+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Load balance 2 links perfeito

    galera pra quem quer fazer um Load balance com 2 links vai ai um script

    Scripts Load Balance Mikrotik
    Script para loandind balance de 2 links
    01 - Instale 3 placas de rede no servidor e de nome as interfaces de acordo com os script
    02 - Troque os ip das interface de acordo com os endereços de sua rede
    03 - Copie cada script e cole no new terminal via winbox ou via ssh
    OBS: Se vc quiser facilitar copie tudo da forma que esta no script cole no terminal e depois altere via winbox

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
    / ip address
    add address=192.168.100.1/24 network=192.168.100.0 broadcast=192.168.100.255 interface=Local
    add address=172.0.2.92/16 network=172.0.0.0 broadcast=172.0.255.255 interface=Link1
    add address=172.0.1.49/16 network=172.0.0.0 broadcast=172.0.255.255 interface=Link2
    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting src-address-list=odd in-interface= Local action=mark-connection \ new-connection-mark=odd passthrough=yes
    add chain=prerouting src-address-list=odd in-interface= Local action=mark-routing \ new-routing-mark=odd
    add chain=prerouting src-address-list=even in-interface= Local action=mark-connection \ new-connection-mark=even passthrough=yes
    add chain=prerouting src-address-list=even in-interface= Local action=mark-routing \ new-routing-mark=even
    add chain=prerouting in-interface= Local connection-state=new nth=1,1,0 \ action=mark-connection new-connection-mark=odd passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface= Local action=add-src-to-address-list \ address-list=odd address-list-timeout=1d connection-mark=odd passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface= Local connection-mark=odd action=mark-routing \ new-routing-mark=odd passthrough=no
    add chain=prerouting in-interface= Local connection-state=new nth=1,1,1 \ action=mark-connection new-connection-mark=even passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface= Local action=add-src-to-address-list \ address-list=even address-list-timeout=1d connection-mark=even passthrough=yes
    add chain=prerouting in-interface= Local connection-mark=even action=mark-routing \ new-routing-mark=even passthrough=no

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    / ip firewall nat
    add chain=srcnat connection-mark=odd action=src-nat to-addresses=172.0.2.92 \ to-ports=0-65535
    add chain=srcnat connection-mark=even action=src-nat to-addresses=172.0.1.49 \ to-ports=0-65535

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    é só abrir o new terminal e colocar por partes tipo cola i bloco 1 lá fecha o terminal e de novo assim sucessivamente só n vale reclamar q agora ta difícil q ta quase impossível para dar errado.

  2. #2
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.614

    Padrão

    Parabenz pela dica

  3. #3

    Padrão

    amigo... esses gateway estao certos... sao todos os mesmos??

  4. #4

    Padrão

    Tbm não entendi??!!
    / ip route
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=odd

    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10 routing-mark=even
    add dst-address=0.0.0.0/0 gateway=172.0.1.1 scope=255 target-scope=10

  5. #5

    Padrão gateway

    os gateways nao sao os mesmos,mas no meu caso sim, porque os meus Links sao todos de um provedor Só etao a faixa de IP é a mesma,ok?

  6. #6
    cleivon
    Visitante

    Padrão Load Bal.

    Amigo sou um aprediz no MK e estou tentando montar um load balance conf. sua configuração.
    instalei uma maquina com tres placas de rede.
    conectei uma ao meu notbook, a outra no speedy e a outra em um roteador ligado a uma rede sem fio.
    configurei a canexão PPOE para o speedy e a conexão cliente DHCP para o radio sem fio.
    consigo pingar no radio pelo MK mai não sei como configurar os ip o rtadio esta dando ip na classe 192.168.2.100
    e o speedy ele da ip na classe 200. sempre ele muda. como fazer neste caso.

    abraço.

  7. #7

    Padrão

    Amigo parabéns pelas dicas,me responda uma coisa tenho aqui 1mb dedicado ip fixo e um adsl dinamico,como eu faço nete caso?

  8. #8
    cleivon
    Visitante

    Padrão

    Ola amigo, quero agradecer pela ajuda, pois ja algum tempo venho tentando configurar um desses, porem ai não consegui, mais sei que e porque sou novo no MK e não entendi a configuração que devo fazer nas maquinas.
    Tenho um Mk com 30 clientes, com uma conexão speedy no modem roteado e a vivax tambem, ai coloquei os ips conforme os modems, a minha rede esta na classe 192.168.55... porem os DNS que coloco na maquina seria os mesmos qua ja uso, ou tenho que criar outro? e o gateway fica tbm o mesmo ou uso os de cada modem? voce poderia me dizer ou passar uma configuração, para que eu possa deixar um cliente no link 2 e outro no link 1.
    aguardo sua ajuda.

    abraço