+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida Painéis Hyperlink

    Boa noite.
    Eu mais uma vez com minhas duvidas cruéis :P
    Hoje eu tenho um AP Senao com uma antena Omini direcional distribuindo o sinal com uma faixa IP só. Uso um server mikrotik controlando mac + ip e controle de banda com simple qeue.
    Agora pretendo migrar para algomais profissional. Efetuei aquisição de 4 painéis hyperlink de 90º e 17 dbi, e montei um servidor na caixa hermetica preparada pra subir com 4 placas atheros de 600 mw, uma pra cada painel.
    A idéia e fazer o pc lá encima com mikrotik só controlar mac, enquanto o pc de baixo controlar banda, fazer o webproxy e cache full.

    Minhas dúvidas são:
    - Pelo que percebi a configuração seria Nome-da-empresa-N, Nome-da-empresa-S, etc (um pra cada sentido, N, S, L e O). Cada um dos painéis vai ter q ter um IP diferente? Ex.: Painel N: 192.168.0.1, painel S: 192.168.0.2, etc.? Os canais também tem que ser diferentes de um painel para o outro?
    - Terei que refazer a configuração em todos os computadores dos clientes pelo que percebi também?
    - Tenho pretensão de migrar para hotspot. Alguém saberia se realmente vale a pena? Quais os prós e contras do Hotspot e do controle de banda simples + mac?

    Agradecido pela atenção.


  2. #2

    Padrão

    Amigo aqui eu uso dessa forma, so que o meu pc encima da torre controla tudo e em baixo tenho proxy em paralelo, aqui eu coloquei as 4 placas em bridge e 1 unico ip nessa bridge, soa acho q se vc liberar toda essa potencia vai atrapalhar e não ajudar, tenho aqui 4 D-Link AG-530 em default, aqui eu usei no SSID Nome Da Empresa1-2-3-4, e em canais diferentes, os paineis q estão de costas um pro outro eu usei o mesmo canal, mais tem relatos aqui mesmo, q se pode usar o mesmo SSID nas 4 interfaces mais em canais diferentes

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Amigo aqui eu uso dessa forma, so que o meu pc encima da torre controla tudo e em baixo tenho proxy em paralelo, aqui eu coloquei as 4 placas em bridge e 1 unico ip nessa bridge, soa acho q se vc liberar toda essa potencia vai atrapalhar e não ajudar, tenho aqui 4 D-Link AG-530 em default, aqui eu usei no SSID Nome Da Empresa1-2-3-4, e em canais diferentes, os paineis q estão de costas um pro outro eu usei o mesmo canal, mais tem relatos aqui mesmo, q se pode usar o mesmo SSID nas 4 interfaces mais em canais diferentes
    Gostei da sugestão da bridge. me sanaria o problema de reconfigurar o ip dos clientes.
    As perguntas podem parecer idiotas, mas eh q eu realmente tenho duvidas, desculpem :P
    Estava pensando em colocar o pen drive lah encima e fazer o proxy num segundo MKT aqui embaixo, que eh o servidor que eu uso atualmente. Aih a maquina que subiria seria somente pra controlar os painéis e os mac pro povo nao ficar conectando mesmo nao tendo acesso.
    As placas que eu estou usando são as mesmas que as suas, elas funcionam bem? Essa configuração em bridge eh complicada de fazer nas placas? Agradecido.

    Grande Abraço

    Sócrates Rafael

  4. #4

    Padrão

    Bem, acabei de fazer a configuração o servidor.
    Configurei em bridge e resolvi fazer tudo lah encima mesmo. O Pc com HD, mikrotik controlando tudo, MAC, Banda, fazer webproxy e cachefull.
    To trabalhando com as antenas configuradas em bridge, é bem simples a configuração.

    Só me resta uma duvida. Como eu configuro para os clientes que nao tiverem o ARP cadastrado no meu servidor, nao conectem nele, como se fosse um filtro de mac dos APs convencionais?

    Obrigado!

  5. #5

    Padrão

    é so vc desmarca a opção default authenticatem nas interfaces, desmarque tbm a default forward e em ARP coloque reply-only, não esqueça de colocar reply-only na Bridge criada tbm, e depois é so cadastrar em Access List os macs que poderão se conectar.

  6. #6
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Só uma dica: Com adaptadores PCI esses cartões não chegam a 600mw, no máximo 200.

    Obs: 600mw somente com Routerboard.


    Citação Postado originalmente por horusosbourne Ver Post
    Boa noite.
    Eu mais uma vez com minhas duvidas cruéis :P
    Hoje eu tenho um AP Senao com uma antena Omini direcional distribuindo o sinal com uma faixa IP só. Uso um server mikrotik controlando mac + ip e controle de banda com simple qeue.
    Agora pretendo migrar para algomais profissional. Efetuei aquisição de 4 painéis hyperlink de 90º e 17 dbi, e montei um servidor na caixa hermetica preparada pra subir com 4 placas atheros de 600 mw, uma pra cada painel.
    A idéia e fazer o pc lá encima com mikrotik só controlar mac, enquanto o pc de baixo controlar banda, fazer o webproxy e cache full.

    Minhas dúvidas são:
    - Pelo que percebi a configuração seria Nome-da-empresa-N, Nome-da-empresa-S, etc (um pra cada sentido, N, S, L e O). Cada um dos painéis vai ter q ter um IP diferente? Ex.: Painel N: 192.168.0.1, painel S: 192.168.0.2, etc.? Os canais também tem que ser diferentes de um painel para o outro?
    - Terei que refazer a configuração em todos os computadores dos clientes pelo que percebi também?
    - Tenho pretensão de migrar para hotspot. Alguém saberia se realmente vale a pena? Quais os prós e contras do Hotspot e do controle de banda simples + mac?

    Agradecido pela atenção.