+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Acessar redes distintas

    Estou querendo acessar duas redes distintas. Fiz isso algumas vezes e deu certo, só que agora não sei se estou fazendo correto ou não... Pois não tá funcionando.

    Roteiro realizado - Rede A:

    - Roteador eth0 - 201.XXX.XXX.XXX
    - Roteador eth1 - 192.168.0.2
    - Roteador eth2 - 192.168.1.3

    - route add -net 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.0.2

    Roteiro realizado - Rede B:

    - Roteador eth0 - 201.XXX.XXX.XXX
    - Roteador eth1 - 192.168.1.2
    - Roteador eth2 - 192.168.0.3

    - route add -net 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 gw 192.168.1.2

    Espero ter sido bem objetivo no que quero fazer e espero que os colegas entendam e possam me ajuda.

    Obrigado a todos e aguardo retorno.

  2. #2

    Padrão

    Meu amigo...
    Você tem dois roteadores na sua rede? Se sim através de que rede eles se comunicam?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Meu amigo...
    Você tem dois roteadores na sua rede? Se sim através de que rede eles se comunicam?
    Olá zenum,

    São duas rede distintas e em cada uma delas tem um roteador (internet). OK? Ambas são independentes uma da outra, mas quero uni-las para ativar uns "serviços" especificos de aplicativos.

    Grato.

  4. #4

    Padrão

    Então camarada...
    Pelo que eu vi nas configurações das suas interfaces você tem exatamente a mesma rede nos dois lados!
    Isso não vai funcionar! Pois o roteador vai ver que a rede de destino esta ligada a uma interface local!

    Basicamente se você quer unir essas duas redes pela internet vai precisar criar uma VPN!
    Vai precisar também mudar ou a mascara de um dos lados da rede ou mudar a rede em si!

    Ai em um dos roteadores você vai setar que para chegar a rede 192.168.15.0/24 precisa entregar
    os pacotes por um IP x que é o ip do outro roteador. Isso é um exemplo!

    Já configurou vpn? Se não recomendo o OpenVPN! Muito bom, simples, seguro e faz o trabalho!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Então camarada...
    Pelo que eu vi nas configurações das suas interfaces você tem exatamente a mesma rede nos dois lados!
    Isso não vai funcionar! Pois o roteador vai ver que a rede de destino esta ligada a uma interface local!

    Basicamente se você quer unir essas duas redes pela internet vai precisar criar uma VPN!
    Vai precisar também mudar ou a mascara de um dos lados da rede ou mudar a rede em si!

    Ai em um dos roteadores você vai setar que para chegar a rede 192.168.15.0/24 precisa entregar
    os pacotes por um IP x que é o ip do outro roteador. Isso é um exemplo!

    Já configurou vpn? Se não recomendo o OpenVPN! Muito bom, simples, seguro e faz o trabalho!
    Beleza!

    Já tenho VPN implementada entre a MATRIZ e cinco FILIAIS, tudo funciona certinho e é OPENVPN. O problema é que uma das filiais fica a menos de 100mts da matriz e quero eliminar em ponto (virtual) e deixar o acesso dessa forma (fisico).

    Obrigado pela sua atenção.

    Abraço.

  6. #6

    Padrão

    Opa cara blz...
    Qualquer coisa da um tok aeee!

    Se você vai deixar fisico a coisa poderia até colocar eles direto em um switch,
    usar a mesma rede IP e no lugar de um roter na filial deixar o linux como um bridge!

    Ai você não tem com o que se preocupar com rotas e tudo mais...
    Mas isso é só uma idéia!