Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Potencia Abusiva Afrontando a intervenção da ANATEL

    Bom pessoal, é lamentavel o quadro, mas aqui em minha localidade está ficando impraticavel o serviço de provedores wireless, visto o crescente numeros de "provedores" clandestinos(cada dia surge um novo) e o pior de tudo é que alem desses, tem aqueles que apesar de possuirem licença locada, ficam de forma inadvertida(talvez por falta de conhecimento tecnico), sujando todo aspectros de RF fazendo uso de potencias abusivas desreipeitando as normas prevista em Lei pela ANATEL, Esnobando uso de Aps superpotentes, sem perceberem que estao se envenenando com seu proprio veneno e o pior é que prejudicam quem está bem intencionado em trabalhar honestamente e tentam dá um melhor serviço aos seus clientes. Diante de tal quadro eu que sempre fui contra a essa pratica absuda de usar grandes potencias, pois sempre dei preferencia ao uso de cartões com pouca ptenciano( maximo 63mw ou 100mw) compensando com atenas de maior ganho, estou sendo obrigado a aderir(mesmo que contra a vontade) a esses tecnicos(se é que
    assim podem ser chamados), mesmo sabendo que isso só vai piorar a situação, mas assim quem sabe? talvez eu seja denunciado(pelo menos é isso mesmo minha intenção) pois só assim podemos jogar abertamente e provocar uma ação conjunta entre os provedores que usam o serviço de forma coerente sem a intenção(mesquinha) de so adquirir clientes e ainda por cima desrespeitando os demais concorrentes, o que demonstra falta total de etica profissional, inclusive ferindo a Lei, afrontando e provocando a intervenção dos fiscais de nossa entidade reguladora ANATEL que por sinal, aqui em nossa localidade, não sei nem que termo devo usar se:Feliz ou infelismente deixa a coisa rolar a a bel prazer, so agindo em caso de denuncia. Ah! antes que pedram sejam atiradas:
    * Minha Base está devidamente cadastrada na NANATEL;
    * Etou fazendo uso de link dedicado;
    * Até o presente momento uso todo material homolocado e baixas potencias de transmissao. No entanto omo ninguem é 100% correto, pode haver algo a ser corrigido, mas isso quem vai dizer sao os ficais, que sao devidamente treinados e sao competentes para tal.
    Abraços a todos.
    Última edição por Mirandapb; 07-08-2008 às 10:00.

  2. #2

    Padrão

    inverta sua polarização amigo!

  3. #3

    Padrão

    isso nao e de agora q acontece. vc me conhece tenho um provedor perto de vc. fui pioneiro nessa regiao e esses problemas nao sao novidade. se vc ta todo legalizado esta esperando o que pra ligar pra anatel. eles demoram mas resolvem.

  4. #4

    Padrão

    Amigo duas coisas para voce fazer.
    Se voce esta legalizado, ligue ja para a Anatel e denuncie, outra coisa mude a polarização das antenas.

  5. #5
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Mudar a polarização das antenas é um boa, só que envolve custos e muito traballho.

  6. #6

    Padrão

    Essa solução de inversao de polaridade talvez fosse uma saida ou melhorasse um pouco, visto não ter tantos assim usando essa polaridade, mas o problema é que investir em antenas Hyperlinks de 20 dbis na polarização atual antes, pois quando fiz esse investimento ainda era razoavel a polarização o uso de polarização vertical. De qualquer forma agradeço a sugestao.Valeu.

  7. #7

    Padrão

    Eu sei bem o que é isso!!!

    Esses clandestinos acabam com nossa rede e também com nossa reputação.

    Os assinantes desses clandestinos certamente ficam descontentes e pensam que todos provedores a rádio são ruim.

    Só quem pode resolver é a ANATEL.

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    A má fama do rádio é por causa dos picaretas.

    Abs

  9. #9

    Padrão

    Ai gente,

    Estou passando pela mesma situação de vcs. Alem de ter autorização só trabalho com equipamentos homologados na anatel, mas no estanto aqui na minha cidade só em um local onde tem 03 torres uma a 50 m da outra contei 26 aps transmitindo e destes uns 15 tem amplificador. Só pra vc terem uma ideia a minha residencia fica a uns 500 m destas torres e não consigo mais que 8 kb de taxa de tranferencia, quando ta bom...

