+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão Problemas com sinal setorial hyper 17dbi

    É o seguinte pessoal
    Tenho uma torre de 30mts em um morro alto da cidade com duas setoriais hyperlink de 17dbi 90º, conectadas cada uma a uma ag530 em b com potencia default, cabos de 5mts rgc213

    Tenho em torno de 40 clientes em cada setorial, em media 20 conectados simultaneos em cada.

    Nesse local existem muitas redes, o que torna dificil a escolha de canais, canais baixos todos estão ocupados, se coloco em algum deles, tipo o 3, o sinal dos clientes no mikrotik fica excelente, mas não trafega praticamente nada, os canais 7, 8 e 9 estão livres, qualquer um deles que eu coloque o sinal dos clientes fica péssimo a ponto de clientes mais distantes nao conseguirem conectar, tipo um cliente c/ sinal -65 vai p/ -80, mas o trafego até que fica satisfatorio, não sei mais o que fazer.

    Nos cliente o sinal é ótimo, nao baixa de 60% nos piores.

    Nesse ponto já tive setoriais aquario de 90º 12dbi, que foram substituidas pelas hyper, ja troquei os cabos.

    Agora estou pensando em colocar o mikrotik 3.11 p/ ver se ele trabalha melhor com isso.

    Também estou com idéia de colocar outras duas setoriais, mas com polarizacao horizontal e mudar em alguns clientes e os novos clientes instalar nessas setoriais.

    Alguém tem uma idéia do que posso fazer e se alguma dessas minhas soluções dariam certo?

    Tenho medo de mesmo com outra polarização eu gere mais interferencia ainda.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia Amigo!

    Olha, pelo visto sua região já está bem saturada mesmo em 2.4Ghz, mas você pode tentar mudar a polarização sim, na horizontal foge um pouco da interferência.
    Outra coisa que você pode fazer, é ativar na guia wireless do seu MK a Frequency Mode: No Radar Detect, faz essa configuração nos 2 cartões, aí vai encontrar o canal que está mais livre pra você operar, caso um comece a interferir no outro, você habilita essa função em 1 dos cartões e a outra configura manual mesmo.

    Pode ser que isso te ajude!

  3. #3
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brunalinkteck Ver Post
    Bom dia Amigo!

    Olha, pelo visto sua região já está bem saturada mesmo em 2.4Ghz, mas você pode tentar mudar a polarização sim, na horizontal foge um pouco da interferência.
    Outra coisa que você pode fazer, é ativar na guia wireless do seu MK a Frequency Mode: No Radar Detect, faz essa configuração nos 2 cartões, aí vai encontrar o canal que está mais livre pra você operar, caso um comece a interferir no outro, você habilita essa função em 1 dos cartões e a outra configura manual mesmo.

    Pode ser que isso te ajude!

    se eu ativar isso o mk vai selecionar o canal automaticamente e eu nao acredito q isto vai resolver, acho q vai me causar mais problemas por cada troca de canal q ele fizer vai cair os clientes
    Última edição por evil_inside; 01-08-2008 às 23:20. Razão: me equivoquei na resposta

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Correto, os clientes vão ficar pulando de galho em galho.

  5. #5

    Padrão

    Tenta mudar pra horizontal...

    Vertical da mais interferência...Ate pq praticamente todas as redes sem fio caseiras estão em vertical...com as anteninhas pra cima...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    É o seguinte pessoal
    Tenho uma torre de 30mts em um morro alto da cidade com duas setoriais hyperlink de 17dbi 90º, conectadas cada uma a uma ag530 em b com potencia default, cabos de 5mts rgc213

    Tenho em torno de 40 clientes em cada setorial, em media 20 conectados simultaneos em cada.

    Nesse local existem muitas redes, o que torna dificil a escolha de canais, canais baixos todos estão ocupados, se coloco em algum deles, tipo o 3, o sinal dos clientes no mikrotik fica excelente, mas não trafega praticamente nada, os canais 7, 8 e 9 estão livres, qualquer um deles que eu coloque o sinal dos clientes fica péssimo a ponto de clientes mais distantes nao conseguirem conectar, tipo um cliente c/ sinal -65 vai p/ -80, mas o trafego até que fica satisfatorio, não sei mais o que fazer.

    Nos cliente o sinal é ótimo, nao baixa de 60% nos piores.

    Nesse ponto já tive setoriais aquario de 90º 12dbi, que foram substituidas pelas hyper, ja troquei os cabos.

    Agora estou pensando em colocar o mikrotik 3.11 p/ ver se ele trabalha melhor com isso.

    Também estou com idéia de colocar outras duas setoriais, mas com polarizacao horizontal e mudar em alguns clientes e os novos clientes instalar nessas setoriais.

    Alguém tem uma idéia do que posso fazer e se alguma dessas minhas soluções dariam certo?

    Tenho medo de mesmo com outra polarização eu gere mais interferencia ainda.
    Engraçado, aqui comigo acontece algo semelhante, com antenas Hyper Setoriais.
    Tenho 3 POPs afastados do centro da cidade aqui, onde ha uma grande interferencia.

