+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distro Leve

    Alguem me aconselha qual o distro a usar?

    quero instalar um distro em 4 computadores ( pentium 3, 256ram )
    São computadores só para aceder á internet.

    qual o melhor distro para o caso ?

    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Um diga legalzinha pra isso pode ser um Fedora Core 7 ou 8.

    abracos

  3. #3

    Padrão

    Cara, acho que a questão não é qual distro escolher mas sim como instalá-la. Por exemplo, o Debian GNU/Linux é uma ótima distribuição. E é possível instalá-la, sem interface gráfica, utiliando apenas 210MB de espaço em disco através do NetInst. Depois disso instale um gererenciador de janelas mais leve, tipo o Xfce, ou se esses computadores são para usuários não linux teste o Look XP.

    Aqui alguns Links:
    XFce: Xfce - Screenshots
    Look XP: lxp.sourceforge.net - Screenshots Look XP
    Um tutorial de instalação do Look XP no Debian Etch: Linux: LookXP-IceWM - Linux leve e com cara de XP [Artigo]

    Acho que é isso...
    Até mais...

  4. #4

    Padrão

    Bom Dia

    Obrigado pela ajuda.
    O que se passa é que eu não domino muito sistemas em linux, neste momento para mim é tudo
    uma novidade, acho muito interesante e por essa razão é quero aplicar estes sistemas,
    Apos ter lido a sua resposta fiquei um pouco baralhado, como instalar.
    O que eu queria era algo facil de instalar, os computadores que quero instalar são apenas para navegar na net.
    são para ser montados numa sala de convivio num quartel de bombeiros para o pessoal poder navegar nas horas livres.
    tem que ser algo simples, é mesmo só para navegar e possivelmente jogar uns jogos.


    obrigado

  5. #5

    Padrão

    Hehe... Cara mas não é complicado! Foi mal, supus que você já tinha algum conhecimento!

    Deixa eu te explicar. O Linux é só o Kernel. Só o núcleo do sistema operacional. O sistema operacional em sí é feito por outras pessoas. Isso nós chamamos de distribuição, ou simplemente distro. Sobre o sistema operacional roda um gerenciador de janelas, ou interface gráfica. Você pode escolher diversos gerenciadores, cada um com suas vantagens e desvantagens! Os mais famosos e com mais recursoso são o Gnome e o KDE. Pórem isso significa que eles são mais pesados! Existem outos gerenciadores de janela mais simples como o Xface que eu havia falado.

    Olha só, eu tava aqui pensando. Eu tinha um Ubuntu 7.10 rodando num Pentium 3 de 900MHz com 1G de RAM. Ele rodava até bem... Só que ele usa o Gerenciador de janelas GNOME.

    Se você quiser tesstar o Ubuntu já vem pronto para instalar: Your Download will Start Shortly | Ubuntu
    Baixa o CD de instalação e põe sua máquina pra bootar pelo CD. Ele vai rodar o sistema operacional a partir do CD. Depois que ele terminar de inicializar basta clicar no ícone do desktop "instalar". Ele tem a instalação toda em ambiente gráfico.

    Testa o Ubuntu, e depois posta aqui como tá. Se ficar lento, te ajudo a por uma disto mais leve...

    Até mais...

  6. #6

    Padrão

    muito Obrigado
    Vou seguir o teu conselho e depois digo alguma coisa

  7. #7
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Colega usa o CentOS.

  8. #8

    Padrão

    CentOs vejo mais como servidor.

    Ja que quer aprender recomendo o Debian mesmo instalando o netinstall, quanto a questão de conhecimento so na prática que vai aprender, so arriscando eu aprendi ^^.
    Pode utilizar distros como Ubuntu versão mais antiga como 6.04, o que mata é memória mas com uma partição swap so para navegar vai estar de boa.

    Eu ainda recomendo debian, e melhor, recomendo que faça Testes, tente instalar o debian direto, depois o net install, não tenha medo as máquina estão paradas mesmo, máximo que pode acontecer é perder uma hora do seu dia brincando de aprender.

    Abraços