+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor com Mikrotik

    Bom dia a todos, estou montado um provedor wireless e fiz um orçamento de algumas peças e gostaria de saber se preciso de algo a mais, vou explicar detalhadamente o que eu vou fazer.

    1_Bem para começar preciso fazer um ponto1 a ponto2 de uns 15 km, só para pegar o link da gvt de 2mb 100% garantido tudo
    legalizado. Gostaria de saber se 2 equipamentos ubiquiti nano station 5.8ghz seria ideal?

    2_do link da gvt(ponto1) pretendo colocar 4 antenas hyper link e 4 Aps para passar o sinal para clientes.por exemplo 4 hiper link para fazer um 360. isso é possivel? teria outra forma melhor?

    3_ponto 2 chega o sinal do nano station, e vai direto para o Microtik e dele eu posso gerenciar todos os Aps? e eu posso colocar cartões nele tbm? e desse ponto 2 eu coloco uma omni 18dbi para clientes.

    Outra dúvida você acha interessante eu colocar um servidor linux para gerenciar tudo ou o mikrotic já faz isso tudo?

    Bom se precisar de mais alguma coisa, gostaria de sugestões.

    Obrigado, agradeço desde já.

    Abaixo o orçamento que eu fiz.
    falta os aps que já tenho que são os ap routers wr254 2.4ghz
    e eu tenho tbm 3 cartões orinoco gold



    4 - W. ANTENA HYP 14DBI SETORIAL 2.4GHZ HG2414HSP-090 R$ 390 cada
    4 - MK- MINI PCI CARD ATHEROS 54MBPS EMP-8602 PLUS-S 600MW c/ pigtail R$ 165 cada

    1 - MK- PLACA ROUTER BOARD RB/600 COM LICENÇA NIVEL 4 R$ 850
    RB/600
    RouterBOARD 600 with PowerPC MPC8343E 266/400MHz CPU, 64MB RAM, three LAN, four miniPCI, NAND Storage with RouterOS L4 (v3 release candidate)
    RB COM 4 SLOTS MINIPCI E 3 SLOTS DE REDE
    CPU DE 266/400 MHZ
    MEMÓRIA 64MB

  2. #2

    Padrão

    Amigo, sugiro começar seu Provedor com 100% Mikrotik. AP's, Nano Stations, Orinoco... não seriam boas opções para começar. Use RB's para ponto-a-ponto, com cartões R52H de 350mW com NsTream. Terá um grande troughtput.
    Cartões Engenius em 5,8Ghz são muito ruins. No restante tá ok.
    []'s
    Breno

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por isaiasms Ver Post
    ...interessante eu colocar um servidor linux para gerenciar tudo ou o mikrotic já faz isso tudo?
    ...
    O mikrotik já faz o gerenciamento(firewall, c. banda. c. users...).
    No ponto a ponto, porque não colocar duas rb 600?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr. RG Ver Post
    O mikrotik já faz o gerenciamento(firewall, c. banda. c. users...).
    No ponto a ponto, porque não colocar duas rb 600?
    OK, estou fazendo o orçamento, assim que me mandarem o orçamento eu posto aqui para verificar se está OK.

    Agradeço muito.

    Obrigado.

  5. #5

    Padrão

    O que seria o Nstream ?
    Última edição por superxandaoce; 11-09-2008 às 20:33. Razão: correção

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por superxandaoce Ver Post
    O que seria o Nstream ?
    digamos que seja um protocolo do mikrotik, só trabalha mikrotik com mikrotik e da maior velocidade a rede

  7. #7
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Amigo, sugiro começar seu Provedor com 100% Mikrotik. AP's, Nano Stations, Orinoco... não seriam boas opções para começar. Use RB's para ponto-a-ponto, com cartões R52H de 350mW com NsTream. Terá um grande troughtput.
    Cartões Engenius em 5,8Ghz são muito ruins. No restante tá ok.
    []'s
    Breno
    Isaias,

    Boa noite. Meu amigo, nem se compara um servidor linux com um mikrotik. Na querendo rebaixar o sistema Mikrotik, mas um servidor linux é mais robusto e tem mais estabilidade. O Mikrotik é um excelente sistema, utilizando a interface gráfica através do Winbox, fica fácil de configuração. O meu conselho seria ter um servidor linux central e aí sim criar Mikrotik´s AP´s, e caso tenha um número elevados de clientes em determinado local, utilizar um cache webproxy local no mikrotik, buscando as requisições no servidor linux central. Pode usá-lo como paralelo, ou com hierarquia. Aí sim ficará show de bola.

    Atenciosamente,

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Isaias,

    Boa noite. Meu amigo, nem se compara um servidor linux com um mikrotik. Na querendo rebaixar o sistema Mikrotik, mas um servidor linux é mais robusto e tem mais estabilidade. O Mikrotik é um excelente sistema, utilizando a interface gráfica através do Winbox, fica fácil de configuração. O meu conselho seria ter um servidor linux central e aí sim criar Mikrotik´s AP´s, e caso tenha um número elevados de clientes em determinado local, utilizar um cache webproxy local no mikrotik, buscando as requisições no servidor linux central. Pode usá-lo como paralelo, ou com hierarquia. Aí sim ficará show de bola.

    Atenciosamente,

    Olá amigo,


    Realmente, nem se compara um servidor linux com mikrotik,

    Com linux, voce pode montar um servidor SAMBA, pode montar um servidor WEB com Banco de dados, pode montar um servidor proxy, pode montar um servidor firewall, entre outros.

    Agora para roteamento de internet, o mikrotik é muito melhor, pois é apenas um roteador.

    O ideal é usar o mikrotik para controle de banda e conexoes, e em paralelo utilizar servidores linux ou unix.

    Ou seja o mikroitk faz a ponte final com o cliente (é muito simples e pratico de configurar) e por trás ter os servidores linux/unix com squid , freeradius, etc...


    O mikrotik é um linux enxuto.

    Um abraço galera