+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Vlan no MK

    Falae galera do Under, estou configurando um Router OS 3.13 (level 4) em um PC Athlon 2000, 1 GB e HD 40GB, a idéia é colocar ele em uma vila de 10 casas com PPPOE (ou HotSpot), controle de banda e Proxy Full, eu queria cria 10 vlans, uma para cada casa, mas ao criar as vlans nao consigo pingar para nenhuma delas, configura a faixa de IP igual a da vlan e nada de ping, será que é burrice minha, falta de configuração ou bug de versão? Sendo que criou redes virtuais no Slackware e é tão simples, achei que no MK era simples como na distro linux.


    Desde já agradeço qualquer ajuda, grande abraço a todos.
    Última edição por XtremeZone; 30-08-2008 às 13:19.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por XtremeZone Ver Post
    Falae galera do Under, estou configurando um Router OS 3.13 (level 4) em um PC Athlon 2000, 1 GB e HD 40GB, a idéia é colocar ele em uma vila de 10 casas com PPPOE (ou HotSpot), controle de banda e Proxy Full, eu queria cria 10 vlans, uma para cada casa, mas ao criar as vlans nao consigo pingar para nenhuma delas, configura a faixa de IP igual a da vlan e nada de ping, será que é burrice minha, falta de configuração ou bug de versão? Sendo que criou redes virtuais no Slackware e é tão simples, achei que no MK era simples como na distro linux.


    Desde já agradeço qualquer ajuda, grande abraço a todos.
    amigo se vc colocou a faixa certa em cada interface tem q funfar, veja se vc nao esqueceu de colocar por exemplo a mascara, ex: 192.168.2.1/24, se esquecer do /24 pode ter certeza q nao vai pingar

  3. #3

    Padrão

    UP!!!

    Será que alguem já tentou trabalhar com vlan e teve sucesso?

    Desde já agradeço qualquer ajuda.

  4. #4

    Padrão

    Amigo,
    sim, e funciona muito bem. Podes criar até 4095 em cada Interface Etherner ou Wireless.
    Quando você cria um VLAN, uma interface virtual é criada. Podendo setar range de IP pra ela, QUEUE, HOTSPOT, PPPOE ou qualquer serviço.
    Se sua VLAN não funciona pode ser o adaptador de rede que não aceita VLAN. Entre os que aceitam e já forma testados:


    • Realtek 8139
    • Intel PRO/100
    • Intel PRO1000 server adapter
    • National Semiconductor DP83816 based cards (RouterBOARD200 onboard Ethernet, RouterBOARD 24 card)
    • National Semiconductor DP83815 (Soekris onboard Ethernet)
    • VIA VT6105M based cards (RouterBOARD 44 card)
    • VIA VT6105
    • VIA VT6102 (VIA EPIA onboard Ethernet)
    • 3Com 3c59x PCI
    • DEC 21140 (tulip)

    Esteja certo do VLAN ID, por exemplo se na primeira VLAN colocou o ID com o numero 1, e a quinta VLAN que vc criar colocar também o número 1. Ambas falarão entre si. Se não quer que isso aconteça, nunca repita o VLAN ID.

    Depois é só colocar o range de IP para sua Vlan, e pode pingar normalmente de onde tiver (claro conectado ao adaptador de onde a VLAN está criada.
    EX:
    [admin@MikroTik] interface vlan> add name=test vlan-id=32 interface=ether1
    [admin@MikroTik] interface vlan> print
    Flags: X - disabled, R - running
    # NAME MTU ARP VLAN-ID INTERFACE
    0 R test 1500 enabled 32 ether1
    [admin@MikroTik] interface vlan>

    [admin@MikroTik] ip address> add address=10.10.10.1/24 interface=test
    [admin@MikroTik] ip address> print
    Flags: X - disabled, I - invalid, D - dynamic
    # ADDRESS NETWORK BROADCAST INTERFACE
    0 10.0.0.204/24 10.0.0.0 10.0.0.255 ether1
    1 10.20.0.1/24 10.20.0.0 10.20.0.255 pc1
    2 10.10.10.1/24 10.10.10.0 10.10.10.255 test
    [admin@MikroTik] ip address>

    []'s
    Última edição por brenovale; 10-09-2008 às 12:58.

  5. #5

    Padrão

    Muito obrigado breno, deixa só tirar mais uma dúvida contigo. No Slackware eu crio redes virtuais e nunca tive problemas de alguma placa de rede de cliente nao pingar para o gateway (incluindo placas de rede novas e antigas), agora deixa ver se eu entendi, no mikrotik a vlan não funciona em determinados chipsets de placas de rede? (em placa de rede antigas por exemplo, não funciona?) Se for isso funciona diferente da rede virtual que crio no slackware.

    Agradeço toda ajuda prestada, grande abraço.