    A minha solução foi montar repeditoras com enlaces de 5.8 e distribuir em 2.4, porem com no maximo 100 mw, já montei uma torre e coloquei 10 clientes nela, estes ficam com ack entre -50 e -65, ta uma maravilha. Vou montar mais 02 torres em pontos estrategicos e ve se consigo melhorar meu serviço e assim ganhar dos amplificadores...

    Valeu galera.

  10. #10

    Padrão

    Faz isso não. Não aumenta a potencia com amplificadores. Aquele ditado " se não pode com o teu inimigo, se alia a ele" não vale para nós.
    Como voce já está legalizado, vai prá cima, exige. Se a Anatel chegar e te pegar com Amp todo teu investimento vai por aguá abaixo. Tu será lacrado também.

    E mudar a polarização pode ser uma boa prá quem está começando. Mas não fica viável quando já se está em plena atividade.

  11. #11

    Padrão se mudar polarização não resolve...

    Amigo, se mesmo mudando a polarização, não melhorar, faz igual a eu, troquei meus painéis de 16Db por um monte de grids de 25db, deu para abafara sujeira...

  12. #12

    Padrão

    Uma dúvida (e quem sabe uma sugestão):

    Não é possível, além da Anatel, ir numa delegacia e abrir um BO?

    Apelação mesmo, tipo disque denuncia, denúncia numa delegacia da policia federal, nota em jornal, defesa do consumidor...

    Alguém vai ter que, no mínimo, responder algo, nem que seja recusar a denuncia. Pega isso por escrito e vai pro jornal.

    Tentar todas as armas legais disponíveis.

    (Certa vez fecharam um provedor próximo, quem veio foi uma equipe da delegacia de roubos e furtos, supostamente atendendo uma denúncia da Telemar sobre roubo de linha telefônica, que não era verídica, apreenderam todos os equipamentos, cortaram todos os cabos, ficaram cerca de 3 horas dentro da empresa, NÂO lavraram nenhum flagrante, e foram embora, curioso...)

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Essa solução de inversao de polaridade talvez fosse uma saida ou melhorasse um pouco, visto não ter tantos assim usando essa polaridade, mas o problema é que investir em antenas Hyperlinks de 20 dbis na polarização atual antes, pois quando fiz esse investimento ainda era razoavel a polarização o uso de polarização vertical. De qualquer forma agradeço a sugestao.Valeu.

    atitudes como a sua que gera interferencias


    vc quer usar um painel de 20DB pra que, se seu objetivo é raio de 3KM


    os painéis de 14DB polarização horizontal ja ta meio extrapolando e vc vai gastar uns 300,00 em cada

    o mais certo era 12 dbi pra vc, e vo falaruma coisa a isolação de polarização é o mesmo que pegar o spectro cabaço ainda!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Uma dúvida (e quem sabe uma sugestão):

    Não é possível, além da Anatel, ir numa delegacia e abrir um BO?

    Apelação mesmo, tipo disque denuncia, denúncia numa delegacia da policia federal, nota em jornal, defesa do consumidor...

    Alguém vai ter que, no mínimo, responder algo, nem que seja recusar a denuncia. Pega isso por escrito e vai pro jornal.

    Tentar todas as armas legais disponíveis.

    (Certa vez fecharam um provedor próximo, quem veio foi uma equipe da delegacia de roubos e furtos, supostamente atendendo uma denúncia da Telemar sobre roubo de linha telefônica, que não era verídica, apreenderam todos os equipamentos, cortaram todos os cabos, ficaram cerca de 3 horas dentro da empresa, NÂO lavraram nenhum flagrante, e foram embora, curioso...)

    A polício que ficaria ou fica resposável nessa parte é a Federal.

    Olha, se pelo 0800 da Anatel não resolver (ficalização) o negócio é pegar um advodago (de preferencia conhecido/amigo) e fazer denuncia no Ministério Público.... Ai o buraco é mais embaixo, pois a Anatel vai fiscalizar sob denuncia do ministério público e não do provedorzinho XYZ.

