+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question OSPF no MIKROTIK alguém tem algum tutorial ou exemplo de implantação e funcionamento?

    Pessoal,

    To precisando configurar OSPF na minha rede onde pretendo usar somente MIKROTIK como roteadores

    negócio é o seguinte...

    https://under-linux.org/gallery/showphoto.php/photo/453https://under-linux.org/gallery/data/500/thumbs/bs.jpg


    Dentro desse Anel principal os links chegarão em Três dos "roteadores", autenticação dos clientes será feita por um servidor RADIUS que vai está dentro do anel principal os "roteadores" de ponta fora do anel servirão como acesso de Clientes... dentro da rede as conexões serão feitas por Wireless ou Ethernet(Metro-Ethernet), e dentro da rede teremos IPs Válidos e não Válidos.

    Preciso implantar OSPF nessa rede sendo que toda ela é feita em Mikrotik voltando a perguntar se alguém pode me ajudar com a configuraçãod o MK para OSPF.

  2. #2

    Padrão

    no wiki no mikrotik (MikroTik Routers and Wireless) tem um exemplo de configuração .. com balanceamento...

  3. #3

    Padrão

    Pessoal consegui resolver meu problema com OSPF e Mikrotik pensei que seria dificil porém é muito mas fácil que no CISCO... bom o negócio é o seguinte meus testes estou usei dois PCs com mikrotik instalado, o primeiro deles estava ligado num roteador ADSL e o segundo ligado no primeiro servidor, e um notebook com windows ligado no segundo servidor.

    ativei o OSPF nas interfaces de comunicações entre os dois servidores... e eles já atualizaram suas listas de roteamento dando rotas para todas as redes conectadas através deles ou aprendidas por OSPF ou outros protocolos de roteamento...., porém meu maior temor se realizou esse tipo de configuração é muito eficiente para uma rede estável porém não funciona com ADSL por um motivo simples.... tanto o roteador ADSL(por mais que tenha possibilidade de ativação do RIP) quanto o primeiro gateway(BRAS ou NBR - roteador responsável pela conexão ADSL através de PPPOE com sua operadora) não propagam suas rotas.... ou seja se vc fizer uma conexão PPPOE no próprio mikrotik e vc tenta acessar qualquer servidor fora da sua rede... ele fica tentando acha-lo dentro de sua rede como ninguém sabe o caminho vem a notícia.. "no route to host", se vc usa o modem ADSL como roteador o servidor que estiver conectado direto a esse roteador ADSL irá conseguir navegação por causa do NAT do modem ADSL porém os demais ligados por OSPF por mais que saibam a rota não irão conseguir....

    bom é só isso e espero sinceramente que alguém me desminta... rsrs e que eu consiga fazer isso com ADSL

    um sistema autônomo com saída por um ADSL

  4. #4

    Padrão

    a rota default serve pra isso.. o que nao for encontrado ... next hop sera o default