+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post reply-only com ip amarrado ao mac

    Comecei a usar este incrível sistema Mikrotik, mas estou com uma grande dificuldade em usar o ip amarrado ao mac com a opçao reply-only ativa. Sendo que a navegação está ok para todos os cliente que estão cadastrados na tabela arp, mas quando preciso dar suporte, fazendo o teste de comunicação com o comando Ping, simplesmente não retorna o pacote enviado. Por outro lado, quando desativo a opção reply-only e deixo ela em enabled, tudo funciona corretamente. Gostaria da ajuda dos amigos do forum!!!

    Configuração:

    AP1 conectado direto na placa de rede com ip 10.0.x.x
    AP2 conectado direto na placa de rede com ip 10.2.x.x

    Obs: quando mudo a opção reply-only para enabled em quanquer interface, funciona normal a resposta do ping.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Comecei a usar este incrível sistema Mikrotik, mas estou com uma grande dificuldade em usar o ip amarrado ao mac com a opçao reply-only ativa. Sendo que a navegação está ok para todos os cliente que estão cadastrados na tabela arp, mas quando preciso dar suporte, fazendo o teste de comunicação com o comando Ping, simplesmente não retorna o pacote enviado. Por outro lado, quando desativo a opção reply-only e deixo ela em enabled, tudo funciona corretamente. Gostaria da ajuda dos amigos do forum!!!

    Configuração:

    AP1 conectado direto na placa de rede com ip 10.0.x.x
    AP2 conectado direto na placa de rede com ip 10.2.x.x

    Obs: quando mudo a opção reply-only para enabled em quanquer interface, funciona normal a resposta do ping.

    Vc utiliza os rádios em bridge? (Rádios dos clientes)

    Pode ser que os rádios não estejam cadastrados na ARP.

    Veja se qdo vc tira a opção REPLY ONLY e pinga, se aparece outro MAC na ARP, se for o caso, cadastre os MACs.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Vc utiliza os rádios em bridge? (Rádios dos clientes)

    Pode ser que os rádios não estejam cadastrados na ARP.

    Veja se qdo vc tira a opção REPLY ONLY e pinga, se aparece outro MAC na ARP, se for o caso, cadastre os MACs.

    Realmente utilizo os rádios dos clientes em bridge, e os IPs não estão cadastrados na tabela ARP. A unica forma de conseguir pingar os rádios dos clientes seria cadastrando os IPs na ARP ou tem outro jeito? desde já muito obrigado pela informação!!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Realmente utilizo os rádios dos clientes em bridge, e os IPs não estão cadastrados na tabela ARP. A unica forma de conseguir pingar os rádios dos clientes seria cadastrando os IPs na ARP ou tem outro jeito? desde já muito obrigado pela informação!!!
    Essa é a única forma. Ou vc cadastra eles na ARP, ou vc deixa a ARP "aberta" (enable).

    Isso, considerando que vc não utiliza HotSpot...

    Deixa eu te perguntar, esses rádios repassam MACs dos clientes? Qual o modelo deles?

    Falou!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rockeiromaiden Ver Post
    Essa é a única forma. Ou vc cadastra eles na ARP, ou vc deixa a ARP "aberta" (enable).

    Isso, considerando que vc não utiliza HotSpot...

    Deixa eu te perguntar, esses rádios repassam MACs dos clientes? Qual o modelo deles?

    Falou!


    Os rádios dos clientes e nem os do ponto de acesso repassam os Macs. Uso AP Router.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Os rádios dos clientes e nem os do ponto de acesso repassam os Macs. Uso AP Router.
    Os APs devem repassar MACs sim, bom, mas de qualquer forma eu só perguntei pq preciso de um rádio que repasse os MACs em modo Cliente.

    Falou!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Os rádios dos clientes e nem os do ponto de acesso repassam os Macs. Uso AP Router.
    Uma pequena correção!!! O rádio do cliente que não repassa o Mac da placa de rede, sendo assim, o que bate no Mikrotik é o Mac do rádio. Desculpa.
    Última edição por JRNET; 06-08-2008 às 11:16.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Uma pequena correção!!! O rádio do cliente que não repassa o Mac da placa de rede, sendo assim, o que bate no Mikrotik é o Mac do rádio. Desculpa.
    Eu tenho também aqui o Aprouter.

