+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Incluir 2 adsl no Mikrotik!!!

    Pessoal tenho um Servidor Mikrotik com um servidor proxy linux paralelo e nesse servidor uso uma adsl de 1mb, esta funcionando 100%. Mas to querendo colocar uma 2ª adsl, mas pelo que vi no forum algumas configuraçoes de balanceamento deixam muito a desejar. Minha ideia é a seguinte: colocar outra adsl e criar outra faixa de Ip para os clientes e deixar as 2 adsl independente, sabendo que se uma adsl parar a outra nao assume. Minha pergunta é a seguinte: compensa fazer isso? e como faço?

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    No forum tem muito material sobre isso.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por simprao Ver Post
    Pessoal tenho um Servidor Mikrotik com um servidor proxy linux paralelo e nesse servidor uso uma adsl de 1mb, esta funcionando 100%. Mas to querendo colocar uma 2ª adsl, mas pelo que vi no forum algumas configuraçoes de balanceamento deixam muito a desejar. Minha ideia é a seguinte: colocar outra adsl e criar outra faixa de Ip para os clientes e deixar as 2 adsl independente, sabendo que se uma adsl parar a outra nao assume. Minha pergunta é a seguinte: compensa fazer isso? e como faço?
    Dê uma olhada neste material:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_Balancing

  4. #4

    Padrão

    Boa noite amigo Mr RG, agradeço novamente sua ajuda, li um tutorial seu sobre load balance: Viva o Linux.com.br - Página não encontrada mais nao consegui fazer ele funcionar, tenho 2 adsl. Ex: Modem_01 192.168.0.1, modem_02 192.168.10.1, Saida Clientes 192.168.1.0/24, no tutorial vc disse que o gateway seria 192.168.1.254. Certo alem desse gateway no mikrotik tenho que colocar algum outro, tipo da placa de rede? e (ISP#1) é o Ip do modem ou da interface dele?
    Desculpa a ignorancia, e agradeço novamente sua ajuda...

  5. #5

    Padrão

    Seguinte:
    Você tem dois modens:
    ISP#1 10.112.1.1
    ISP#2 10.112.2.1
    NAT 192.168.0.0/24

    3 placas de rede:
    ISP#1 10.112.1.2
    ISP#2 10.112.2.2
    NAT 192.168.0.1/24

    No caso, o NAT será divido em dois grupos distintos: Grupo_A(192.168.0.1/25) que passará pelo ISP#1 e Grupo_B(192.168.0.128/25) que passará pelo ISP#2.

    A partir disto você poderá aplicar o restante das regras.

  6. #6

    Padrão

    Mr. RG preciso do seu auxílio, já algum tempo tenho dois links de ADSL funcionando por rotas estáticas e grupos de clientes diferentes pra cada link e talz...
    Oproblema é que não consigo de nenhuma maneira acessar meu MK remotamente pelo link 2 que não é o link padrão, ou seja, só consigo "entrar" pelo winbox remotamente pelo link padrão, já fiz uma regra de firewall accept para o endereço do link 2 na porta 8291 e nada de funcionar.
    Estou agora com um terceiro link ( esse dedicado Embratel ) numa interface separada que seria link 3, e nem por ele consigo acesso externo ao MK.
    É assim mesmo ? o MK só aceita acesso externo se for pelo defult ?? E se o defult cair ? fico isolado sem acesso ao MK pra resolver o problema ??

    Ficaria muito grato se puder me dar uma dica.

    Abç,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    ...se puder me dar uma dica...
    https://under-linux.org/forums/mikro...-avancado.html

  8. #8

    Padrão

    Mr. RG, acho que vc ainda não entendeu minha dúvida.
    Meu acesso remoto está funcionando sem problemas, tanto direto quanto por VPN.
    Peço que leia novamente meu post anterior, o problema é: só consigo acessar se for pelo link " DEFULT " !

    É assim mesmo ?? só consigo acesso se for pelo link principal ?? e se ele cair ? fico sem acesso remoto ao MK é só essa a dúvida.

    Grato,
    Última edição por iron; 28-08-2008 às 16:39.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Mr. RG, acho que vc ainda não entendeu minha dúvida.
    Meu acesso remoto está funcionando sem problemas, tanto direto quanto por VPN.
    Peço que leia novamente meu post anterior, o problema é: só consigo acessar se for pelo link " DEFULT " !

    É assim mesmo ?? só consigo acesso se for pelo link principal ?? e se ele cair ? fico sem acesso remoto ao MK é só essa a dúvida.

    Grato,
    Suas confs estão apontando para o link, crie outra rota apontando para o outro link. Poste-as se possível.

  10. #10

    Padrão

    Mr. RG, minhas rotas estão assim:

    192.168.1.1 ==> link principal adsl (modem roteado - interface WAN )
    192.168.1.100 ==> link secundario adsl ( modem roteado - interface WAN )
    201.90.xxx.xx ==> link embratel direto ( interface WAN_2 )

    qualquer um dos links aceita acesso remoto desde que seja setado como link defult.

    MMM MMM KKK TTTTTTTTTTT KKK

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.100 scope=255 target-scope=10 routing-mark=hip2 comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=hip1 comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.1.1 scope=255 target-scope=10 comment="" disabled=no

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=201.90.2xx.xx scope=255 target-scope=10 routing-mark=hip3 comment="" disabled=no

    [admin@MikroTik] ip route>

    será q falta algo ?

    Abç,

  11. #11

    Padrão

    E as regras de redirecionamento.

  12. #12

    Padrão

    Não estou fazendo redirecionamento, e sim apenas tentando acessar remotamente o MK pelos links 2, e 3.
    Pq. pelo link 1 que está na condição de link padrão, consigo normalmente.

  13. #13

    Padrão

    putz... perdeu totalmente o sentido da pergunta inicial do forun.