    2 desses POPs utilizam HyperLink 17dBi 90°, e o outro usa antenas TSM 90° 15dBi.

    Onde tem Hyper, acontece bem o que voce descreve colega, no cliente, em qualquer canal, o sinal sempre é bom
    varia poucos dBs, tipo, -50, -55, -58.. mas no POP, se o cliente estava com sinal em -55, vai para -80, embora trafegue
    bem, é uma coisa q nao tem explicação, e tudo ja fiz pensando em interferencia, ou clientes com virus, cheguei a deixar apenas um cliente conectado no POP, o mais proximo, cerca de 500mts e o sinal do cara em canais altos, vai a -75, -80... To até achando que é problema nessas antenas da Hyperlink, pois os radios desses dois POPs é miniPci R52H e AG530. No POP onde tenho as setoriais TSM isso nao acontece !

    Se alguem tiver esses problemas semelhantes, por favor conte sua historia aqui para que possamos trocar essas informaçãos e testar outras antenas..

    Abraços
    Everton

  7. #7
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    eu to pensando em colocar uma antena aquario de 60 na horizontal p/ testar, pq daí nao tenho custo nenhum só p/ um teste, e essas antenas nao 60x60 graus
    só tenho duvidas se elas tem polarizacao hehehehe
    tipo q mesmo virando fique na mesma, mas se ficar eu posso colocar as grades na horizontal p/ ver igual

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    eu to pensando em colocar uma antena aquario de 60 na horizontal p/ testar, pq daí nao tenho custo nenhum só p/ um teste, e essas antenas nao 60x60 graus
    só tenho duvidas se elas tem polarizacao hehehehe
    tipo q mesmo virando fique na mesma, mas se ficar eu posso colocar as grades na horizontal p/ ver igual
    Eu vou passar a minha experiência com estas panelinhas. Peço desculpas aos colegas que não gostam dela, mas não posso deixar passar.
    Eu estou usando com polarização horizontal. As mais novas já vem com 3 furos para escolher a posição de fixação da braçadeira.
    Mas mesmo as mais antigas com dois furos dá prá fazer assim. Recorta um pedaço de câmera de ar grossa e coloca entre o suporte da braçadeira e o corpo da antena e e fixa só com um parafuso. Fica muito firme também.
    Para ficar com polarização horizontal, tem que deixar a logomarca Aquário na vertical.
    Eu estou satisfeito com o desempenho delas. Tenho um ponto com 1200 metros e estou usando AP+WDS com 32mw. Já testei com 16mw e manteve a conexão perfeita. Outro ponto com 900 metros também uso elas com tranquilidade e com baixa potencia.

    Eu tinha colocado Setorial hyperlink de 14 dbi vertical e o sinal era mais fraco. Estou com as hyerlink guardadas. Pode até ser que as hyperlink sejam melhores para distâncias maiores. Sem contar com o peso das panelinhas que é insignificante.
    Também uso as cornetinhas da Pluton, de 15 dbi. Também dá fácil girar para ter a polarização horizontal. Só que o angulo destas é de 30 graus. Estas cornetinhas é impressionante o que atenua sinais de tráz e da lateral. A aquário não é tão boa neste aspecto.

  9. #9

    Padrão

    17 DBI nao ta forte demais nao?


    se tratando que vc ja experimento PAINEL de 12,5 DBI (Supostamente TSM)

    eu aconselho os painel de 14 DBI Polarização Horizontal da Hyperlink alem do mais vc menssionou que esta numa parte alta da cidade , um painel de lobulo horizontal com grade Vertical vai ficar perfeito, melhor que vertical sozinho


    so pra registrar,depois que os caras aqui colocaram o MK com cartoes de 400/700mw fico uma merda o espectro e minha salvação foi canal 14, ja comprei os paineis da hyper mas nao instalei

  10. #10

    Padrão

    Pessoal, tenho o mesmo problema com esse painel da Hyperlink.

    Tenho um POP há uns 5 km do centro, onde muitos se conectam. Não consigo cliente com menos de - 78 de sinal.
    O painel é da HYP. de 17 Dbi e 120 graus de abertura.
    Comecei a ter problemas mais graves agora, onde chega a noite, onde chega a uns 35 conectados simultaneamente, e ninguem navega.
    penso que esses paineis sofrem muita interferencia e atenuação de sinal, além , como disseram , serem polarizados na vertical.

    Acham que se eu montar um painel de repetição, com 3 setoriais aquarios de 60 graus ( toayl 180 graus), 12 Dbi na horizontal, pode alcançar a região dos meus clientes, uns 5 ~ 7 km??

    Outra coisa, quantas antenas direcionais de grade, preciso montar para fechar um angulo de 180 graus??

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardo_lg Ver Post
    Pessoal, tenho o mesmo problema com esse painel da Hyperlink.

