura.

    Bem, agora só gostaria de entender algumas coisas...

    - A Omni não joga o sinal para baixo formando uma piramide? ou é apenas na vertical?
    - A potência não interfere no sinal? porque abaixa-la?
    - Quanto aos canais, em minha cidade vi que ninguém usa 12,13, 14, meu rádio tem astas opções, seria interessante?
    - A antena Zirok é muito inferior a Áquario? Muda muito ou é apena nome?

    Agradeço a todos que estão me ajudando, comuniquei a empresa que nos forneceu os equipamentos e vai nos trocar tudo para testes.
    Pra distribuir internet para 15 pessoas precisa-se de licença prévia da ANATEL. Isso cabe denúncia!
    Rotear ADSL é proibido, cabe Polícia Federal e ANATEL!
    Omni de 15 e de 9 dBi não homologadas, cabe ANATEL também.
    Aconselho a desativação dessa Omni, pois caso contrário, já estou com o 0800 da Anatel aqui na minha mesa.
    Esses dias não consegui trabalhar em Junqueiropolis, de tanta poluição e interferências e eu pagando SCM para operar!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela Ver Post
    Pra distribuir internet para 15 pessoas precisa-se de licença prévia da ANATEL. Isso cabe denúncia!
    Rotear ADSL é proibido, cabe Polícia Federal e ANATEL!
    Omni de 15 e de 9 dBi não homologadas, cabe ANATEL também.
    Aconselho a desativação dessa Omni, pois caso contrário, já estou com o 0800 da Anatel aqui na minha mesa.
    Esses dias não consegui trabalhar em Junqueiropolis, de tanta poluição e interferências e eu pagando SCM para operar!

    Amigo Flavio não tenho nenhuma finalidade comercial com a minha omni e o que for necessário para regulamenta-la vou fazer, quanto a homologação eu tenho si da minha antena.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eugeniots Ver Post
    Amigo Flavio não tenho nenhuma finalidade comercial com a minha omni e o que for necessário para regulamenta-la vou fazer, quanto a homologação eu tenho si da minha antena.
    Rotear links ADSL/Speedy ainda é crime, mesmo com antenas homologadas.
    Pra deixar sua rede legalizada, entre no site da Anatel e pesquise sobre SCM (licença para operação).
    E por favor, diminua as potências do seu rádio, porque esses dias estava muito dificil de se trabalhar ai em Junqueiropolis.
    Sobre a antena de 9 dBi, gostaria muito que fosse postado aqui o número da homologação para comunidade consultar. Não estou lembrando de Omni de 9 homologada.
    Grato.

  17. #17

    Padrão

    Caro Flávio já estou com protocolo da Anatel e duas empresas tomando conta da minha regularização, entrei em contato com a Anatel hoje pelo 0800 e fiz a abertura de mais um chamado, assim que receber a resposta além de posta-lo aqui deixarei-o disponível para sua consulta em minha residência ok.

    Quanto ao roteamento não se trata de internet este não é meu interesse, tenho net na minha casa e tb no meu trabalho, apenas quero usar a minha rede e nada mais, não trabalho com speey home, já fiz a compra de um link dedicado para este trabalho.
    Última edição por eugeniots; 15-07-2008 às 16:20.

  18. #18

    Padrão

    Eugenio... não se ofenda com o que vou escrever, é pra seu bem...

    Se existe provedor na sua cidade e este paga SCM com tudo regularizado, pra que voce ponha a sua antena pra funcionar, voce tem que PRIMEIRO ter sua SCM. e nao operar e depois ter. nesse caso ate quma queixa na delegacia apresentada por quem tem SCM server pra provar quem é o ilegal.

    A hologacao de funcionamento de sua antena nao depende se o fabricante colou o selo da Anatel no equipamento..

    Tenha em mente que atividade clandestina dá prejuizos serios a quem esta na legalidade e a tia Ana não perdoa... a multa é pesadissima, alem do mais nao sei se compensa pagar R$ 9000 de SCM pra pendurar 15 jogadores de counter strike.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Eugenio... não se ofenda com o que vou escrever, é pra seu bem...

    Se existe provedor na sua cidade e este paga SCM com tudo regularizado, pra que voce ponha a sua antena pra funcionar, voce tem que PRIMEIRO ter sua SCM. e nao operar e depois ter. nesse caso ate quma queixa na delegacia apresentada por quem tem SCM server pra provar quem é o ilegal.

    A hologacao de funcionamento de sua antena nao depende se o fabricante colou o selo da Anatel no equipamento..

    Tenha em mente que atividade clandestina dá prejuizos serios a quem esta na legalidade e a tia Ana não perdoa... a multa é pesadissima, alem do mais nao sei se compensa pagar R$ 9000 de SCM pra pendurar 15 jogadores de counter strike.
    Ele disse que a antena dele está em uma loja.
    Quero ver como ele se sentiria se chegasse outra empresa do mesmo ramo que a dele, não pagasse imposto e ainda atrapalhasse o bom funcionamento da empresa dele.

  20. #20

    Padrão

    Flávio vamos parar com tudo isso ok, não tenho interesse em ter um provedor de internet vc não entendeu, meu negócio não é este ok, do mais como lhe disse estou fazendo de tudo para não atrapalhar ninguém e fazer tudo dentro do mais correto possível, hoje recebi uma ligação na Anatal que me passou um outro telefone com DDD 61 vou entrar em contato e pedir a vistoria informada, o meu único interesse é trabalhar da minha casa e esporadicamente jogar com meus amigos, sem link de internet para ninguem! Mesmo porque nem eu e nem eles precisam disso, se ler todos os meus post vai ver que mantive sempre a educação e respeito em primeiro lugar, não quero e nem preciso entrar no seu ramo de negócio e mais uma vez obrigado a todos, fizemos um teste hoje de manha com uma antenas direcionais e funcionou perfeitamente, acho que vou deixar assim mesmo. Flavio, eu procuro por vc e conversamos pessoalmente ok.