+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com compartilhamento de banco de dados mysql

    Pessoal, estou tentando compartilhar o banco de dados mysql que está em um servidor NFS para o meu servidor WEB. (Servidor NFS: 192.168.20.2 - Servidor WEB: 192.168.20.4).

    Ocompartilhamento com o NFS ocorreu sem problemas. Eu consigo visualizar as tabelas compartilhadas no Servidor WEB. Porém, o mysql não conecta no banco de jeito algum.

    Ele me retorna o seguinte erro quando tento iniciar o mysql:
    Timeout error occurred trying to start MySQL Daemon.
    Iniciando MySQL: [FALHOU]

    Se eu tento conectar ao mysql, o erro é o seguinte:
    # mysql -u root -p
    Enter password:
    ERROR 2002 (HY000): Can't connect to local MySQL server through socket '/var/lib/mysql/mysql.sock' (2)

    Já ao iniciar o Daemon, ocorre o seguinte:
    # mysqld_safe
    Starting mysqld daemon with databases from /var/lib/mysql
    STOPPING server from pid file /var/run/mysqld/mysqld.pid
    080711 09:13:55 mysqld ended

    Os usuários e as senhas são rigorosamente os mesmos nos dois servidores. Fiquei sem alternativas já.

    O que pode estar faltando fazer ou alterar?

    Obs.: Só pra constar: Se eu desfaço o compartilhamento, e restauro os bancos no próprio Servidor WEB, o mysql funciona normalmente. O problema está em ele (mysql) acessar o banco do Servidor NFS.

    Desde já agradeço a ajuda de todos do Fórum.

  2. #2

    Padrão

    Posta, por favor, o conteúdo do arquivo .err que fica no diretório das bases de dados, só pra eu confirmar uma suspeita.

  3. #3

    Padrão

    Cara, não encontrei esse arquivo, não. As bases de dados estão em /var/lib/mysql, mas não tem esse arquivo.
    Ele poderia estar em outro lugar?

  4. #4

    Padrão

    Deixa eu ver se entendi direito... você tem um MySQL rodando em cada máquina e está querendo usar a mesma base de dados compartilhada via NFS?

  5. #5

    Padrão

    Sim, eu tenho um MySQL rodando em cada máquina e quero que a base de dados fique no servidor NFS e seja compartilhada para meu servidor WEB (futuramente serão dois Servidores WEB, daí a necessidade de compartilhar a base de dados).
    Porém não consigo conectar a esse banco de dados do servidor NFS através de meu servidor WEB, apesar de ver o compartilhamento perfeitamente.
    Serviu pra esclarecer? Se tiver alguma sugestão, sou todo ouvidos!!!!!

  6. #6

    Padrão

    Galahad, amigão, não esquenta!!!

    Acabei descobrindo o erro. E era super primário!!! O MySQL do servidor nfs não estava com todas as bases de dados copiadas.

    Problema resolvido agora.

    Mesmo assim, muito obrigado pela atenção!!!!

  7. #7

    Padrão

    Você pode usar o mesmo banco por mais de um servidor web sem problemas. O NFS não é aconselhável. Se você precisar fazer backup ou quiser ter contingência, pode usar o sistema de replicação de bases do próprio MySQL.

    Allowing multiple MySQL servers to access a common data directory over NFS is a bad idea!

    • The primary problem is that NFS will become the speed bottleneck. It is not meant for such use.
    • Another risk with NFS is that you will have to come up with a way to make sure that two or more servers do not interfere with each other. Usually NFS file locking is handled by the lockd daemon, but at the moment there is no platform that will perform locking 100% reliably in every situation.

    Make it easy for yourself: Forget about sharing a data directory among servers over NFS. A better solution is to have one computer that contains several CPUs and use an operating system that handles threads efficiently.