Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto 900MHZ

    Bom Dia
    Galera to precisando de uma ajuda preciso fazer um ponto a ponto de 18 km so que nao tem visada
    e para repetir o sinal com torre nao tem energia eletrica no ponto do meio, então pensei em
    fazer em 900hmz? pensei em usar uma RB600 + Cartao UBIQUITI MINI PCI SR9 700mw com antena da Motorola 900Mhz,
    sem visada tem uns dois moro na frente, com este equipamento consigo finalizar esse ponto? estimativa de cliente eh de 25 Clientes max 30
    com uma banda de 256k cada um.

    Muito Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Amigo links em 900mhz pelo que eu saiba nao ultrapassam os 2Mb de troughput ... nao sei se isso vai suprir sua necessidade ... mas aki no Rio de Janeiro eu tenho um provedor com quase 200 clientes e uso 2mb full e roda redondinho ! Isso ai eh pra vc ter uma base !


    Abraços !

  3. #3

    Padrão Sr9

    Tenho 1 ponto-a-ponto usando essas SR9, uma RB133c e Antenas GSM da Aquario de 20 DBI, numa distancia de 34 km, com visada obstruida, essas sr9 são de 54 Mbps só que não passam de 25 mbps, dependendo da visada, no meu caso está passando de 2 a 3 mbps nessa distancia.

  4. #4

    Padrão hum

    Cara esse Seu Ponto é estavel? se for estavel como minha distancia eh bem menor que a sua acho q vale apena neh,
    o problema que aqui passa por uns dois moro

  5. #5

    Padrão

    cara eu nao usaria 900mhz pode dar problema com os celulares da area, eu sei q os radios são mais caros mas eu usaria 5.8 mhz, eu creio q seria o suficiente, pois eu tenho um link de 21km de distancia com 4 morros e passam 2mg em radios zinwell de 2.4 mhz 400mw, da show para 18 clientes
    analize a frequencia de 5.8 mhz para longa distancia eu acho melhor
    a 900 rasga tudo inclusive celular, sobre interferencia de torres de celular televisao motores de carro e outros.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    Cara esse Seu Ponto é estavel? se for estavel como minha distancia eh bem menor que a sua acho q vale apena neh,
    o problema que aqui passa por uns dois moro
    Rapaz esse ponto-a-ponto tá funcionando ha mais de 1 ano, inclusive decidi usar-lo em 900 Mhz através de pesquisas aqui no forum, no entanto nos últimos 3 meses ta havendo uma certa perca de pacotes, mas percebi que é a torre que não está bem estaiada (balancando), e isso só acontece nos horarios que venta muito. quanto à interferencia realmente há, mas não acho que não seja tanta, um exemplo quando nós estávamos alinhando as antenas um técnico estava com 1 celular no topo da torre proximo ao rádio percebia-se um nivel do sinal qual almentava bruscamente quando ele desligava o celular ou distanciava-se do topo da torre, interferencia essa que não ocorre caso ligasse o celular no pé da torre, então eu acredito que a interferencia somente acontece com celular se estiver proximo do rádio.

  7. #7

    Padrão

    Agora se vc está com um certo receio de usar 900 Mhz, compra as Router Boards com cartoes "emp 8602" custa bem pouco para um teste e melhor teem 600 mw de potencia e trabalham tanto em 5.8 e 2.4 Ghz caso nao derem certo, dai vc só troca os cartoes e as antenas para 900 Mhz, que te garanto não vao da problema com celular nao, falei com um engenheiro e ele falou se usarmos a a frequencia de 900 à 928 Mhz não da problemas com as operadores de celular no meu caso eu uso 918 Mhz, caso tenha alguma duvida vc pode consultar a propria anatel nesse endereco: PDFF - PLANO DE DESTINAÇÃO DE FAIXAS DE FREQÜÊNCIA - [SIS versão 2.2.1]

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Rapaz esse ponto-a-ponto tá funcionando ha mais de 1 ano, inclusive decidi usar-lo em 900 Mhz através de pesquisas aqui no forum, no entanto nos últimos 3 meses ta havendo uma certa perca de pacotes, mas percebi que é a torre que não está bem estaiada (balancando), e isso só acontece nos horarios que venta muito. quanto à interferencia realmente há, mas não acho que não seja tanta, um exemplo quando nós estávamos alinhando as antenas um técnico estava com 1 celular no topo da torre proximo ao rádio percebia-se um nivel do sinal qual almentava bruscamente quando ele desligava o celular ou distanciava-se do topo da torre, interferencia essa que não ocorre caso ligasse o celular no pé da torre, então eu acredito que a interferencia somente acontece com celular se estiver proximo do rádio.
    Apesar de eu não ter experiencia com 900mhz, sempre achei isso. Um celular, um fone sem fio, etc, não teria potencia suficiente para interferir na operação, a não ser no caso citado, praticamente dentro da antena.
    Se houver interferência discando lá no pé da torre é porque o celular está dando "bigode" como se diz normalmente em radioamadorismo. Pode experimentar outro celular e não vai dar interferência.

    Não sei se voce já se referiu anteriormente, mas quanto está passando de link neste ponto a ponto?

  9. #9

    Padrão

    Se voce nao estiver muito perto de antenas pra celular (radio bases) dá pra usar 900mhz tranquillo.

    O grande problema é que voce pode interferir na frequencia utilizada pelas operadoras e alem de tudo voce pode ficar sem sinal, pois as radio bases das operadoras sao super potentes, ai sufocam seu sinal.

