+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 1 servidor Hotspot pra cada rede /30?

    Amigos, li e li e li no forum, mais não sou tão pro ainda pra captar com facilidade o mundo mikrotik, e to recorrendo a perguntar pois estou com sono, (+ de 3 horas lendo e nao aguento mais de sono) tenho um servidor e vou mudar para mikrotik, minha rede toda é uma sub rede para cada usuario ex. 10.15.1.2, 10.15.2.2, 10.15.3.2, e assim vai, ja consegui usar o dhcp, o lease, o arp para evitar o acesso quem nao ta lah, e agora quero partir para o hotspot (esse serv ainda em teste, nao esta em operaçao) ai no hotspot eu vou lah em setup e pede um ip, bom ali tenho que fazer um para cada rede minha (1 por ip) li que nao importa o ip do hotspot, se eu colocar ali 10.15.1.2 eu consigo logar ate mesmo com o outro ip 10.15.3.2,, qual é o correto? um help amigos!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Amigos, li e li e li no forum, mais não sou tão pro ainda pra captar com facilidade o mundo mikrotik, e to recorrendo a perguntar pois estou com sono, (+ de 3 horas lendo e nao aguento mais de sono) tenho um servidor e vou mudar para mikrotik, minha rede toda é uma sub rede para cada usuario ex. 10.15.1.2, 10.15.2.2, 10.15.3.2, e assim vai, ja consegui usar o dhcp, o lease, o arp para evitar o acesso quem nao ta lah, e agora quero partir para o hotspot (esse serv ainda em teste, nao esta em operaçao) ai no hotspot eu vou lah em setup e pede um ip, bom ali tenho que fazer um para cada rede minha (1 por ip) li que nao importa o ip do hotspot, se eu colocar ali 10.15.1.2 eu consigo logar ate mesmo com o outro ip 10.15.3.2,, qual é o correto? um help amigos!!!

    Amigo,


    o hotspot usa uma espécie de nat-one-one que converte qualquer endereço ip que vc coloque no cliente, para a rede do hotspot, no entanto essa conversão só acontece a nível de servidor, o que significa que se com essa mascara o objetivo for isolação de comunicação entre os clientes, esse objetivo continuará sendo cumprido, sem problemas para a navegação.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Amigo,


    o hotspot usa uma espécie de nat-one-one que converte qualquer endereço ip que vc coloque no cliente, para a rede do hotspot, no entanto essa conversão só acontece a nível de servidor, o que significa que se com essa mascara o objetivo for isolação de comunicação entre os clientes, esse objetivo continuará sendo cumprido, sem problemas para a navegação.
    Bom, vamos ver se absorvi, entao vou criar 1 servidor no hotspot, crio um ip somente para hotspot (192.168.1.1) para o hotspot usar até ip de 192.168.1.2 até 192.168.1.254 . seria isso?? ou posso criar ele com um dos endereços meus como 10.1.1.2/30?


  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    Amigos, li e li e li no forum, mais não sou tão pro ainda pra captar com facilidade o mundo mikrotik, e to recorrendo a perguntar pois estou com sono, (+ de 3 horas lendo e nao aguento mais de sono) tenho um servidor e vou mudar para mikrotik, minha rede toda é uma sub rede para cada usuario ex. 10.15.1.2, 10.15.2.2, 10.15.3.2, e assim vai, ja consegui usar o dhcp, o lease, o arp para evitar o acesso quem nao ta lah, e agora quero partir para o hotspot (esse serv ainda em teste, nao esta em operaçao) ai no hotspot eu vou lah em setup e pede um ip, bom ali tenho que fazer um para cada rede minha (1 por ip) li que nao importa o ip do hotspot, se eu colocar ali 10.15.1.2 eu consigo logar ate mesmo com o outro ip 10.15.3.2,, qual é o correto? um help amigos!!!
    Olá amigo,
    Veja se desta forma irá ajudar:
    ■ crie as redes para a interface de rede local;
    ■ crie um dhcp que tenha seus endereços em uma pool;
    ■ crie a pool e na mesma pool add as rede, na mesma pool, ou pode fazer um rodizio informando a next pool;
    ■ Quando for informar o endereço ip para os profiles dos user, informe o pool criado;
    ■ No dhcp-lease, você cadastra o ip e mac dos clientes.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Olá amigo,
    Veja se desta forma irá ajudar:
    ■ crie as redes para a interface de rede local;
    ■ crie um dhcp que tenha seus endereços em uma pool;
    ■ crie a pool e na mesma pool add as rede, na mesma pool, ou pode fazer um rodizio informando a next pool;
    ■ Quando for informar o endereço ip para os profiles dos user, informe o pool criado;
    ■ No dhcp-lease, você cadastra o ip e mac dos clientes.

    e sabe qual é essa mensagem que aparece na tela do hotspot quando tento logar mais de 1 usuario??

    current license allows only 1 sessions mikrotik

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    e sabe qual é essa mensagem que aparece na tela do hotspot quando tento logar mais de 1 usuario??

    current license allows only 1 sessions mikrotik
    Isto é em relação ao nível da licença do mikrotik. Coloque uma licença de acordo com o numero de usuário, tipo a numero 4, a 6 é para ilimitados, recomendado no teu caso. Se houver alguma dúvida em relação a isto, faça uma busca no site da mikrotik MikroTik Routers and Wireless

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    e sabe qual é essa mensagem que aparece na tela do hotspot quando tento logar mais de 1 usuario??

    current license allows only 1 sessions mikrotik
    Desculpas por intrometer, mas essa função eu uso para não possibilitar que o cliente se conecte com mais de uma maquina no meu servidor.
    fica em:
    ip>hotspot>user>profile>shared users


    eu acostumei deichar para todos um só, assim se o cliente não quizer rotear meu sinal, ele que me pague mais uma autenticação..................

    Ok

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Desculpas por intrometer, mas essa função eu uso para não possibilitar que o cliente se conecte com mais de uma maquina no meu servidor.
    fica em:
    ip>hotspot>user>profile>shared users


    eu acostumei deichar para todos um só, assim se o cliente não quizer rotear meu sinal, ele que me pague mais uma autenticação..................

    Ok
    vc esta equivocado, a mensagem que dá quando se limita em shared users é "no more session alowed fo this user"
    Última edição por JHONNE; 22-07-2008 às 21:34.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    vc esta equivocado, a mensagem que dá quando se limita em shared users é no "more session alowed fo this user"
    é verdade, eu estava errado.