+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão Tamanho Maximo do Cache no MK

    Ola amigos
    estou fazendo um servidor MK para colocar só como cache do meu servidor MK, gostaria de saber se é possivel eu usar a capacidade total do meu HD? Estou colocando um de 160GB! isso seria mto util para minha rede pois o trafego externo esta mto alto!!
    agradeço desde já a ajuda!!
    abraços

  2. #2
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    eu estava fazendo cache no mk em q faco controle dos clientes
    mas confirmei nos graficos e o tamanho do cache nao passava 47.5GB
    nao sei como fazer ele utilizar a capacidade maxima de armazenamento do HD
    =/

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    eu estava fazendo cache no mk em q faco controle dos clientes
    mas confirmei nos graficos e o tamanho do cache nao passava 47.5GB
    nao sei como fazer ele utilizar a capacidade maxima de armazenamento do HD
    =/
    Amigo, sai dessa roubada!!!!
    Mikrotik num funfa proxy, tu vai gastar em vão.
    Coloca ai um proxy linux em paralelo, que tu vai ver a diferença. Quem usa web-proxy ta com navegação bixada.

  4. #4
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    é pensando bem vou fazer no squid mesmo o pessoal fala mto bem dele... afinal é o servidor cache mais usado no mundo oO
    hehehe
    agora vamos aos testes
    vlw mano

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    é pensando bem vou fazer no squid mesmo o pessoal fala mto bem dele... afinal é o servidor cache mais usado no mundo oO
    hehehe
    agora vamos aos testes
    vlw mano
    Pode ir sem medo de errar.
    Qualquer duvida posta aí.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    ...Quem usa web-proxy ta com navegação bixada.
    Uso webproxy nos clientes e não tenho problema nenhum com a navegação, mas quanto ao proxy paralelo, sim, ele é realmente muito bom.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Uso webproxy nos clientes e não tenho problema nenhum com a navegação, mas quanto ao proxy paralelo, sim, ele é realmente muito bom.

    Também não condeno webproxy, afinal ele também é squid nas versoes 2.xx, no entanto uso proxy em paralelo em razão de duas coisas:

    1 - memória (não tem a limitação do mikrotik)
    2 - Posso usar com o meu balanceamento (por src_adress) definando apenas em tcp_out_going pra qual link vai sair cada rede;

  8. #8

    Padrão

    Jhonne, quem montou esse proxy em paralelo para voce?
    Caso tenha sido vc mesmo, usou algum tutorial? Poderia passar?
    Caso tenha sido comprado, pode me passar que é a pessoa?

    Tenho uma dúvida sobre proxy paralelo: o proxy não é simplesmente uma máquina da sua rede certo? Ele tem uma saida em paralelo com o servidor (pelo menos nos exemplos que vi).

    Então vamos supor que o cliente vá baixar um arquivo de 40 megas por HTTP e a QUEUE dele seja de apenas 128k. O que acontece, o SQUID baixa em 128k ou ele baixa em outra velocidade e repassa a 128 k para o cliente? Valeu!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Uso webproxy nos clientes e não tenho problema nenhum com a navegação, mas quanto ao proxy paralelo, sim, ele é realmente muito bom.
    Amigo, pode me dizer como foi esse milagre ?
    Tenho uma boa experiência com o OS da Lativia, e até agora nem nos foruns gringos vi alguem dizer que funciona bem,
    tipo ele funciona, disso eu num tenho duvidas, mais de forma muito ruim.
    Se o amigo ai puder da a dica de como fez esse milagre acho que muita gente gostaria de saber!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por EDBRITO Ver Post
    Amigo, pode me dizer como foi esse milagre ?
    Tenho uma boa experiência com o OS da Lativia, e até agora nem nos foruns gringos vi alguem dizer que funciona bem,
    tipo ele funciona, disso eu num tenho duvidas, mais de forma muito ruim.
    Se o amigo ai puder da a dica de como fez esse milagre acho que muita gente gostaria de saber!!
    Mikrotik 2.9.27 com configurações simples de proxy, mudando somente a porta, uso cachefull, burst e o pessoal nunca reclamou de problemas. O porque eu recomendo o paralelo-proxy é por ser mais robusto(você poder editar).

