+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a Ponto, qual é o melhor modo de configuração?

    Olá a todos!

    Estou com a seguinte situação:

    Estou com 2 PTP para fazer, a distancia é pequena cerca de 1km e os 3 pontos se enchergam, pra isso comprei os seguintes equipamentos:

    3 Mikrotik montado com caixa hermética, 2 estão com 1 cartão ubiquite, e 1 com 2 cartão ubiquite, que fará o enlace entre o Ponto A e C:

    Ponto 1> entra o link de enternet e passa para o Ponto 2, que pega o Link pela Wlan1 e Repassa para o Ponto 3 pela Wlan 2.

    Primeiro eu tentei Configurar da Seguinte Forma:

    Ponto 1, Configurei o link de internet PPPoe ether1, Configurei a Wlan1 no modo Bridge, ativei o Wds, criei uma bridge e adicionei todas as interfaces incluindo ether 1 e a Wds.
    Criei uma Wds e adicionei o Mac da Wlan 1 do Ponto2.

    Ponto 2, Configurei a Wlan1 como Station wds, ativei o Wds, criei uma Bridge e adicionei todas as interfaces, criei um Wds na Wlan 1 e adicionei o Mac da Wlan1 do Ponto 1. "Os dois Pontos não se enchergaram".
    Configurei a Wlan2 como station, ativei o wds, criei outra Wds só que na Wlan2 e adicionei o Mac da Wlan1 do Ponto 3.

    Ponto 3, Configurei a Wlan1 como Bridge, pois vai sair o sinal pela Lan, para outro servidor que já existe no local, ativei o wds da wlan 1, criei uma WDS e adicionei o MAC da Wlan 2 do ponto 2, criei uma bridge com todas as interfacer.

    "E ninguem se enchergou".

    Depois disso passei os 3 Mikrotik para o modo Bridge e todos estão se enchergando e pingando muito bem, hehe

    Pois bem, no meu caso, que preciso pegar o link em um local (ponto1), nesse mesmo ponto vou precisar deixar um ponto para a pessoa que mora lá, Enviar o link de internet para o Ponto 2 que repassará para o Ponto 3, que repassará para um outro servidor que já está fazendo nat com outro link que já tem no local, essa configuração final que eu fiz irá funcionar?

    Enchergar eles se enchergam, agora minha duvida é se vai distribuir o sinal como eu preciso acima, os pontos aonde eu vou colocar os Mikrotik o acesso é meio dificil, por isso que eu queria a opnião de vcs do forum que já tem mais experiencia em enlaces, para me falarem se o negócio vai funfar!

    Obrigado a todos, e desculpe a esse texto gigante, mais é melhor explicar tudo no começo do que depois ir abrindo varios post só para explicar o que realmente deseja.

    Até!!

  2. #2
    deniss
    Visitante

    Padrão

    boa noite amigo vc vai usar o segundo mk só pra passar a net pra o terceiro? espliq melhor pra ver se eu posso te ajudar qual quer coisa me add no msn [email protected]

  3. #3

    Padrão

    Boa noite,

    Isso mesmo, o ponto 2 fará papel de "ponte", entre o ponto a e o ponto c, pois o ponto a não consegue enchergar o ponto c, por isso que eu adicionei o ponto b, para fazer esse papel.


    OBRIGADO

  4. #4
    deniss
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Boa noite,

    Isso mesmo, o ponto 2 fará papel de "ponte", entre o ponto a e o ponto c, pois o ponto a não consegue enchergar o ponto c, por isso que eu adicionei o ponto b, para fazer esse papel.


    OBRIGADO
    pronto axo q vc fez assim ex: mk (A) ip address 192.168.10.1 interface bridge ,mk(B) 192.168.10.2 interface bridge mk (C) ip address 192.168.10.3 interface bridge agora no mk (A) em queues cadrastre a velocidade junto do ip do mesmo veja ai se deu certo

  5. #5
    deniss
    Visitante

    Padrão

    e nos tres mk vc add as portas da bride a interface e o wds e ativa o wds na interface
    qualquer coisa estamos ai

  6. #6

    Padrão

    Obrigado amigo, hoje eu vou começar a montar a extrutura, e volto aqui para postar o resultado!


    Muito Obrigado pela ajuda!

  7. #7

    Padrão

    Olá Amigos,

    Finalmente terminei de instalar os 3 pontos, porem, o "ponto A" com o "ponto B" o link fechou em -90dbm e fica caindo o tempo todo, a distancia entre os dois pontos é de 380 metros, o "ponto b" está a 658 metros de altura e o "ponto A", 615 mts "segundo o GPS" , porem os pontos não se enchergam, porque tem um sobrado bem no meio do caminho.

    Mais tem um pequeno detalhe que tá me deixando louco!

    O "ponto A" encherga o "ponto C" com sinal -83, mais o "Ponto C", está com a antena de lado fechando enlace com o "ponto B", fora que seria relativamente impossivel o ponto estar enchergando o ponto C, porque aonde está instalado o ponto C existe uma industria com mais de 150 teares ligados, que deve estar gerando um interferencia lascada.

    Mais eu não consigo entender o porque o "Ponto A" não está conseguindo um nivel de Sinal bom com o "Ponto B", que está com a antena mirada pra ele.


    Quem poder me ajudar eu agradeço!