+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Projeto Provedor

    ola amigos tudo bom , estou querendo abrir um provedor so que estou novo no mk e nao sei quase nada ainda mais ja quero monta a estrutura do servido pois ja tem gente resolveno a licença.



    pelo o que eu ja pesquisei estou pensando em fazer a estrutura da seguinte forma.



    Link dedicado-->proxy linux-->mk-->switch--> cabo de rede subindo para um mk como Ap--> 2 antenas setorial de 180°

    (RB 333 Com 2 cartões uma para cada antena para fazer do mk um ap)



    Bom é assim que pretendo fazer pela minha forma de pensa com essa config eu consigo por 200 pessoas nesta torre me corrigem se eu estiver errado.



    agora me diz o que vcs acham e deem opiniões ok --- o problema e configura ^^

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Projeto

    Eu faria assim:
    Link dedicado-->mk2.9.50(router principal + proxy)--> cabo de rede subindo para um mk3.11 como Ap--> 2 antenas setorial de 180° ou dependendo 4 antenas setoriais de 90º.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Realmente setorial de 180 só em casos extremos.
    O ideal mesmo seria 4X90, na minha opiiniao ainda é aceitavel 3 120 graus.
    Cuidado com a potencia para vc nao se matar nos ruidos.

  5. #5

    Padrão

    poxa mais pq e melhor coloca 4 de 90 do que 2 de 180 ?

    e quantas pessoas eu consigo coloca pendurada no link dedicado com o mk sendo ap ?

    vlww

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por migex Ver Post
    poxa mais pq e melhor coloca 4 de 90 do que 2 de 180 ?

    e quantas pessoas eu consigo coloca pendurada no link dedicado com o mk sendo ap ?

    vlww
    Amigo a protocolo 802.11b foi criado para 32 clientes conectarem em cada ap em modo infraestrutra, no entanto é possível conectar simultaneamente mais que isso.

    se pretende montar um provedor agora, tudo caminha para a utlização de rede 5.8 ou seja protcolo 802.11a, que foi criado para conectar 64 clientes em cada ap simultaneamente, possui modulação diferente e menor latência.

  7. #7

    Padrão

    Eu montaria um servidor Linux Mandriva ou Centos fazendo cache e controle de velocidade HTB para você não ter dor de cabeça com os P2P, o controle de velocidade é muito importante para uma perfeita divisão do Link, e usaria MK apenas para transmitir, nesse ponto eu montaria celulas de baixa potencia interligadas por 5.8 Ghz, se puder, como foi dito você pode montar o POP em 5,8 Ghz, mais o custo do kit cliente vai subir consideravelmente.

  8. #8

    Padrão

    Migex, tenho uma estrutura aqui o RJ tambem, com 200 clientes, da seguinte forma:

    Link Dedicado>>PC AP MK>>APs>>[Omni] e [Direcional]

    Ta funcionando muito bem obrigado, mas pelo que venho pesquisando, estou trocando a omni até o final do mês por 3 paineis setoriais de 90º pelo meu ver a principal vantagem é a diminuição de interferencia, ja que vou usar diferentes canais e elas não vão pegar ruido de todos os lados como é o caso da omni. Isso vai tambem de como será sua clientela, se for condominio como é o meu caso o ponto-a-ponto seria o ideal.
    Quanto ao cache é interessante a possibilidade de se fazer em outro servidor, mas como experiencia propria sugiro vc se preocupar com isso mas no futuro (depois que vc tiver uns 20 ou 30 clientes simultaneos), por enquanto faz no MK mesmo e usa esse cash pra investir nas antenas.

    Qualquer coisa tamos as ordens!!!

    Brito

  9. #9

    Padrão

    Hum vcs deram suas opniões vlw mesmo , bom esse eu vou abri com 2.4 mais depois pretendo abri em outra cidade no futuro ae eu ja abro com 5.8 , da forma que eu descrevi a estrutura da pra chegar longe ? minha preocupação e a quantidade de clientes que eu vou poder coloca com essa entrutura , pois quero coloca no minimo 200 nessa torre ae depois eu abro uma repetidora pois a meta e coloca 500 nesse bairro.

    agora me respondam pq que é melhor coloca 4 setorial de 90 do que 2 de 180 fiquei curioso?
    o como ficaria a configuração de a RB vai ter so 2 cartões ?

    AGORA O JHONNE ME ADICIONO NO MSN MAIS NUNCA VI ELE ONLINE ^^ SE PUDER ENTRA JHONNE PRA MIM FALAR COM VC MELHOR

    abç

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por migex Ver Post
    poxa mais pq e melhor coloca 4 de 90 do que 2 de 180 ?

    E quantas pessoas eu consigo coloca pendurada no link dedicado com o mk sendo ap ?

    Vlww
    pela experiencia que eu tenho, pra cada 1 mega dedicado, vc pode atender a 200 clientes, dependendo do trafego deles, ai vc tem que colocar antenas de 90º, e 4 radios, pois cada radio atende em media 40 a 60 clientes simultaneos, com 4 eles trabalham livres

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por migex Ver Post
    agora me respondam pq que é melhor coloca 4 setorial de 90 do que 2 de 180 fiquei curioso?
    o como ficaria a configuração de a RB vai ter so 2 cartões ?
    A diferença é o numero de clientes que vc podera atender, com 2 setorias só sera possivel 2 radios, com max de 40 clientes por radio vc só podera atender 80, agora com 4 setoriais e 4 radios vc pode atender 160 clientes,,,
    esses numeros sao relativos e só para exemplo, na pratica tem quem consiga mais e quem recomende menos.
    Boa sorte.

  12. #12

    Padrão

    A sim intendi então a melhor coisa a se fazer e coloca 4 setorias de 90° e 4 aps uma para cada antena certo?

    e a configuração fica assim ... link dedicado > mk > switch > do switch sai 4 cabos de rede uma para cada AP > a configuração do Ap fica como bridge certo ? e os aps tenq ta em canais difenrentes ne ?

    e a configuração do mk como ficaria , e como eu configuro o quit cliente para pega o sinal da entena que eu quero ?
    pq nao vai ser em todos os clientes que eu vou por um ap, mais e os que vao ter o ap como ficaria a config do ap cliente.

    abç,

    vlw
    Última edição por migex; 17-07-2008 às 17:39.

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Se é pra começar agora, dá uma olhada no Nanostation 5!
    É um client 5.8GHz outdoor com custo bem razoavel...
    Eu não começaria um provedor de internet hoje em dia em 2.4, tu vais investir hoje, para ter de re-investir em breve!
    Em 5.8GHz, tu vais estar preparado para poder oferecer outros serviços futuramente (VoIP, WebTV, RádioVirtual, etc..)
    Com a chegada do NanoStation tenho vários clientes migrando suas "ERB´s" para 5.8GHz. As antenas setoriais são um pouco mais caras, mas os mini-pci´s são mais ou menos o mesmo preço!
    Abraços!