Página 6 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #101

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Ola pessoal,
    11b/g = 600mW
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         emp8602+s.1.jpg
Visualizações:	161
Tamanho: 	111,5 KB
ID:      	11695

  2. #102

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por meganet Ver Post
    Servidor eu utilio 2, 1 para todo o controle de banda etc... 1 paralelo só pra cache.
    Os 2 servidor utliazando Slackware em relação as RB,s vai ser em uso so para envia e receber sinal ou seja bridge e boa mais nada
    agora com os cartões não tem geito vou ter que usa os "pióres" EMP-8602. pronto e acabo .....rsrs

    "pióres" EMP-8602 ???????????

    So se forem piores para voçê pois esses cartões são otimos , tenho quem possa dizer isso por min !
    esse cartão so requer cuidados e saber trabalhar , usalo em 100MW e não em 600MW !!! 40 clientes ao invez de 100 no msm cartão !!!! etc...........

    Sabendo usar nao vai dar problemas !!

  3. #103

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por becker2008 Ver Post
    Tmb usei os cartoes engenius... em duas semanas, com duas chuvas se foram dois cartoes, enfraqueceram incrivelmente.... mudei pra um R52H e pronto acabo o problema...

    com duas chuvas se foram dois cartoes ????????
    Poderia explicar melhor ? voçê deve ter deixado o cartão na chuva neh rsrs , colega como que este cartão iria dar problemas com relacionados as chuvas se ele nao pegou chuva ? vc verificou se nao entrou humidade nas antenas ? talvez msm tendo entrado humidade em sua antena pelo cartão R52H ser mais potente amenizou seu problema parecendo a antena estar funcionando td ok !
    não é normal este cartão dar problemas facilmente como voce descreveu , aqui usam normalmente a bastante tempo e isso nunca aconteceu !

  4. #104

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Eu nen quis arriscar com os cartão engenius, comprei direto o r52h e vendo muito feliz =D.

    Os engenius sofre muito com discarga eletromagnetico.

  5. #105

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    magal, eu tenho desses cartões nas minhs ominis hyperlink de 15 DB..
    vi q quando da trafego d 2 MB a latencia vai a quase 2000 ms.. ai to pensando em substituir o mesmo por XR2..mas tenho 6 pontos com 6 cartões 8602....mas qual é o melhor para trabalhar em 2.4 numa omini ??
    me ajude por favor...

  6. #106

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Murilo eu trabalho aqui com R52H, e omni ta dando um ganho muito bom e ate hoje não tive nenhum reclação de cliente nenhum, e sempre esta estavel esse pop.

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    magal, eu tenho desses cartões nas minhs ominis hyperlink de 15 DB..
    vi q quando da trafego d 2 MB a latencia vai a quase 2000 ms.. ai to pensando em substituir o mesmo por XR2..mas tenho 6 pontos com 6 cartões 8602....mas qual é o melhor para trabalhar em 2.4 numa omini ??
    me ajude por favor...

  7. #107
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Caro Murilo, esses cartões tem esse problema de latência alta mesmo (diminuindo a potência melhora), o XR2 é bem melhor para se trabalhar com qualquer tipo de antena principalmente com omni.

    Uma pergunta: Já estão em uso tem muito tempo??

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    magal, eu tenho desses cartões nas minhs ominis hyperlink de 15 DB..
    vi q quando da trafego d 2 MB a latencia vai a quase 2000 ms.. ai to pensando em substituir o mesmo por XR2..mas tenho 6 pontos com 6 cartões 8602....mas qual é o melhor para trabalhar em 2.4 numa omini ??
    me ajude por favor...

  8. #108

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Caro Murilo, esses cartões tem esse problema de latência alta mesmo (diminuindo a potência melhora), o XR2 é bem melhor para se trabalhar com qualquer tipo de antena principalmente com omni.

    Uma pergunta: Já estão em uso tem muito tempo??
    a mais de um ano..e vi q esta virando caroça mesmo...

  9. #109
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por muriloc4 Ver Post
    a mais de um ano..e vi q esta virando caroça mesmo...
    Esses cartões podem ter perdido potência, porem em 1 ano surgem muitas redes. O que aumenta o ruido e automaticamente provoca lentidão na rede. Reveja os numeros no seu cartão, o nivel de sinal dos clientes, ACk.Timeout, Overall, Noise Floor ..... 80% dos problemas são resolvidos com pequenos ajustes.

  10. #110

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Esses cartões podem ter perdido potência, porem em 1 ano surgem muitas redes. O que aumenta o ruido e automaticamente provoca lentidão na rede. Reveja os numeros no seu cartão, o nivel de sinal dos clientes, ACk.Timeout, Overall, Noise Floor ..... 80% dos problemas são resolvidos com pequenos ajustes.
    levy..sempre antes de eu vim aki..eu faço tudo o possivel...troca de canal, fixar potencia, txpower...quando os erros persitem eu recorro aki...
    mas ja fiz todos os testes possiveis

    so pra ter uma ideia em uma das ominis esta dando -80 dBm de noise floor..ta tenso aki..e olha q o cartão esta com txpower de 10 dbm.
    Última edição por muriloc4; 31-05-2010 às 23:17.

  11. #111

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Eu nen quis arriscar com os cartão engenius, comprei direto o r52h e vendo muito feliz =D.

    Os engenius sofre muito com discarga eletromagnetico.
    Os novos cartões 8602+S ao inves de ter a proteção ESD de 4,000v agora tem 9,000v para evitar estes problemas. (versão 2010)

  12. #112

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    eu usava os senao para um PTP em 5.8 mas ele não aguentava o tráfego e travava. ao botar um R52h comecei a ter tranquilidade.