  15. #15
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    A PF não pode fazer nada, só se a ANATEL solicitar, porque a regulamentação sobre provedores e seus equipamentos é de responsabilidade da ANATEL e a PF não tem competência técnica para saber o que está fora ou dentro da legislação.....

  16. #16

    Padrão

    Apesar de eu nao ser homologado ainda eu nao abuso de tals potencias es amplificador apesar que tem um provedor na cidade sabendo que eu nao ou homologado .... eu nunca fis nada pra provoda o outro concorrente mas nem vou eu tenho conciencia e a buxa e grande

    Porque os 2 ai encima nao se unem e denciem para anatel e melhor do que ficarem brigando entren em acordo e corram atras das piratas que estao prejudicando-os apesar que anatel serve pra isso pra denuncias

    Poxa meu usa amplificador cara tem que bater na cara do piao que usa ....Conciencia né...


    ( talves os piratas não prejudicando os outros legaliado .....os legalizados nem iria se importa )

  17. #17

    Padrão

    Prezados,

    realmente usar amplificadores em rádio frequências tão altas (2.4GHz e 5.8GHz) é crime e tiro de garrucha no próprio pé. Suja o espectro, causa interferência em frequências próximas (pois abre demais o ângulo de irradiação do sinal) e, acima de tudo, prejudica a todos. É o mesmo que jogar merda para cima: vai cair na própria cabeça do imbecil! Estou cansado de falar com clientes e donos de provedores em geral: não usem amplificadores e/ou equipamentos muito potentes (acima de 400mW). Eu uso e recomendo no máximo 200mW.

    Ocorre o seguinte: a relação quanto mais alto a frequência utilizada aliada a equipamentos mais potentes é igual altíssimo nível de ruído gerado. Como resolver essa equação? Equipamentos estáveis e menos potentes aliados a antenas de maior ganho com cabos melhores e o mais curtos possível. A antena não gera ROE. cabos geram. O equipamento/rádio gera ruídos. Usem antenas de boa qualidade, de preferência painéis.

    Portanto, equipamentos de 600mW, 700mW ou mesmo 400mW não são apropriados para um serviço profissional, a não ser que você esteja completamente sozinho na cidade. Mas, a medida que forem aumentando os rádios no seu próprio provedor perceberá a taxa de transferência de arquivos diminuindo, equipamentos parando de funcionar do nada e outras "coisas sem explicações".

    Se estiver usando amplificador então é pura aberração. Já visitei uma cidade em que havia 4 provedores. Todos com torres em um mesmo morro. Um deles resolveu pôr amplificador. Resultado: "abafou" o sinal dos concorrentes. Os concorrentes para não ficarrem para trás puseram amplificadores em todos os rádios. Consequência: ficou uma merda o espectro, bem como uma merda o serviço de todos os provedores.

    Para convencer os empresários a tirarem os amplificadores foi uma batalha que parecia ingrata. Quase fui expulso literalmente da cidade por eles. Mas no final das contas acabei convencendo-os de que deveriam tirar amplificadores e pôr equipamentos e antenas homologadas. Atualmente todos convivem e coexistem, até onde eu sei, pacificamente.

    Conclusão: bons equipamentos (de até 200mW), boas antenas painéis, boas antenas de discos, boas antenas de grade, cabos bem montados (RG213, LMR ou Cellflex) ingredientes de um provedor de sucesso.

