+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + Voip + 2.4

    Galera estou para Oferecer a Meus Clientes Serviço de Voip
    mais Trocando uma Ideia com um amigo de Sampa ele me disse
    que Voip em 2.4 é um lixo, disse que o Ping do Voip tem que ser
    muito baixo, não pode ser maior que 50 ms até a torre.
    alguem aki trabalha oferecendo voip para os Clientes em 2.4
    para dar a Opnião sobre isso ?
    tem como dar prioridade no mikrotik para voip ?
    tenho um link de 10 megas Full e queria deixar 1 Mega Full para Voip.
    Obrigado a Todos

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Galera estou para Oferecer a Meus Clientes Serviço de Voip
    mais Trocando uma Ideia com um amigo de Sampa ele me disse
    que Voip em 2.4 é um lixo, disse que o Ping do Voip tem que ser
    muito baixo, não pode ser maior que 50 ms até a torre.
    alguem aki trabalha oferecendo voip para os Clientes em 2.4
    para dar a Opnião sobre isso ?
    tem como dar prioridade no mikrotik para voip ?
    tenho um link de 10 megas Full e queria deixar 1 Mega Full para Voip.
    Obrigado a Todos
    como seu amigo falou, voip em 2.4 é um lixo, se quiser distribuir voip para seus clintes use 5.8

  3. #3

    Padrão

    Se o link tiver uma boa estabiliidade, e QOS implementado nada que impessa o VOIP de trafegar.
    Ja implementei VOIP em rede wireless 2.4 com mikrotik sem problemas, o unico diferencial foi o protocolo que ao inves de SIP foi o H323 com hardware AVAYA.
    É claro tudo com muito estudo da rede.

  4. #4

    Padrão

    Em 5.8 seria melhor pois não sofreria tanto com a interferência, mas é como o nosso amigo acima falou pode sim funcionar no 2.4 mas depende de sua estrutura.

  5. #5
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Ja coloquei com o protocolo sip, porem tive problemas até conseguir um ping estável, mas depois de resolver esses problemas funcionou normal, e esta funcionando, não entendo muito de voip, ja peguei um servidor pronto e só mando o link para as casas dos clientes, e outra so consegui atender bem os clientes proximos da torre, e so funcionou bem com ACK abaixo de 70.

    Abraços,

    Renato Costa.

  6. #6

    Padrão

    os protocolos voip (sip/h323) usam UDP como transporte, e como udp nao possui orientação a conexão/controle .. a rede nao pode ter retransmissões e precisa ter um jitter mais baixo possivel...

    em 2.4 é possivel trafegar voip, porém a rede nao pode ter muitos usuarios no mesmo ap (isso requer muita retransmissão)...

    como 5.8 tem uma latencia muito inferior ao 2.4 ... é o melhor para uso neste caso !

  7. #7

    Padrão

    Resumindo pelo que entendi tenho que ver com minha operadora qual protocolo trabalho, e tambem ter certeza que minha rede esta 100% de ping é isso ? pings baixos e sem percas né ?

  8. #8

    Padrão

    O protocolo na maioria é utilizado SIP com codec g711a, consome uns 90k de banda quando esta em uzo.
    Para trafegar voz é preciso ter um baixo ping < 80ms, baixo jitter < 20ms e pouca ou nenhuma perda de pacotes, para uma boa qualidade no maximo 2% de perda.
    O problema é ter isso em um POP com varios clientes conectados e com banda no limite.

    Valew

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por adelsonbbg Ver Post
    Resumindo pelo que entendi tenho que ver com minha operadora qual protocolo trabalho, e tambem ter certeza que minha rede esta 100% de ping é isso ? pings baixos e sem percas né ?
    ver qual o protocolo? não há necessidade! O que o alexandre quis dizer é que todos eles usam udp para tráfego e que esse protocolo não é como o tcp ip que fica diagnosticando a perda de pacotes e repetindo se necessário, ou seja se a comunicação não for quase que perfeita, é praticamente impraticável.

    Quando vc diz cientes agente imagina que seja uma quantidade que trabalhe dentro dos limites de um access point (em torno de 32 por cartão), e nesse caso, em 2,4 seria totalmente inviável, a menos que vc tenha em torno de 5 clientes em cada cartão.

    Distribuir voip eh assumir a responsabilidade da qualidade de conexão com os clientes, pense nisso, afinal não adianta montar um serviço que vai te dar dor de cabeça e aborrecimento para o cliente.

    Pode ver que o pessoal é unanime em afirmar que 5.8 é solução para o seu caso.