+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão RB600 c/ 3 cartões em Bridge Pura + RB1000 pra Rotear

    Pessoal, alguém já teve experiência em usar uma rb600 com 3 cards para distribuição cliente 2,4 toda em modo bridge, sem firewall, conntrack, bridge pura mesmo, e ligar atrás da mesma RB1000 pra executar serviços de firewall, PPPOe, Controle de Banda, etc....

    Quantos túneis de pppoe eu conseguiria com uma rb1000 sem comprometer seu processamento.

  2. #2

    Padrão

    Cara também queria montar um bridge pura com a RB 600 só que com 4 cartões.
    Ainda não consegui. Mas assim que eu consigo te aviso!!!!

  3. #3

    Padrão

    Vai depender muito da quantidade de clientes que vc vai pindura em cada Cartão e pacotes de velocidades.




  4. #4

    Padrão

    Existe alguma vantagem em se comprar uma RB1000 ????

    Monta um PC com bastante memoria e um bom processamento, acrescentando um HD é possivel fazer cache tmb.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por skymanrj Ver Post
    Existe alguma vantagem em se comprar uma RB1000 ????

    Monta um PC com bastante memoria e um bom processamento, acrescentando um HD é possivel fazer cache tmb.
    O custo benefício de PC com alto desempenho em relação a uma RB1000 eu sei que é consideravelmente menor, porém uma mother de pc, possui diversos recursos desnecessários ao funcionamento do mikrotik (gerenciamento APM de energia, som, usb, serial port, pararel port e outras coisitas más) que só atrapalham o funcionamento de um MK gerando instabilidade e os fomosos reboots e travamentos.

    Agora a RB1000 é 100% compatível com mikrotik, aliás foi desenvolvida pra mikrotik, consequentemente muito mais estável e confiável que um PC.

    Porém minha demanda seria, usar 3 RB600 com 1 cartão(R52H) cada uma, em média de 38 usuários simultâneos em cada, apenas como bridge pura, e atrás uma RB1000 dessas segurando pelo menos 160 tunnels pppoe, com planos de velocidades de: 70% 150kbps, 20% 200kbps, 8% 300kbps e 2% 600kbps.

    Teria processamento e memória pra isso!

  6. #6

    Padrão

    Nesse ponto do hardware dedicado eu concordo plenamente com voçe.
    Ja que esta montando uma estrutura de primeira nada que te impessa de colocar um cache/proxy paralelo com o MK.
    E a RB600 vai trabalhar folgadinha com esse numero de clientes, se todo provedor pensasse em oferecer metade dessa estrutura para seus clients a internet a radio nao teria o filme tao queimado como tem.

    Parabens pela iniciativa.

  7. #7

    Padrão

    E verdade muitos clientes veem as Internet via Radio de uma maneira negativa.

    Achando que é muito lenta e que cai direto a conexão.

    Agora qdo há um Investimento por parte do fornecedor, a impresão muda totalmente.

  8. #8

    Padrão

    Ao invés da RB 600 eu usaria a RB 433AH ou até mesmo a RB433.

    Notei um melhor rendimento da linha 400 do que na 600, acredito ser pelo processador Atheros. Sendo que a RB433AH é a de maior processamento e memória das RouterBoard com mini-pci.

  9. #9

    Padrão

    Além disso, eu pensaria na hipotese de abir esse POP em 5.8GHz.

    Dá uma olhada nos baixos custos que estão os NanoStation 5!

    Abs