Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão [LAN HOUSE] Implantando Mikrotik em Lan House

    Olá, estou com algumas duvidas sobre este assunto, tenho uma pequena lan com 10 computadores, um server windows 2003 com um gerenciador de tempo. (opticyber), gostaria de usar o mikrotik para gerenciar as banda das maquinas, é aí que vem o problema?....
    O server opticyber se perde com as maquina, gostaria de saber qual seria a melhor maneira para eu usar isto.
    Mateias que tenho em mãos:
    Modem D-Link 500g
    PC-WIN2003 com 2 placas de Rede
    PC-Mikrotik com 3 placas de Rede
    1 switch 8 portas
    1 switch 16 portas
    Última edição por oslain; 28-07-2008 às 14:36.

  2. #2

    Padrão Qual o problema que existe

    me informe o problema , quem sabe posso lhe ajudar , pois não entendi seu problema "O OPTICYBER"se perde com as máquinas....

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por speedylink Ver Post
    me informe o problema , quem sabe posso lhe ajudar , pois não entendi seu problema "O OPTICYBER"se perde com as máquinas....
    Vamos la então:

    Seguinte se eu ligar os pcs desta forma o server se perde com as demais maquinas tipo some a conexao,
    vamos dizer que tenho um cliente logado na maquina 5, depois de algum tempo simplesmente aparece na tela como ela se estivesse desligada, e assim digamos se o cliente se desconecta da maquina enquanto que no servidor esta ausente, ele continuara com os creditos de qndo deu problema, de qndo ela se perdeu.

    agora eu ligando desta forma não da este problema
    eu tenho assim
    server mikrotik : eth1,( internet);eth2,(lan house);eth3,(router enhwi-sg)
    eth1 - entrada do modem d-link 500g
    eth2 - sai para o server Win2003 - que compartilho a internet, saindo de uma outra placa de rede para o hub de 16 portas.

    desta forma trabalha legal
    meu msn [email protected]

  4. #4

    Padrão

    Bem... na mesma maquina que vc rodar esse tal programa que vc citou, vc pode instalar um chamado "Bandwidth Controller", ele faz controle de banda. Minha vizinha usa ele na Lan House dela.
    Tem o programa que controle o tempo tal.. q nao sei o nome e esse bandwidth controller rodando no mesmo PC na versão Enterprise.

    Eu que estava procurando uma solução pra ela e achei este programa.
    Na primeira utilização é um pouco chato pra vc saber aonde e como configurar (pelo menos foi o meu caso), mas quando acertei o uso foi uma maravilha, ele é muito eficaz, não trava, não dá pau e controla a banda direitinho.

    Claro que o Mikrotik é outro nivel né. Mas o BD tem sido bastante funcional pra minha amiga.
    Se quiser saber mais Bandwidth Manager for Windows - Bandwidth Controller


    pra configurar utilizei de screenshots do site e tutoriais.

  5. #5

    Padrão

    alencar2

    Valeu , ja fiz testes com ele,
    é que tipo, tenho que fazer com o MK pois tenho clientes que usam meu link via wi-fi onde este MK gerencia atraves do Hotspot.

  6. #6

    Padrão

    Você tem que ser mais específico. Faça um diagrama da rede que irá dá para entender melhor, tipo: ip do mikrotik e dos demais. Mas de antemão, você pode configurar um nat, assim ele irá enxergar as maquinas, mas mesmo assim, estando na mesma rede, não era para acontecer isto.

  7. #7

    Padrão

    Mr. RG

    Estou postando aqui o organograma de minha instalação, desde então agradeço sua atenção

    http://www.sfycke.com.br/images/organograma.jpg

  8. #8

    Padrão

    Tem algum switch entre que liga o mikrotik e o servidor com os computadores?
    Diga o que você realmente quer. Mas pelo que eu entendi a falha de comunicação entre o servidor windows e os pcs.
    Tipo: server mikrotik - 192.168.1.1(192.168.1.0/24) - server windows 192.168.1.2 - pc clientes 192.168.1.x.
    Este diagrama é para funcionar blz.

