+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Licenças com ltsp (boot remoto)

    Bom dia pessoal. Seguinte, vou montar um laboratório de treinamentos onde utilizarei o ltsp para montar a estrutura de rede. Pois bem... nesse laboratório também utilizarei o windows pra dar alguns treinamentos, daí o questionamento:
    - Vou instalar um servidor ubuntu utilizando virtualização para carregar o windows. Existe a obrigatoriedade de pagar licença para as demais estações sendo que o windows só vai ficar instalado no servidor e acessado nas estações via boot remoto?

    Desde já agradeço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Até onde sei não é obrigatório o pagamento de licenasa, uma vez que o windows cobra por "máquina onde está instalado" e não por "máquinas que estão acessando". Pelo menos até o windows XP era assim não sei quanto a forma de licensiamento do windows Vista.

  3. #3

    Padrão

    Falar de licença e realmente complicado sem conhecer o que vc esta fazendo, mais o windows server tem licensa de acesso tambem, e o windows xp e por instalaçao, + pra acessar a rede tambem precisa da licensa de acesso, ai caimos no seguinte, se no seu servidor de virtualisacao tem mais de uma intalacao do xp, e uma licensa por instalaçao(vc nao pode ter mais de um usuario usando tambem), se e server e tambem tem mais de uma licensa e a mesma coisa, mais as licensas de acesso, quem estiver acessando tem que ter a licensa, se for pelo terminal server a licensa e um absurdo, e mais barato a licensa do windows+office, se vc ler o contrato vc entende, ele e bem explicativo, e aquele que ninguem le, so da o F8 direto. se nao tiver esclarecido, entao explica melhor sua estrutura, assim eu explico melhor pra vc o que vc precisa.