  13. #113

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Definitivamente é um cartão polêmico, já vimos aqui no fórum muita gente falar sobre ele.

    Tenho 8 cartões destes que aposentei assim que comprei por não gostar da performance deles, sendo assim resolvi tirar da gaveta e fazer alguns testes em bancada e em uma torre e cheguei as seguintes conclusões que espero serem úteis para quem está começando agora.

    USANDO EM 2.4 Ghz

    1) Gera muito ruído;
    2) Coloquei a potência no máximo em 200mw para amenizar o ruído e a latência;
    3) Com antena omni o cartão fica pior ainda;
    4) Use somente com setoriais ou antenas de disco;
    5) aguenta bem no máximo 30/40 clientes;
    6) ACK instável.

    USANDO EM 5.8 Ghz

    1) A perfomance do cartão é bem melhor nesta frequência;
    2) Coloquei em default o tx power, se fixar a potência ele não fica bom;
    3) Testei com antenas offset da zirok de 26db e duas RB411, fechou bem um link de 10km com throughput de 20/20 mega.

    Em resumo, não é um cartão que eu usaria, ainda mais tendo cartões no mercado como o SR2, SR5, XR2 , XR5, R52 e R52H.
    A única vantagem é ser HOMOLOGADO.

    IMPORTANTE: O cartão tem um bug de configuração da potência, ele aumenta em 10db o valor fixado no tx power, fazendo com que ele fique pior ainda. (Leia tópico do Sérgio sobre o assunto)
    Rapaz , realmente " polêmico" é o termo certo . Retirei os 3 cartões que tinha R52 350 e substitui por 3 Emp-8602 setados em " defaut " . Acabaram-se os problemas . Tô comprando mais 2 pra ficarem de reserva .

  14. #114

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    usei este cartao durante muito tempo em um enlace.. mas dps ele começou a ficar ruim.. ficava caindo.. pelo que pude notar, parece q ele perdeu "sinal" .. troquei um dos lados por um R52 .. e o enlace esta UP 1 ano sem problemas...

    este cartao nao tem proteção na "porta" RF.. entao qualquer descarga estatica/atmosferica que venha pelo cabo.. ou mesmo pelo equipamento.. danifica ele !!

    me parece que ele "aguenta" até 2kv... contra 15kv do XR5 (tinha um comparativo feito por um laboratorio, mostrando esta falha).

  15. #115

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Dia desse procurando sobre aquela velha diferença de 10dB no Mikrotik cheguei a esse comentario no forum da MK gringa: MikroTik RouterOS • View topic - WinBox Tx Power display seems 10 dB low

    O EMP8602 não teve driver pra linux, isso? Até aí ok, driver pra linux poucas vezes são feitos pelo desenvolvedor do hardware mesmo, mas geralmente nos casos de driver feito por programador independente não resulta no melhor desempenho do dispositivo.

    Suspeito que a polemica poderia ser melhor explicada coletando uns dados de usos, como versão do cartão (Antigo ou novo), versão do MK, RB usada (Pra ver VRM da alimentação), potencia setada, e uso ou não de aterramento.

    Aqui uns queimaram num raio, digo, baixaram a potencia mas não queimaram. A sensibilidade continua ok, mas a potencia está em algo como 10mW.
    Não vou mais usar ele (Só XR2 pra setorial, e R52H pra PTP), mas não consigo crer que em todos as situações ele é tão ruim, já que temos uns 10 ou 12 deles em torre e repetição, setados pra 20dB (Sem aterramento, em RB433AH e RB600, modelo antigo).

    Esses 10dB de "erro" do mikrotik, aliado ao grande aquecimento do EMP8602, e a baixa temperatura que ele aguenta, podem explicar uns cartões que morrem rápido. Outra coisa é estática, pros cartões que morrem cedo (10 min. de uso), porque tem gente que sempre fica carregado com estática, tem funcionário que em meio ano já queimou 4 Ram, eu em muitos anos nunca queimei nenhuma com estática (Inclusive encosto no chão quando posso), tenho a impressão que ele é meio sensível a isso por alguma despadronização na montagem.

  16. #116

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Prefiro o XR2 mas em custo benefício vou de R52H

  17. #117

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Tenho 3 Engenius em produção e realmente não são grandes coisas, 2 deles já estão com a potencia baixa. Estou partindo para o R52h.

  18. #118

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Ola pessoal,
    favor especificar melhor quando falar de (perda de potencia).
    Qual frequencia que esta usando? que banda? que regiao do Brasil esta localizado e aonde esta instalado o cartao?

    Isso vai nos ajudar a ver aonde esta o erro, pois nos novos cartoes almentamos o ESD dele para 9k. O que pode esta acontecendo e que ainda pode ter alguns cartoes ´antigos´ rodando por ae.

    obrigado!

    Marco Michels

  19. #119

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Agora estou com outro probleminha!
    Desta vez é com R52H
    Até especifiquei em outro tópico... o problema é que os clientes estão com sinal, ccq e ack ótimos, mas, muitas vezes sem conexão.

    PS. "Sinal = -55 / -50" "CCQ = 100 / 80" "ACK = 30 / 50" em uma distância de 800 metros com visada.

    Outra coisa, vou trocar meu pigtail, mas qual cabo seria melhor "Lmr 400 ou Lmr 600"?

  20. #120

    Padrão Re: Engenius EMP-8602, um cartão polêmico

    Boa tarde a todos,
    Acompanho este forum a um tempo porem nunca me registrei. Este é meu primeiro post.

    O cartão da engenius e bom, porem tem que instalar certo. Ouvi muitas pessoas comentarem sobre a perde de potencia, porem outros falam que e otimo, ninguem realmente especifica aonde esta o problema.

    No momento estou usando as R52H mais se continuar dando problema, vou partir para a engenius.