+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor Principal para e Servidor Slave não levanta

    Ola.
    Tenho poucos conhecimentos na parte de cluster, e ja fui li a pagina do heartbeat para me interar um pouco do assunto, porem, ainda estou com algumas dúvidas em relação a um cluster utilizando heartbeat que tenho em um cliente. O problema é o seguinte: O servidor 1 (principal) quando cai, não esta levantando os serviços do servidor 2 (secundario). No caso, o serviço que esta em redundancia é o squid. Fiz alguns testes parando o serviço do squid no servidor principal, mas o servidor secundario não levantava o serviço, então, fiquei com as seguintes dúvidas:

    1 - Se eu parando o serviço do squid no servidor principal, o servidor secundario consegueria perceber isso e iniciar o serviço do squid ou somente se o servidor principal fosse desligado eu conseguiria fazer o servidor secundario perceber que o serviço do squid caiu e ele precisa iniciar o squid ?

    2 - Que testes eu posso fazer para saber onde se encontra o erro ? Que arquivos / ou parametros eu devo modificar ?

    3 - Eu tenho 2 computadores em casa rodando open suse 10.3, porém, são hardwares diferentes. Teria problema de eu tentar configurar o heartbeat nesses 2 computadores, mesmo tendo hardwares diferentes ? Isso poderia não funcionar ?



    []'s, Renato
    Última edição por Dedao; 25-07-2008 às 18:17.

  2. #2

    Padrão Ha + lb

    Dedao,


    1 - Se eu parando o serviço do squid no servidor principal, o servidor secundario consegueria perceber isso e iniciar o serviço do squid ou somente se o servidor principal fosse desligado eu conseguiria fazer o servidor secundario perceber que o serviço do squid caiu e ele precisa iniciar o squid ?

    R: Sim, voce pode configuar os servidores como Ativo/Ativo ou Ativo/Stand By, voce utilzou o ldirector??

    2 - Que testes eu posso fazer para saber onde se encontra o erro ? Que arquivos / ou parametros eu devo modificar ?

    R: voce pode utilizar o ldirector para verificar se servico esta ativo, ele (o ldirector) tem diversas opcoes de configuracoes, como tentar conectar na porta, get de alguma pagina, resultado de algum comando.

    3 - Eu tenho 2 computadores em casa rodando open suse 10.3, porém, são hardwares diferentes. Teria problema de eu tentar configurar o heartbeat nesses 2 computadores, mesmo tendo hardwares diferentes ? Isso poderia não funcionar ?

    R: Nao, voce pode configurar qualquer hardware para fazer parte de um cluster, o que voce precisa ter cuidado seria qual o tipo de servico que controla o HA, pois deve ser o mesmo para todos os servidores, pq? pq o software de HA que controla quem é/sao o(s) servidor(es) master(s) e slave(s).

    Qual howto voce utilizou para configurar esses servicos?