    Tenho um POP há uns 5 km do centro, onde muitos se conectam. Não consigo cliente com menos de - 78 de sinal.
    O painel é da HYP. de 17 Dbi e 120 graus de abertura.
    Comecei a ter problemas mais graves agora, onde chega a noite, onde chega a uns 35 conectados simultaneamente, e ninguem navega.
    penso que esses paineis sofrem muita interferencia e atenuação de sinal, além , como disseram , serem polarizados na vertical.

    Acham que se eu montar um painel de repetição, com 3 setoriais aquarios de 60 graus ( toayl 180 graus), 12 Dbi na horizontal, pode alcançar a região dos meus clientes, uns 5 ~ 7 km??

    Outra coisa, quantas antenas direcionais de grade, preciso montar para fechar um angulo de 180 graus??
    Parece que é 12º cada. Dariam 15 antenas. Complicado, né?
    Então se não quer aquário 60º, coloca PTX-18 ( 15dbi) da Pluton. Está tem ângulo de 30º e é facílimo trocar a polarização dela, é só girar a corneta. Pelo menos teria só 6 delas. Estas anteninhas tem uma rejeição a outros sinais muito bom.

    Eu tenho dois painéis hyperlink encostados num canto, porque não me deu o resultado esperado. São uns trambolhões pesados lá em cima. Desculpem-me os que gostam dela e conseguiram sucesso. Infelizmente só gastei. Um dia ainda quero descobrir porquê acontece isso.
    Última edição por 1929; 05-09-2008 às 11:54.

  12. #12
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    eu coloquei aqui 3 aquario de 60 na horizontal, até o momento pude virar só 8 clientes
    clientes longe, 5km, o sinal ficou -78, só trafega bem se for c/ radio, nao pela potencia pq uso em 100mw, mas acho q pela pouca perda do cabo

    ainda preciso regular a inclinacao das setoriais aparentemente ficaram mto p/ baixo

    notei q o nivel de ruído ficou mto menor

  13. #13

    Padrão

    1929, voce ja usou essas antenas da Pluton de 15 Dbi e abertura de 30 graus??

    Acha que elas , para distancias acima de 5 km ficariam boas, fechando 5 para 180 graus??

    Valeu

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    eu coloquei aqui 3 aquario de 60 na horizontal, até o momento pude virar só 8 clientes
    clientes longe, 5km, o sinal ficou -78, só trafega bem se for c/ radio, nao pela potencia pq uso em 100mw, mas acho q pela pouca perda do cabo

    ainda preciso regular a inclinacao das setoriais aparentemente ficaram mto p/ baixo

    notei q o nivel de ruído ficou mto menor
    Nesta distância eu já não sei. Ouvi qualquer coisa que são boas para pouca distância. Em 5Km eu já estou no meio do campo a muito tempo. Sabe como é cidade pequena.
    Acerta a inclinação e depois vai experimentando baixar mais um pouco a potencia. Não te preocupa se na leitura cair alguns porcento. Ganha na qualidade do sinal e não na força. Eu tenho leitura de 45 a 50% em 1200 metros mas não dá perda de pacotes e sinal é limpo.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardo_lg Ver Post
    1929, voce ja usou essas antenas da Pluton de 15 Dbi e abertura de 30 graus??

    Acha que elas , para distancias acima de 5 km ficariam boas, fechando 5 para 180 graus??

    Valeu
    Seriam 6 e não 5.
    Mas ainda acho melhor então usar 60º na base e usar a Pluton no cliente.
    Tu vai espalhar um angulo maior com menos antena e no cliente vai ser mais seletivo na recepção do sinal.
    É impressionante a seletividade destas Plutonzinhas em polarização horizontal. E são bem levinhas. Na verdade este é o mesmo projeto das pringles tão difundido. Só que a Pluton colocou na boca uma parábola para direcionar melhor.

  16. #16
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Nesta distância eu já não sei. Ouvi qualquer coisa que são boas para pouca distância. Em 5Km eu já estou no meio do campo a muito tempo. Sabe como é cidade pequena.
    Acerta a inclinação e depois vai experimentando baixar mais um pouco a potencia. Não te preocupa se na leitura cair alguns porcento. Ganha na qualidade do sinal e não na força. Eu tenho leitura de 45 a 50% em 1200 metros mas não dá perda de pacotes e sinal é limpo.
    eu nunca aumento potencia, sempre uso default, mais potencia = mais ruído que é justamente o que to tentando escapar

  17. #17

    Padrão

    boa noite, estava com este mesmo problema fui no frequence mode e quase naum adiantou nesta torre, troquei cabos antenas MK enfim montei uma torre nova praticamente, enfim, resolvi ir canal por canal e um tecnico em um cliente pingando, eu no servidor pingando tambem pode parecer mentira mas uma das antenas ficou com o canal 3 e a outra com a 4 para resolver.

    cheguei a conclusao que usar os canais padroes (1-6-11) nao funciona no MK

    outra coisa que fonte vc esta usando?
    como e teu suporte das antenas tem como me mandar uma foto deste suporte ou um desenho com tamanho de cada aste ai posso de dar uma resposta mais clara

    [email protected]
    Última edição por wemersonsouza; 13-09-2008 às 23:27.