+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CBQ em Mandriva 2008

    Olá pessoal

    Tenho um servidor servindo de roteador com três interfaces, sendo duas externas e uma interna da seguinte forma:

    Link 1 (eth0) Virtua com 700Kbps
    Link 2 (eth1) GVT com 1Mbps
    Rede interna (eth2)

    Fiz com iptables a marcação e redirecionamento de alguns serviços entre os dois links, tipo navegação web sai pelo link2 e ftp sai pelo link1, e assim por diante...

    O problema é o seguinte: no link2 (GVT) preciso manter uns 300Kbps para VOIP e não estou conseguindo colocar o CBQ para funcionar. Sempre que coloco ele na interface da GVT (eth1) não funciona, quando habilito o CBQ na interface interna (eth2) ele consegue limitar a banda em 700Kbps, porém toda a minha conexão com o servidor fica limitado (dá para "sentir" a limitação até no uso de SSH). Preciso de algun exemplo para colocar a limitação apenas na interface eth1 sem afetar a eth2 (interno). A interface eth0 (Virtua) não precisa de limitação nenhuma.

    Então o script que estou usando está da seguinte forma:

    Download
    DEVICE=eth2,100Mbit,10Mbit // interface interna
    RATE=700Kbps // velocidade que desejo limitar
    WEIGHT=70Kbps
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.254/24 // IP do servidor na interface interna
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Este script para upload dá um erro na inicialização do CBQ de parâmetros inválidos de -maxdepth (usado no comando find do script do CBQ)
    DEVICE=eth2,100Mbit,10Mbit // interface interna
    RATE=700Kbps // velocidade que desejo limitar
    WEIGHT=70Kbps
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.254/24, // IP do servidor na interface interna
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    Quando altero o DEVICE para eth1 a limitação não funciona e os downloads ultrapassam o controle de banda que desejo ter.

    Se alguém tiver alguma informação que possa ajudar será de grande valia...

    Eurico Junior

  2. #2

    Padrão

    Apenas para constar, se puder continuar a usar o CBQ será bem interessante. Já testei o mastershaper, mas a rede simplesmente travava usando a mesma limitação de 700Kbps do CBQ. Começava com o limite no máximo e chegava ao ponto de ter que reiniciar a interface da rede interna direto no servidor porque todas as conexões caiam (inclusive SSH).