+ Responder ao Tópico



  1. #181

    Padrão

    Citação Postado originalmente por extremeinternetsri Ver Post
    De uma olhadinha talvez ajude >>>>> O deciBel
    Ótimo artigo, mais no nosso caso aqui em questão, temos um erro na Eprom do EMP-8602 que está informando ao MK os valores errados, um cartão setado em 17 Dbm na realidade está a 27 Dbm, dá uma olhada ai no tópico, a fonte é o forum oficial do MK.

  2. #182

    Padrão

    "Problema não resolvido"
    Pessoal, retiro que falei , ontem voltei ao ponto inicial!

    Apos uma tremenda chuva, foi pro pau um cartão r52h que estava com a omini, eu desisti de resolver esse problema, hoje comprei um nano station e vou colocar ele como ap com a antena omini.

    Aproveitando, eu pesquisei e muitos falaram bem do nano station, mais como ap será que vai dar conta de no máximo 30 clientes on-line?

    valeu pessoal

  3. #183

    Padrão

    Pois é mas alguem esta enfrentando esse problema com os Ubiquiti XR2?

    Até mais.

  4. #184

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    "Problema não resolvido"
    Pessoal, retiro que falei , ontem voltei ao ponto inicial!

    Apos uma tremenda chuva, foi pro pau um cartão r52h que estava com a omini, eu desisti de resolver esse problema, hoje comprei um nano station e vou colocar ele como ap com a antena omini.

    Aproveitando, eu pesquisei e muitos falaram bem do nano station, mais como ap será que vai dar conta de no máximo 30 clientes on-line?

    valeu pessoal
    Eduardo, fiz algumas mudanças aqui a 04 dias, e umas 10 chuvas depois de todos os tipos (fraca, forte, o dia todo) e está tudo estável (mas não sei se resolveu por definitivo).
    Fiz o seguinte:
    - Troquei cartão (coloquei o firemax de R$ 50 que a linkteck vende até descobrir o problema, ele não tem a qualidade que o Senao tem mas tá rodando)
    - Troquei antena omni, cabo, coloquei tudo zero
    - Coloquei um centelhador na saida da omni
    - RB nao troquei porque o defeito não é com ela
    - Isolei o cano "enferrujado" onde a antena estava fixada com borracha (camara de ar de moto que pedi no borracheiro)
    - Coloquei uma fonte 18v 3,5A, nesta rb só tem 2 cartões rodando.

    Fez todos estes passos?

  5. #185

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Eduardo, fiz algumas mudanças aqui a 04 dias, e umas 10 chuvas depois de todos os tipos (fraca, forte, o dia todo) e está tudo estável (mas não sei se resolveu por definitivo).
    Fiz o seguinte:
    - Troquei cartão (coloquei o firemax de R$ 50 que a linkteck vende até descobrir o problema, ele não tem a qualidade que o Senao tem mas tá rodando)
    - Troquei antena omni, cabo, coloquei tudo zero
    - Coloquei um centelhador na saida da omni
    - RB nao troquei porque o defeito não é com ela
    - Isolei o cano "enferrujado" onde a antena estava fixada com borracha (camara de ar de moto que pedi no borracheiro)
    - Coloquei uma fonte 18v 3,5A, nesta rb só tem 2 cartões rodando.

    Fez todos estes passos?
    Só não fiz uma coisa, colocar um centelhador, vou comprar um para testar, mais de qualquer forma eu vou colocar o nano station no lugar pois já perdi uns 5 clientes com esse problema.

    Valeu pela dica

  6. #186

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Só não fiz uma coisa, colocar um centelhador, vou comprar um para testar, mais de qualquer forma eu vou colocar o nano station no lugar pois já perdi uns 5 clientes com esse problema.

    Valeu pela dica
    Eu usei protetor de surto (ele parece um centelhador, algumas lojas até vendem como se fosse mas não é).
    Já o centelhador verdadeiro, tem saída pro aterramento, tem da hyperlink por R$ 45 na linkteck e R$ 25 o protetor de surto.

  7. #187

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    "Problema não resolvido"
    Pessoal, retiro que falei , ontem voltei ao ponto inicial!