  18. #18

    Padrão

    Marcelo, voce explicou de forma esclarecedora e demonstrou sua capacidade tecnica, pessoas inteligentes do seu nivel é que eleva e ainda dá credibilidade a serviços de Provedores Wireless que atualmente tao carente de credibilidade visto, o mal uso por esses picaretas como dito em post anterior, parabens mesmo. Voce bem falou quando diz que
    antena não gera ROE desde que de boa qualidade, pois trata-se de um componente passivo ao contrario de Aps que usam amplificadores de RF, estes sim sao ativos amplificando os ruidos diretamente proporcional a sua potencia de transmissao. Ja vi aqui mesmo no forum explicações de alguns colegas mostrando de forma clara a ineficiencia de uso de potencia elevadas, pois so gera sugeira para todos. É bastante esclarecedor quando se faz uma analogia do sistema de transmissao wireless a um pista de mao dupla, onde o transmissor utiliza uma dessas via para levar a informação para o receptor(cliente) e este por sua vez retorma ao transmissor pela via de retorno, havendo dessa forma a comunicação entre ambos. Outra comparação seria como se uma pessoa gritasse alto(transmissor) e a outra pessoa do outra lado ouvisse(cliente recebendo o sinal) mas respondesse em voz baixa(pouca potencia) certamente não haveria comunicação de retorno a comunicação seria seriamente prejudicada. Digo isso pq ja realizei instalação em cliente onde meu sinal chegou a 90% onde consegui me conectar ao ap bridge na torre, mas negado a autenticação no servidor, só sendo possivel apos a troca de canal fugindo um pouco da alta poluição naqulea àrea. Mas uma vez quero agrecer a todos os cometarios dos amigos.

  19. #19

    Padrão

    É verdade. Entre todas as opções de config que tentei, o melhor resultado foi mesmo diminuir a potencia. Estou agora com 63 mW e o resultado está sendo muito bom.

    ACK, preambule, RTS e tudo o mais não adianta mexer muito, se não baixar a potencia. Senão o vivente acaba ficando perdido num mundo de leituras que muitas vezes de contradizem. Quando se baixa a potencia parece que as outras configurações entram numa lógica mais fácil de entender.

    Agora antena com zero de relação de ondas estacionária na prática não existe.
    Um painel hyperlink de 14 Dbi, tem uma relação de 1.5:1 o que é considerado perfeitamente aceitável.

    Mas quanto ao cabo Marcelo, precisamos nos preocupar com o tamanho exato? Nas frequencias mais baixas este fator é crítico para que o cabo esteja em fase e o casamento da impedância seja o melhor possível para diminuir a ROE. E até se usa um acoplador de antenas para fazer o perfeito casamento de impedância.
    Mas nestas altas frequencias ainda é preciso dar atenção ao comprimento em múltiplos de meia-onda? ou seria isso um virtuosismo sem grandes benefícios práticos?
    Uma vêz eu li que, se a saida do transmissor tem uma impedância e a antena tem a mesma, no nosso caso 50 ohms, este comprimento do cabo é irrelevante. Mas na prática quem pode garantir que lá na antena, construida para ter os 50 ohms vai ter mesmo, já que prédios, árvores ou outros obstáculos como um telhado de zinco podem fazer com que estes 50 não sejam mais 50 ohms.


    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezados,

    realmente usar amplificadores em rádio frequências tão altas (2.4GHz e 5.8GHz) é crime e tiro de garrucha no próprio pé. Suja o espectro, causa interferência em frequências próximas (pois abre demais o ângulo de irradiação do sinal) e, acima de tudo, prejudica a todos. É o mesmo que jogar merda para cima: vai cair na própria cabeça do imbecil! Estou cansado de falar com clientes e donos de provedores em geral: não usem amplificadores e/ou equipamentos muito potentes (acima de 400mW). Eu uso e recomendo no máximo 200mW.

    Ocorre o seguinte: a relação quanto mais alto a frequência utilizada aliada a equipamentos mais potentes é igual altíssimo nível de ruído gerado. Como resolver essa equação? Equipamentos estáveis e menos potentes aliados a antenas de maior ganho com cabos melhores e o mais curtos possível. A antena não gera ROE. cabos geram. O equipamento/rádio gera ruídos. Usem antenas de boa qualidade, de preferência painéis.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    A polício que ficaria ou fica resposável nessa parte é a Federal.
    Olha, se pelo 0800 da Anatel não resolver (ficalização) o negócio é pegar um advodago (de preferencia conhecido/amigo) e fazer denuncia no Ministério Público.... Ai o buraco é mais embaixo, pois a Anatel vai fiscalizar sob denuncia do ministério público e não do provedorzinho XYZ.

    Boa. Esse é um bom caminho.