  11. #11
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    Exatamente, eu tenho webproxy no mk 2.9.27 funciona mto bem mas o trafego esta aumentando juntamente com o numero de clientes e as requisicoes externas estao aumentando tem vezes que ficam 70 clientes online a 256kbps cada, ou seja preciso de um cache robusto o mk nao usa mta memoria e o hd nao ultrapassa o uso de 47.8GB mesmo mexendo na configuracao, intao pra isso to tentando fazer no squid apesar de que nao sei se ficaria tao bom assim pra um hd tao grande 160GB!

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Mikrotik 2.9.27 com configurações simples de proxy, mudando somente a porta, uso cachefull, burst e o pessoal nunca reclamou de problemas. O porque eu recomendo o paralelo-proxy é por ser mais robusto(você poder editar).

  12. #12
    Avatar de stevens144
    Ingresso
    Oct 2007
    Localização
    Campo Grande MS
    Posts
    314
    Posts de Blog
    3

    Padrão

    caraaaa =D
    vc balanceia e ja faz o cache???
    teria como passar alguma dica de como fazer???
    se puder passar pelo menos a ideia de como funciona seria legal pq nao entendi ainda =S

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Também não condeno webproxy, afinal ele também é squid nas versoes 2.xx, no entanto uso proxy em paralelo em razão de duas coisas:

    1 - memória (não tem a limitação do mikrotik)
    2 - Posso usar com o meu balanceamento (por src_adress) definando apenas em tcp_out_going pra qual link vai sair cada rede;

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Exatamente, eu tenho webproxy no mk 2.9.27 funciona mto bem mas o trafego esta aumentando juntamente com o numero de clientes e as requisicoes externas estao aumentando tem vezes que ficam 70 clientes online a 256kbps cada, ou seja preciso de um cache robusto o mk nao usa mta memoria e o hd nao ultrapassa o uso de 47.8GB mesmo mexendo na configuracao, intao pra isso to tentando fazer no squid apesar de que nao sei se ficaria tao bom assim pra um hd tao grande 160GB!
    Pelo que eu pude perceber, mesmo que você set uma tamanho para a mem do cache ele sempre limita a 2048 MB:

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "provedor"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: "[email protected]"
    max-object-size: 8192KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: 40000000KiB
    max-ram-cache-size: 128000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 39999488KiB
    reserved-for-ram-cache: 2048KiB

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    Exatamente, eu tenho webproxy no mk 2.9.27 funciona mto bem mas o trafego esta aumentando juntamente com o numero de clientes e as requisicoes externas estao aumentando tem vezes que ficam 70 clientes online a 256kbps cada, ou seja preciso de um cache robusto o mk nao usa mta memoria e o hd nao ultrapassa o uso de 47.8GB mesmo mexendo na configuracao, intao pra isso to tentando fazer no squid apesar de que nao sei se ficaria tao bom assim pra um hd tao grande 160GB!
    Amigo pra vc manter o seu serviço ai funcionando com qualidade, só proxy num é o suficiente. É preciso fazer uma boa analise da sua rede, e utilizar um bom projeto de escalonamento de pacotes, afim de proporcionar uma melhor banda efetiva pros seus clientes.
    Acredito eu que com isso vc conseguirá conectar mais clientes ai nesse link seu.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stevens144 Ver Post
    caraaaa =D
    vc balanceia e ja faz o cache???
    teria como passar alguma dica de como fazer???
    se puder passar pelo menos a ideia de como funciona seria legal pq nao entendi ainda =S
    Bem amigo a ideia na verdade eu já passei, uso o balanceamento por src address, ou seja, alguns ips sai por um link, e outros ips por outro. A função tcp_outgoing_adress do squid se encarrega de enviar cada ip para o seu link correto também passando pelo cache