    Apos uma tremenda chuva, foi pro pau um cartão r52h que estava com a omini, eu desisti de resolver esse problema, hoje comprei um nano station e vou colocar ele como ap com a antena omini.

    Aproveitando, eu pesquisei e muitos falaram bem do nano station, mais como ap será que vai dar conta de no máximo 30 clientes on-line?

    valeu pessoal
    Colega... perdi uns 6 cartões entre EnGenius e R52H. Toda semana era um ou outro. Comprei XR2 e retirei o protetor de surto que eu tinha e ja esta a mais de 2 meses sem ter problemas. Ja enfrentei muita chuva depois que troquei. E tenho um cliente que tem um sistema de wireless na fazenda dele... deu o mesmo problema e coloquei um xr2 pra ele... tbm parou o problema.

  8. #188

    Padrão

    E ai companheiro, rapaz estou na mesma luta do povo ai, já me é o quarto engenius que troco, agora mesmo choveu e já se foi outro cartao, tenho aqui um XR2 pra trocar me fala ai tu usou o aterramento dele como? estou com ele aqui e vou preparalo logo.

    Grato!









    Citação Postado originalmente por Vini25MKT Ver Post
    Marcos, bom dia.

    Veja bem, o fato de o cartão danificar não está relacionado com a alimentação da rede e sim com a eletricidade estática presente na atmosfera decorrente do mal tempo "nuvens carregadas, chuva, etc"! Pelo menos no meu caso tive que substituir o cartão Senao pelo Ubiquiti e funcionou, não sei te dizer o porque na integra mas posso afirmar através da minha experiência que o Ubiquiti é mais resistente que o Senao em termos de eletricidade estática e não danifica! Já tive 2 cartões Senao e danificaram após uma leve chuva até trocar pelo Ubiquiti e pronto meus problemas acabaram, mas só tem um problema o Senao é homologado já o Ubiquiti não, portanto avalie sua necessidade antes de comprar!

    Em relação aos danos o que acontece com o cartão, não é a queima do mesmo é que ele perde potência, mas até então ainda consegue atender clientes mais próximos, mas o sinal fica muito ruim (fraco), ou seja, ele danifica mas não queima completamente!


    ...
    Abraços,

  9. #189

    Padrão queria poder ajudar

    AMIGOS É ESTRANHO DEMAIS , USO UN SENAO ATHEROS 5413 , PARA 40 CLIENTES SEMPRE FUNCIONOU BEM DEBAIXO DE CHUVA,


    SE QUISEREN ME ADICIONAR PRA GENTE TROCAR UMA IDEIA MELHOR [email protected]

  10. #190

    Padrão

    Citação Postado originalmente por greigservicos Ver Post
    E ai companheiro, rapaz estou na mesma luta do povo ai, já me é o quarto engenius que troco, agora mesmo choveu e já se foi outro cartao, tenho aqui um XR2 pra trocar me fala ai tu usou o aterramento dele como? estou com ele aqui e vou preparalo logo.

    Grato!
    Não usei o aterramento não... só acoplei a rb e configurei ele... esta até hoje... ja tem mais 2 meses... ontem mesmo choveu das 7 da noite... era umas 11 horas e não tinha parado.

  11. #191

    Padrão

    Boa noite a todos.

    Esse cartão Engenius é mesmo polêmico, Já perdi 3 cartões após chuva, mas dessa vez eu resolvi, usei a dica de um nosso amigo do Under-Linux(Eduardo Mansano), isolei a pate de metal da antena Omni que fica presa na torre com camara-de-ar, só assim, a Antena Omni não tem contato com a torre.O meu problema foi resolvido, espero ter ajudado.(Só uma dica, não isolem a parte de metal da Antena Omni somente com fita de alta fusão, pois ela rasga facilmente, usem camara-de-ar, ou algo similar).
    Última edição por abu; 10-12-2008 às 22:02. Razão: Erro ortográfico.

  12. #192

    Padrão

    Eu perdi outra seqüência de 2 cartões EnGenius.

