+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Mikrotik c/ ether2 conectada a um AP externo!

    Bom, crânios do Linux...
    É o seguinte, como sou um tapado nesta área e ignorante de nascencia (nem sei como me formei do IME)

    A minha placa "ether1 - 10.0.1.253" está conectada ao "modem/ADSL (roteado) - 10.0.1.254" e a minha placa de saida para o switch eh "ether2 - 10.0.0.254" e configurei meu "AP ligado a switch com 10.0.0.1"...

    Como faço para configurar corretamente o meu Mk (se isto for necessário é claro) ou a minha rede?

    O meu servidor Mk esta sendo servidor DHCP tbm, na faixa de 10.0.0.10 - 10.0.0.100
    Agora como configuro a rede Wireless? O AP me da a sugestao de 172.1.1.x .
    Quero saber se a autenticação WEP ira funcionar fora da faixa de ip da rede Mk? E se não, como devo proceder para solucionar este problema, ja que não tenho um Server Mk com placa Wireless conectada a ele...

    Desde já, Muitooooooooooo Obrigadooooooooo!!!
    Ps.: O Status do sinal eh normal ficar em 0 dBm qd estou acessando via SSD?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    ...
    Como faço para configurar corretamente o meu Mk (se isto for necessário é claro) ou a minha rede?
    ...


    Você deve colocar os endereços ip nas interfaces corretamente: /ip add add address=ip interface=
    Você deve informar o route (gateway) da rede principal, no caso, o do modem: /ip route add gateway=10.1.0.254
    Você deve informar o dns principal: /ip dns set primary-dns=200.223.0.83 request-allow=yes
    Você deve fazer o masquerade para que sua rede local acesse a internet: /ip firewall nat add chain=srcnat ou-interface="onde está o ip do modem" action=masquerade disabled=no

    No mais... faça uma busca aqui no forum e já era.

    [quote=alguemdorio;343604]...
    O meu servidor Mk esta sendo servidor DHCP tbm, na faixa de 10.0.0.10 - 10.0.0.100...
    [/quote/

    /ip dhcp-server click em setup, isto aqui vai lhe ajudar muito.


    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    ...
    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    Agora como configuro a rede Wireless? O AP me da a sugestao de 172.1.1.x .


    Deixe o seu ap como ap+bridge


    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    ...
    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    Quero saber se a autenticação WEP ira funcionar fora da faixa de ip da rede Mk?


    A autenticação é válida para você se conectar na rede (ap)


    Você pode fazer uma busca aqui que irá achar muito material sobre o assunto:

    4shared.com - file sharing network - free file search - mikrotik

    E um passo a passo feito por um dos nosso companheiro de forum:

    https://under-linux.org/forums/attac...asso-celso.doc

  3. #3

    Padrão

    ...
    Última edição por alguemdorio; 02-09-2008 às 10:33. Razão: Fiz novamente abaixo!

  4. #4

    Padrão Por favor.. Me ajudemmmmmmm!!!

    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    mano, me perdoe... Esqueci de mencionar acima q meu serve eu ja tinha configurado... Esta funcionando perfeitamente em lan, tenho clientes cabiado tbm e tudo esta na perfeita paz. Controle de banda, acesso via wep do windows, bloqueios e tudo + ...

    O meu problema era como conectar via wireless...
    Tive um pequeno progresso aki hoje, eu nau machei nada bem concreto no site, e olha q baxei e uns 40 post e + 37 apostila sobre o assunto ^^...

    Eu configurei meu hotspot para os clientes + afoitos, eles colocam login e senha e se conecta pelo site. Com controle de mac, login e senha (nem me pergunta com oconesegui isto pq nem eu msm sei ) so tenho 1 problema, que se resolvido, nem preciso + usar o "secret", como faÇo um controle de banda pra hotspot???

    A ap ja esta enviando sinal na moral, clientes à 1km ta chegando a 96% (temo pelo meu radinho, naum vai durar nada) so que tenho clientes avulsos tbm, que se conecta ligando pra mim e fazendo depositos avulsos, e este tbm consegui controlar o tempo deles, porem minha velox de 6mb eh sugada ao maximo pelos msm, pois naum consigo controlar a banda idividualmente de kd 1...

    Como faÇo isto manosssssss

    help me!
    Plz
    helppppppppp me!!!!

  5. #5

    Padrão

    Para controlar a banda usando o hotspot você vá até o profile dos usuários e na opção rate limit(rx/tx) coloque o valor de download e upload.

    Dá uma olhada nisto:

    http://wiki.mikrotik.com/images/thumb/9/9e/Hotspot-limits.jpg/641px-Hotspot-limits.jpg

  6. #6

    Padrão

    Mano... Quase Goz... de alegria... + foi cortado qd vi tantos números =(
    Mano, me diga pq tantos numeros... Pq naum posso colocar somente: tx/rx 25k/256k ???
    Esclareça um pouco + mano, pra este teu novo amigo deb aki... vlw ^^
    E ainda + tem um "8" sozinho no meio de tudo... Pq akele 8 esta la?