    Se eu entendi, voce quer o MAC da placa de rede e não o do rádio?
    Se estiver no modo cliente ele vai pagar o MAC do rádio.
    Para pegar o mac da placa, voce deve deixar o rádio em AP+WDS. Assim ele funciona como repetidora e repassa o mac da placa.

  9. #9

    Padrão

    Eu quero o Mac do rádio do cliente!!!

  10. #10

    Padrão

    Vc quer dizer que os radios dos clientes conectados ao seu mikrotik nao tao repasandos os mac deles ?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Eu quero o Mac do rádio do cliente!!!
    Se deixar o rádio em bridge e cliente, vai pegar o mac do rádio tranquilo.
    Se deixar em bridge e AP+WDS, e usar placa pci vai pegar o mac da placa.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se deixar o rádio em bridge e cliente, vai pegar o mac do rádio tranquilo.
    Se deixar em bridge e AP+WDS, e usar placa pci vai pegar o mac da placa.
    Beleza entendi, a única forma de pingar o rádio do cliente, é inserindo o IP e o Mac do mesmo na tabela ARP. Agora vc poderia me dar uma luz com relação a outras dúvidas que estou tendo?

    1º Usando a distribuição do Linux o Slackware, quando preciso capturar o Mac de algum cliente, eu uso dois comandos da seguinte forma: Ping + IP do cliente, e para capturar o Mac eu uso o comando ARP + o IP do cliente depois de aplicar 1º comando. Teria um comando que faça isso no Mikrotik?
    Ex: ping 10.2.x.x
    EX: arp 10.2.x.x


    2º Teria como evitar o ping da morte sem dropar o ping, limitando somente o tamanho do pacote enviado ao Servidor ou até mesmo, limitando uma quantidade de resposta pelo Mikrotik por tempo ou quantidade?
    Ex: Responder ping até 32 bytes ou menor
    Ex: Responder apenas 10s
    Ex: Responder 4 pacotes

    Obrigado pela atenção e paciência!!!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Beleza entendi, a única forma de pingar o rádio do cliente, é inserindo o IP e o Mac do mesmo na tabela ARP. Agora vc poderia me dar uma luz com relação a outras dúvidas que estou tendo?
    Agora me pegou! Eu tenho o MK como hotspot e dhcp ativado. Assim pega tudo automático. Se eu quero em leases fixo o IP. Meu conhecimento não dá pra ir muito longe neste campo.
    Vamos esperar alguém contribuir conosco.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JRNET Ver Post
    Beleza entendi, a única forma de pingar o rádio do cliente, é inserindo o IP e o Mac do mesmo na tabela ARP. Agora vc poderia me dar uma luz com relação a outras dúvidas que estou tendo?

    1º Usando a distribuição do Linux o Slackware, quando preciso capturar o Mac de algum cliente, eu uso dois comandos da seguinte forma: Ping + IP do cliente, e para capturar o Mac eu uso o comando ARP + o IP do cliente depois de aplicar 1º comando. Teria um comando que faça isso no Mikrotik?
    Ex: ping 10.2.x.x
    EX: arp 10.2.x.x


    2º Teria como evitar o ping da morte sem dropar o ping, limitando somente o tamanho do pacote enviado ao Servidor ou até mesmo, limitando uma quantidade de resposta pelo Mikrotik por tempo ou quantidade?
    Ex: Responder ping até 32 bytes ou menor
    Ex: Responder apenas 10s
    Ex: Responder 4 pacotes

    Obrigado pela atenção e paciência!!!
    É quase a mesma coisa, vc pinga o IP do cliente (com a ARP Aberta) daí aparece o MAC dele na tabela ARP, daí é só adicionar.

    Falou!

  15. #15

    Padrão

    Blz, tem como por em prática a outra dúvida?

    2º Teria como evitar o ping da morte sem dropar o ping, limitando somente o tamanho do pacote enviado ao Servidor ou até mesmo, limitando uma quantidade de resposta pelo Mikrotik por tempo ou quantidade?
    Ex: Responder ping até 32 bytes ou menor
    Ex: Responder apenas 10s
    Ex: Responder 4 pacotes