+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão setgid e controle de quota de um diretório

    Pessoal, preciso limitar o tamanho de um diretório compartilhado na rede, independente de quem copie arquivos para ele... imaginem um diretório que todo mundo pode acessar na rede, mas o tamanho desse diretório não pode ultrapassar um limite..

    Pelo que sei, não existe um mecanismo de configuração especialmente para fazer isso, certo? Acho que precisaria ser um recurso direto do filesystem...

    Mas, enfim, pensei em uma solução utilizando quotas de grupo. Acho que quando vc habilita o setgid de um diretório, tudo que é copiado para o diretório fica como propriedade do grupo que foi colocado como owner do diretório. Se eu criar um grupo de usuário, vamos dizer 'Controle', e colocar todos os usuários da rede no grupo Controle (mas como um grupo secundário - não será o grupo principal de ninguém), será que a cota desse grupo 'Controle' vai limitar o tamanho do diretório (sem limitar a quota de nenhum usuário pertence ao 'Controle')?

    Será que essa idéia funciona?

    Desde já, obrigado pela atenção

  2. #2

    Padrão resolvido

    só para deixar um feedback, resolvi meu problema com um loopdevice mesmo... cada diretório que quero limitar o tamanho crio um arquivo imagem de um sistema de arquivos com o tamanho que preciso... abraço