    Pq esta um monte de velocidade na msm lacuna
    Esta faltando pouco agoraaaa... rsrsr

    Como deveria configurar as seguintes velocidades:

    Clientes Avulsos: up:...20k/512k down
    Clientes Especiais:.....100k/1,5M
    Clientes Fortes:..........50k/1M
    Clientes Fracos:..........15k/256k
    Clientes Esporádicos:...10k/128k
    C. c/ mania de Discada:.5k/64k
    Última edição por alguemdorio; 04-09-2008 às 00:12.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alguemdorio Ver Post
    Mano... Quase Goz... de alegria... + foi cortado qd vi tantos números =(
    Mano, me diga pq tantos numeros... Pq naum posso colocar somente: tx/rx 25k/256k ???
    Esclareça um pouco + mano, pra este teu novo amigo deb aki... vlw ^^
    E ainda + tem um "8" sozinho no meio de tudo... Pq akele 8 esta la?

    Pq esta um monte de velocidade na msm lacuna
    Esta faltando pouco agoraaaa... rsrsr

    Como deveria configurar as seguintes velocidades:

    Clientes Avulsos: up:...20k/512k down
    Clientes Especiais:.....100k/1,5M
    Clientes Fortes:..........50k/1M
    Clientes Fracos:..........15k/256k
    Clientes Esporádicos:...10k/128k
    C. c/ mania de Discada:.5k/64k
    Seguinte amigo,
    Ali você tem configuração:

    Max Rate (rx/tx) 128k/1024k
    Burst Rate (rx/tx) 256k/2048k
    Burst Threshold (rx/tx) 160k/1280k
    Burst Time 60/60
    Priority 1-8
    Minimum rate (rx/tx) 32k/256k

    Para fazer os planos citados acima é simples. Faça para cada plano um perfil com o rate desejado. Se você não quiser colocar as confs que estão lá, coloque apenas o Max Rate: (rx/tx) 32k/64k

  8. #8

    Padrão

    ALELUIAAAAAAAAAAAAAAAA!!! GLORIAS A DEUS!

    É ISTO MESMO MANOOOOOOOOOO!!!

    CONSEGUI, MINHA NET ESTA PERFEITA AGORA...

    E EU JA ESTAVA INSTALANDO O DEBIAN SERVER EM UM OUTRO PC PARA FAZER ISTO... UHAUHAUHAUH... VCS SÃO GENIOS MSM...

    E AINDA ME PERGUNTO SE SOU ANALISTA DE SISTEMAS ^^

    MANO, QUANDO PRECISAR DE UM FARVOZINHO, OU ZÃO AKI NO RIO, EH SO MANDAR UM SINAL DE FUMAÇA....

    SOU ANALISTA DE SUPORTE DA OI VELOX (supervisiono as URA's externas)...


    Agora, só + 1 coisinha.. .rsrs

    Como este esta sensdo um mundo novo pra mim, pois ja tem 11 anos q termineio o curso superio e nakela época só se conhecia o UNIX, brutal e carregado de comandos inespressíveis, por favorfaça uma configuração para mim, o q deveria colocar, que por ela eu me orientarei:

    Max Rate
    Burst Rate
    Burst Threshold
    Burst Time 60/60
    Priority 1-8
    Minimum rate

    e um breve tutorial para explicar casa estas palavras acima flw


    Abraço e fica com Deus!
    Última edição por alguemdorio; 07-09-2008 às 04:09.

  9. #9

    Padrão

    Max Rate -> o valor maximo contratado pelo cliente. Ex: 32k/up e 64k/down;
    Burst Rate | Burst Threshold -> aqui você coloca quanto o cliente poderá exceder o Max Rate. Ex: Burst Rate = 72k/up e 80k down;
    Burst Time -> aqui é o tempo, em segundos, do Burst Rate | Burst Threshold. Ex: depois de 30s/up e 30s/down o cliente volta a configuração inicial que é de 32k/up e 64k/down;
    Priority 1-8 -> aqui é a prioridade;
    Minimum rate -> isto aqui é o minimum que o cliente pode chegar. Ex: Ele tem 32k/up e 64k/down que é o max rate e 16k/up e 32k/down que é o minimum rate, ou seja, ele ficará entre o max rate e minimum rate;

  10. #10

    Padrão

    SHOWWWWWWWWW!!!

    Vlw!

    Um beijo no seu coração, a sua boa vontade nau mserá esquecida...
    T+++
    qualquer coisa, estou ai: (21)8552-9812 [email protected]