+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Como aumentar capacidade de clientes substituindo meu Zinwell por qual rádio?

    Olá pessoal,

    Eu tenho um Zinwell G-220 no modo AP+WDS e está com mais de 20 clientes simultaneos nos horários de pico como cliente e retransmitindo para dois outros rádios em WDS . Isso está causando uma latência alta pois o rádio não tem essa capacidade e estou ciente disso.

    Gostaria de uma opinião de qual rádio passar para que possa aumentar a capacidade e obrigatoriamente tem que funcionar no modo AP+WDS para manter esses outros dois que pegam dele.
    Me falaram Mikrotik mas não tenho nenhuma experiência com eles e não sei se trabalha nesse modo, qual das routerboard usar, etc etc. Alguem pode me dar uma ajuda e me dar algumas opiniões de outras opçoes se existirem também que possam resoslver esse problema. Eu seria grato. Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Voce pode usar um radio melhor, tipo Senao ou outro como Ovislink ou partir pra a Routerboard com Mikrotik.

    Mikrotik nao é nenhum bicho papao, voce aprende facinho.

  3. #3

    Padrão

    monta uma routerboard 433AH com cartoes R52 !!! (use o R52, nao o R52H) ...

    vai ficar muito bom...

  4. #4

    Padrão

    qual o problema em usar o r52h em vez de r52?

  5. #5

    Padrão

    Até onde sei a diferença entre R52 e R52h esta na potencia, R52=100mw e R52h = 350mw, agora ja ouvi um amigo falar que a r52 aguenta maior trafego, mas isso não posso afirmar, vamos lê os datasheet de ambas.

  6. #6

    Padrão

    Não questionando a qualidade do Mikrotik, o Zinwell G220 é um excelente rádio.
    Minha sugestão é:
    Em vez de utilizar com wds, faça links específicos para cada um dos outros 2 APs.
    Teoricamente, cada AP pode atender 35 clientes.

  7. #7

    Padrão

    teoricamente falando.. um radio mk suporte 2007 clientes :P


    indico o R52 porque o R52H tem muita potencia.. e nao é necessario... e o R52 é mais barato

  8. #8
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Como o Alexandre falou, o R52 tem menor potência, gera menos ruído na sua rede e melhora o tráfego.

  9. #9

    Padrão

    Na minha opnião qualquer RB, vai ser melhor doque um Zinwell...

  10. #10

    Padrão

    Galera, sem querer desrespeitar o pessoal que defende RB, não posso falar nada pq não conheço.
    Mas, em relação aos rádios, que foi com isso que foi aberto o tópico, o cara quer saber qual rádio mais
    adequado.
    Cabe citar que o Zinwell vem com 250 mw e é um dos que tem mais memória.
    Vamos comparar com o Ovislink 5460 e Edimax 7209.
    Apesar dos 3 usarem o chip RTL 8186, o 1º com modulo de potencia compativel com 250 mw.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Galera, sem querer desrespeitar o pessoal que defende RB, não posso falar nada pq não conheço.
    Mas, em relação aos rádios, que foi com isso que foi aberto o tópico, o cara quer saber qual rádio mais
    adequado.
    Cabe citar que o Zinwell vem com 250 mw e é um dos que tem mais memória.
    Vamos comparar com o Ovislink 5460 e Edimax 7209.
    Apesar dos 3 usarem o chip RTL 8186, o 1º com modulo de potencia compativel com 250 mw.
    Mal de Requião em Jadir? Beleza.

    Nesta questão do módulo de 250mW, o GTS também tem esta potência fixa em 250 em modo B e 100 em modoG.
    Mas troquei pelo firmware AProuter 6.1 que permite baixar a potencia. Estou com 16 ou 32 mW nos APs. Nunca andou tão bem.

    E quanto ao número de usuários, acho que entre os APs mais comuns no mercado, não vai ter muita diferença não. Só algo mais sofisticado mesmo.
    Mas levando em conta que "no meu caso", estar fluindo tudo muito suave e conseguindo banda entre 24, 36 e até 48mbps com esta baixa potencia, (há quem diga que esta medida não é real), vai caber mais usuários. Mas não tenho nenhum sobrecarregado. Todos com poucos usuários.
    Última edição por 1929; 06-09-2008 às 13:12.