    Mas fui perceber que as RB estavam sem aterramento, na própria caixa hermetrica tem suporte de lata e o simbolo de aterramento e a mesma não tava aterrada. Fiz o aterramento e vamos ver no q vai dar na proxima chuva.

    Engraçado e só estou tendo problema nos q estão em 2.4 os que estão em 5.8 nunca apresentou problema.

    Uso RB600A, conte 3.8ha 18v, Setorial Idela de 15dbi, torre muito bem aterrada.

    Vamos aguardar a proxima chuva pra ver se vou conseguir resolver meus problemas.

  13. #193

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Eu perdi outra seqüência de 2 cartões EnGenius.

    Mas fui perceber que as RB estavam sem aterramento, na própria caixa hermetrica tem suporte de lata e o simbolo de aterramento e a mesma não tava aterrada. Fiz o aterramento e vamos ver no q vai dar na proxima chuva.

    Engraçado e só estou tendo problema nos q estão em 2.4 os que estão em 5.8 nunca apresentou problema.

    Uso RB600A, conte 3.8ha 18v, Setorial Idela de 15dbi, torre muito bem aterrada.

    Vamos aguardar a proxima chuva pra ver se vou conseguir resolver meus problemas.
    Olá, aqui só parou de queimar cartão depois que eu fiz um aterramento com uma aste de 2.5mts, mais extranho que queimou o seu cartão pois vc usa panel setorial, o que eu estou vendo aqui no forum é que está queimando somente com antena omini.

    qualquer coisa estamos aqui.
    flw

  14. #194

    Padrão

    Citação Postado originalmente por eduardomansano Ver Post
    Olá, aqui só parou de queimar cartão depois que eu fiz um aterramento com uma aste de 2.5mts, mais extranho que queimou o seu cartão pois vc usa panel setorial, o que eu estou vendo aqui no forum é que está queimando somente com antena omini.

    qualquer coisa estamos aqui.
    flw
    Na verdade tive perda de potencia, ai tirei os cartões, coloquei num note e ai realmente ficaram fracos.

    Encaminhei pra link teck, acho q eles vão trocar.

    Minha torre tem 3 astes de 2,5mt fincadas abaixo da estrutura de concreto da base e mais 3 astes fincadas num gramado.

    Prestei atenção numa coisa, nas 2 vezes q aconteceu o problema acho q os raios caíram na torre da BrasilTelecom (que está a uns 15mt da minha) e nos painel q está apontado para o lado dela e o outro q está de costas.

    Vamos aguardar a proxima chuva pra ver o q acontece.

  15. #195

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Na verdade tive perda de potencia, ai tirei os cartões, coloquei num note e ai realmente ficaram fracos.

    Encaminhei pra link teck, acho q eles vão trocar.

    Minha torre tem 3 astes de 2,5mt fincadas abaixo da estrutura de concreto da base e mais 3 astes fincadas num gramado.

    Prestei atenção numa coisa, nas 2 vezes q aconteceu o problema acho q os raios caíram na torre da BrasilTelecom (que está a uns 15mt da minha) e nos painel q está apontado para o lado dela e o outro q está de costas.

    Vamos aguardar a proxima chuva pra ver o q acontece.
    Você chegou a testar protetor de surto ? pois no caso de raio ele não descarrega no cartão e sim no aterramento que está ligado no protetor, eu comprei dois desses mais ainda não testei.

    A link teck ta começando a dificultar a troca de cartão com perca de potencia, eles estão alegando que acontece isso quando a torre não tem aterramento, que não é o seu caso né!

  16. #196

    Padrão

    Citação Postado originalmente por NetoGO23 Ver Post
    Eu perdi outra seqüência de 2 cartões EnGenius.

    Mas fui perceber que as RB estavam sem aterramento, na própria caixa hermetrica tem suporte de lata e o simbolo de aterramento e a mesma não tava aterrada. Fiz o aterramento e vamos ver no q vai dar na proxima chuva.

    Engraçado e só estou tendo problema nos q estão em 2.4 os que estão em 5.8 nunca apresentou problema.

    Uso RB600A, conte 3.8ha 18v, Setorial Idela de 15dbi, torre muito bem aterrada.

