+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesh mikrotik

    Bem estou tentando montar uma rede Mesh no qual tenho uma rede principal 5.8 reduntante com WDS-MTK.
    Estou buscando informações sobre a montagem de uma rede MESH secundaria com 2.4 sendo que apenas minhas torres funcionariam com MESH nissso os clientes conectariam como clientes normais.
    Notei que a nova versão do MTK tem novas funções na ABA-WDS. Porem não achei informações concretas do funcionamento destas ferramentas.

  2. #2

    Padrão Mesh Mikrotiki

    Citação Postado originalmente por UltraFox Ver Post
    Bem estou tentando montar uma rede Mesh no qual tenho uma rede principal 5.8 reduntante com WDS-MTK.
    Estou buscando informações sobre a montagem de uma rede MESH secundaria com 2.4 sendo que apenas minhas torres funcionariam com MESH nissso os clientes conectariam como clientes normais.
    Notei que a nova versão do MTK tem novas funções na ABA-WDS. Porem não achei informações concretas do funcionamento destas ferramentas.

    Também estou nessa, na versão 3.11 tem implementações na aba WDS em WDS MODE como optar por DYNAMIC MESH, STATIC MESH... O negócio é ir lendo tudo o que aparece e principalmente os manuais, que me parecem ainda não foram totalmente atualizados para a ver 3.11.

    Ainda não comecei a testar, mas pretendo instalar 3 estações em bancada e fazer os testes para depois ir a campo, também não achei documentação ou algum tutorial de como implantar, mas alguém tem que ser o primeiro. Quando tiver algo concreto publico no Forum.

    No mercado estão aparecendo vários equipamentos que fazem MESH, mas os preços não estão muito convidativos, tem o Meraki em 2.4 GHz que para condomínios é muito bom e tem preço razoávelmente bom, a DLINK fez uma propaganda, em abril/2008, de um rádio MESH outdoor - DWR-500 (Híbrido 5.8 GHz para backbone e 2.4 GHz para distribuição, mas não tem maiores informações e não aparece mais no site em inglês, mas dá para ver a foto no site .br. Tem o rádio Skypilot que pelo que me apresentaram é muito bom, trabalha com 8 antenas integradas em um único rádio, mas o preço é um tanto salgado e o maior problema que achei é que só serve para distâncias de até 14Km no máximo entre as estações e no meu caso preciso de redundância em links de 30 e 60Km para fechar um anel entre algumas cidades, por isso estou mais inclinado a fazer funcionar o MESH no Mikrotik que além de muito mais barato dá para utilizar (migrar) as estações que já estão em funcionamento.

    Giovane