    Mas descreve mais sobre o seu real problema.

    Fico no aguardo.

  9. #9

    Padrão

    Mr. RG

    Seguindo o organograma ali acima esta desta forma:
    O Mikrotik recebe o sina da adsl na ethernet 1, onde sai para mais 3 placas de rede
    a ethernet 2 que sai do MK entra no SRV2003 que esta compartilhando a net que entra do MK, e distribui
    entre os outros pcs.
    a ethernet 3 sai do MK e entra em um AP que distribui net para mais 3 computadores com placa wireless.

    desta forma está tudo ok!!!. os micros funcionam;
    o que realmente eu quero é que saia do MK pela ethernet 2 ligando ao switch de 16 portas onde o MK controlará todos os pc´s da lan (banda), se eu faço desta forma os pc´s se perdem na rede, acho que é alguma coisa que esta faltando, só que até agora não sei o que é ^^.

    espero que com este consigamos chegar a solução se não iremos tentando ^^.

  10. #10

    Padrão

    Olha amigo eu uso o vscyber o melhor que ele é de graça funciona muito bem nunca deu pau, eu nao te aconselharia usar o mikrotik pra este fim nao

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lenimax Ver Post
    Olha amigo eu uso o vscyber o melhor que ele é de graça funciona muito bem nunca deu pau, eu nao te aconselharia usar o mikrotik pra este fim nao
    Olá
    eu uso o opticyber, só que veja bem o que eu quero fazer com o uso do MK é controlar a banda da internet tipo quero deixar 256k de down e 64 de upload nas maquinas.

    qnto a programa de gereciamento de tempo na lan, ja fiz testes com varios e apresentam o mesmo problema com este tipo de conexao.


  12. #12

    Padrão

    Fiz uma configuração igual a que você está dizendo: 3 placas no mikrotik(internet, clientes e lanhouse) e funciona blz, o gerenciador é que é o timer café e os pcs também se comunicam em rede.

    Reveja as confs e poste aqui para vermos, pois como descreve, não era para está ocorrendo este problema, ou pode mesmo fazer regras de accept para as portas de netbios (upd e tcp) do windows e também para a porta do programa, se ele estiver usando a porta 80 aí você terá que fazer um nat antes da regras de proxy, suponho que esteja usando proxy.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    Reveja as confs e poste aqui para vermos, pois como descreve, não era para está ocorrendo este problema, ou pode mesmo fazer regras de accept para as portas de netbios (upd e tcp) do windows e também para a porta do programa, se ele estiver usando a porta 80 aí você terá que fazer um nat antes da regras de proxy, suponho que esteja usando proxy.
    quando vc iz "fazer regras de accept para as portas de netbios (upd e tcp) do windows e também para a porta do programa" da uma dica , me explica direito..

    eu reparei uma coisa agora que pode até fazer sentido: tipo defini o ip do PC05 Como 172.16.0.7 e no mk em
    hostspot=> host : aparece la como 172.16.0.8
    Última edição por oslain; 29-07-2008 às 12:28.

  14. #14

    Padrão

    Amigo... Nao posso lhe ajudar agora.. mas tb tenho uma uma lan.. e tb tenho clientes wlan.. e estou com uma makina separada pra montar o mk... a diferença eh q uso o vscyber.. entao.. assim q eu fizer meu teste.. postarei aki....

  15. #15

    Padrão

    Caro Oslain, tenho um cliente que tem em sua Lan house uma situação com a sua, ele usa o mikrotik pra controlar a banda e fazer cache, e usa um outro servidor (com VSCyber) pra gerenciar o tempo dos usuários . Ele não tem encontrado problemas, funciona normalmente.Porém existe uma pequena diferença no diagrama da rede dele em relação à sua.

    Na lan House dele está da seguinte forma: O Link é recebido via Wireless por um rádio Zinwell, este rádio é conectado na interface de entrada do MikroTik, a interface de saída do Mikrotik ele conecta a uma porta do switch, aí todos os demais computadores são conectados diretamente no switch, inclusive o computador com o gerenciador de tempo.