    Vamos aguardar a proxima chuva pra ver se vou conseguir resolver meus problemas.
    Neto, você chegou a fazer aquilo que o Sérgio e o Justus trouxeram a atenção?
    Baixar a potencia, pois no MK quando seta numa potência na real dá 10 db mais.
    E porque no 5.8 não aparece o problema? SEgundo aquelas explicações, é porque existe um erro no engenius em 2.4 que dá esta diferença de potencia. E a Microtik já disse que não vai fazer alterações no soft para contornar o problema.
    Até agora é a única informação técnica sobre o assunto.

    O resto é só suspeita de um ou de outro.
    Um reclama que perde potencia porque é omini. Outro diz que usa setorial e perde potência.
    Outro diz que estava aterrado e perdeu potencia. outro diz que não tinha aterramento e perdeu potencia.
    Usa cano sem ferrugem, usa camara de ar para isolar, etc...etc...
    Está tudo muito no campo das suspeitas, mas até agora a única coisa que é comum a todos é a questão da potência.
    Eu pretendo usar RB mas estou aguardando para ver que cartão usar. Por enquanto fico ainda nos APs até clarear o assunto com precisão.

  17. #197

    Padrão

    Amigos .... esta acontecendo algo muito estranho em sorocaba (( não sei se só aqui )) trabalho no ramo a 8 anos ... a exatamente 6 meses uma ,,,, digamos interferencia começou a rondar um ponto qual estava com uma omini hyperlink de 15 dbi em modo ap tal ponto sempre funcionou normalmente e com a mesma ou até mais quantia de clientes conectados... e começou a se agravar em uns 40 dias .... é o seguinte em determinados periodos do dia o ping para os clientes ficão super altos até chegrem na media do 4000 ms apos isto os mesmos se desconectão ... isso independente de quantia de clientes seja um ou dez conectado ao ap portanto não seria o caso de alto trafego ... após colocar o radio em alto canal notei uma melhora ... porem o radio troca de canal toda hora mas nodo que as vezes a (( interferencia )) esta ocupando a banda toda ou seja os 14 canais ... apos diversos testes inclusive com duas setoriais hyperlink sem exito se mostrando com o mesmo problema qual se encontra a omini.. comecei a notar que a unica coisa que esta me resolvendo são as grades estou setorizando e adequando a estrutura para este modo atualmente.. estou com cinco grades aquarius para atender 29 clientes ... bom agora vamos ao mais estranho ..... muitos provedores e amigos meus estão com o mesmo problema isso se da na cidade toda inclusive cidade vizinhas alguem esta sabendo algo sobre o assunto ... DA SE A IMPRESSÃO QUE ESTAMOS SENDOS ATROPELADOS DO 2.4 ``seria para deixarmos a faixa limpa para a HDTV !!!!

  18. #198

    Padrão

    o problema de queimar e simples, eu reparei na minha torre queimaram 3 cartoes hj todas omni 12db da aquario, mas aonde tenho antena nova aquarios 15db nao queimaram mesmo perto cada uma do lado de um morro, percebi que omni "atrai" coisa ruim principamente a perca de potencia, dae vou colocar paineis setoriais em minhas torres e usar a omni 15 db aquarios que resolvem...

  19. #199

    Padrão

    Colegas eu estava com o mesmo problema, depois de muitas perdas fiz um aterramento muito bem feita na lata onde a RB é fixada e depois ainda passei o fio nos parafuzo da rb e prendi tudo no parafuso da torre e apertei com uma arruela de inox iguais que usei na torre e apertei com porca inox. Tambem depois fiz uns teste e baixei a potencia do cartão pra 14 antes usava em 22 e o maximo de diferença que deu foi de 2% no cliente a 6km da torre (de -72 pra -74).

    Meus cartões dava perda de potencia.

    OBS: Uso fonte 18v 3.5ha que comprei na link teck, Setorial da Ideal 15dbi.

  20. #200

    Padrão

    E PESSOAL TO COM 4 CARTOES DESSE VOU COMELAR A USAR AGORA E ESTA NO TEMPO DA CHUVA, SE DER ALGUM PROBLEMA EU POSTO AKI