    Se as operadoras acharem que voce esta invadindo a faixa delas entao se prepare pois eles correm atras mesmo.

    Porque voce nao tenta por tudo em 5.8? é menos poluido e alem do mais ninguem vai te incomodar... da ate pra passar mais banda.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Apesar de eu não ter experiencia com 900mhz, sempre achei isso. Um celular, um fone sem fio, etc, não teria potencia suficiente para interferir na operação, a não ser no caso citado, praticamente dentro da antena.
    Se houver interferência discando lá no pé da torre é porque o celular está dando "bigode" como se diz normalmente em radioamadorismo. Pode experimentar outro celular e não vai dar interferência.

    Não sei se voce já se referiu anteriormente, mas quanto está passando de link neste ponto a ponto?
    Estou utilizando um link de 2 Megas Full e tá passando beleza, nos testes usando bandwite-test da: transmite 2,5 a 3mbps, receive a mesma coisa e no teste boch (que é envio e recebimento ao mesmo tempo) da 1,5 mbps tx e 1,5 mbps tx

  11. #11

    Padrão

    no meu caso nao da tem duas antenas de operadoras de celular a menos de 500 mts, se eu coloco um 900 mhz da o maior problema para mim hoje eu to trabalhando exclusivamente com 2.4 mhz, mas eu gostaria de ter uma alternativa de radios baratos para link de 5.8 mhz se alguem souber por favor post aqui
    obrigado

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por linuxanselmo Ver Post
    no meu caso nao da tem duas antenas de operadoras de celular a menos de 500 mts, se eu coloco um 900 mhz da o maior problema para mim hoje eu to trabalhando exclusivamente com 2.4 mhz, mas eu gostaria de ter uma alternativa de radios baratos para link de 5.8 mhz se alguem souber por favor post aqui
    obrigado
    Uma boa alternativa é vc usar uma RB133 (R$ 299,00) com "emp 8602" (R$ 115,00) e vc encontra fácil no Mercado Livre.

  13. #13

    Padrão

    Cara, agora tô na dúvida!! já me postaram aqui que em 5.8Ghz se tiver obstrução não passa nada (quanto maior a frequencia, mais dificil vencer obstáculos) o cara fala que tem 2 morros entre os ptp que ele quer fazer, como vai dar para ele usar 5.8Ghz??? pois estou com o mesma dúvida em relação a um projeto aqui e me falam que sem visada direta 5.8ghz não passa.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Uma boa alternativa é vc usar uma RB133 (R$ 299,00) com "emp 8602" (R$ 115,00) e vc encontra fácil no Mercado Livre.
    Amigão é uma boa opção sim, e voce nem precisa correr o risco do mercado livre não. Por esse preço consigo aqui.

  15. #15

    Padrão

    Tão falando besteira, 2,4Ghz mal atravessa árvores, e 5,8Ghz precisa de visada perfeita... Acho improvável atravessarem milhares de toneladas de terra e pedras hehe

    A opção mais viável é 900Mhz. Se der muita perda ou nem conexão, aumentar a altura das antenas, chegando assim mais perto de ter visada.

  16. #16

    Padrão entao

    putz agora to confuso

    tipo eu pensei em fazer em 5.8 com antena da hyperlink 30dbi disco com ap 5000, mais pra eu ter visada precisaria de uma ou duas torre para repetir o sinal e aonde essas tore iriam ficar nao tem energia eletrica entao por isso quero colocar 900mhz pra nao colocar torres no caminho eh no interior entao tem uma torre de celular mais fica a 2km de distancia o unico problema q na torre q vo usar pra sair com o ponto a ponto tem um monte de monocanal que leva telefone pra galera sera q as antenas de mono canal atrapalha?? Obrigadoooo

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosx Ver Post
    putz agora to confuso

    tipo eu pensei em fazer em 5.8 com antena da hyperlink 30dbi disco com ap 5000, mais pra eu ter visada precisaria de uma ou duas torre para repetir o sinal e aonde essas tore iriam ficar nao tem energia eletrica entao por isso quero colocar 900mhz pra nao colocar torres no caminho eh no interior entao tem uma torre de celular mais fica a 2km de distancia o unico problema q na torre q vo usar pra sair com o ponto a ponto tem um monte de monocanal que leva telefone pra galera sera q as antenas de mono canal atrapalha?? Obrigadoooo
    Amigo arrocha em 900 Mhz mesmo, faça que nem eu... as Router Boards usam o mikrotik O.S., lá tem um utilitário que se scaneia a frequencia usada.. isto é, vc saberá se existe algum equipamento usando a frequencia em 900 Mhz... na torre que fica proximo ao sistema de telefone vc coloca como cliente.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clicknet Ver Post
    Uma boa alternativa é vc usar uma RB133 (R$ 299,00) com "emp 8602" (R$ 115,00) e vc encontra fácil no Mercado Livre.
    American Explorer RB 433 R$300,00, comprei 4, tudo beleza....

  19. #19

    Padrão

    O que temos homologado em 900Mhz?

  20. #20

    Padrão

    Amigo, por coincidência na sexta apareceu um projeto aqui de um ponto a ponto, dei uma olhada prévia no google earth e ví que tem uns morros pequenos na frente que interferem na linha de visada, no total da 16km entre os dois pontos, só que onde tenho minha torre em cima de um prédio, tem tbm umas setoriais de celular lá que provavelmente operam em 900mhz, vc já tirou alguma conclusão aí do seu projeto? pois pelo visto o meu tá bem parecido.
    Abraço.