    Acho que vc poderia tentar fazer essa configuração e ver se muda alguma coisa.

  16. #16

    Padrão

    SantiagoMG

    Estarei postando aqui o diagrama da conexao (que da problema e a que não dá )

    Estarei editando este mesma mensagem

  17. #17

    Padrão

    A impressão que tenho é que esse Win2003Srv está atrapalhando em algo.

    Eu aqui uso Adsl ligado a um Mikrotik por uma Ethernet.

    Na outra Ethernet do Mk sai um cabo para dois switchs em cascata.

    Nos switch estão ligados: Um AP (com 2 micros em wireless), meu PC, Um Servidor XP usando o Timer Café para a Lan House, 7 estações da Lan House, e mais 2 pontos de bancada (manutenção).

    IPs: 10.0.0.x - Sistemas Operacionais: Win 2000 Pro, XP e Vista.

    Compartilhamento Internet e controle de banda de todas as estações pelo Mikrotik. Down/Up 128/56 com Pico de 300/64.

    Funciona que é uma joia... :-)

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    A impressão que tenho é que esse Win2003Srv está atrapalhando em algo.

    Eu aqui uso Adsl ligado a um Mikrotik por uma Ethernet.

    Na outra Ethernet do Mk sai um cabo para dois switchs em cascata.

    Nos switch estão ligados: Um AP (com 2 micros em wireless), meu PC, Um Servidor XP usando o Timer Café para a Lan House, 7 estações da Lan House, e mais 2 pontos de bancada (manutenção).

    IPs: 10.0.0.x - Sistemas Operacionais: Win 2000 Pro, XP e Vista.

    Compartilhamento Internet e controle de banda de todas as estações pelo Mikrotik. Down/Up 128/56 com Pico de 300/64.

    Funciona que é uma joia... :-)
    Tipo o windows 2003 server ele não esta na mesma rede que os pcs da lan
    ethernet 2 ( que é do meu caso estão ligado 7 PC dentro destes um que gerencia a lan que é o opticiber ) posso dizer que o problema não é o opicyber e nem o win2003)
    é assim
    ethernet 1 - entrada da net no mikrotik
    ethernet 2 - pc01 a pc06 + (pc server da lan)(opticyber)
    ethernet 3 - pc server win2003 ( muonline )
    ethernet 4 - router wireless

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oslain Ver Post
    Tipo o windows 2003 server ele não esta na mesma rede que os pcs da lan
    ethernet 2 ( que é do meu caso estão ligado 7 PC dentro destes um que gerencia a lan que é o opticiber ) posso dizer que o problema não é o opicyber e nem o win2003)
    é assim
    ethernet 1 - entrada da net no mikrotik
    ethernet 2 - pc01 a pc06 + (pc server da lan)(opticyber)
    ethernet 3 - pc server win2003 ( muonline )
    ethernet 4 - router wireless
    Use regras de dst-nat, assim poderá ligar os computadores ao winserver2003 mesmo estando em redes diferentes.

  20. #20

    Padrão

    Amigo faz assim nao complica oque e simples !

    crie no seu mk uma sub rede pra suia la tipo 192.168.10.1/24
    nessa sub rede vc tera seu server 2003 192.168.10.2
    e as demais maquinas clientes
    no mk vc faz o controle de banda para cada pc dessa sub rede caso vc tenho 1mb vc pode colocar cada pc com 100kb minimo e maximo de 180kb que todas as maquinas navegaram numa boa e caso uma delas entre no youtube nao ira atrapalhar que esta jogando on-line.

    para seu server de mum vc cria uma outra sub rede e define a velocidade dessa maquina

    para seus clientes wiriless vc cria uma outra sub rede!

    Como sou novo aqui nao sei se posso falar mas na minha lan uso o BrazilFw que e otiomo para essa aplicaçao !

    E ainda gerencio meu provedor para controlar as maquinas uso VSCYBER free e e otimo!

    um grande abraço e qualquer coisa estamos ai !

    Descupa aos moderadores se infrigi as regras do forum !