+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda para ampliação da rede

    Bom Dia Pessoal, seguinte a estrutura de meu pequeno provedor hoje é a seguinte:
    01 - omni de 15dbi hyperlink;
    01 - ap edimax 7209apg, na torre principal;
    01 - pigtail 10mt;
    512kbps full duplex
    e um server com o miktoik gerencando isso tudo;

    Atualmente ja estou com 30 clientes pendurados nessa rede, já estou pensando na ampliação para suportar um maior numerio de clientes, penso em cerca de 200. Gostaria de opnião de vocês sobre a ampliação da rede;

    - Penso em 4 paineis hyperlink de 12dbi
    - 01 pc normal com 4 placas pci chipset atheros, lá em cima da torre, proximo aos paineis

    andei vendo preço das routerboard mais tão muito caras;

    e ai pessoal será que to indo pelo caminho certo ??

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mczrafael Ver Post
    Bom Dia Pessoal, seguinte a estrutura de meu pequeno provedor hoje é a seguinte:
    01 - omni de 15dbi hyperlink;
    01 - ap edimax 7209apg, na torre principal;
    01 - pigtail 10mt;
    512kbps full duplex
    e um server com o miktoik gerencando isso tudo;

    Atualmente ja estou com 30 clientes pendurados nessa rede, já estou pensando na ampliação para suportar um maior numerio de clientes, penso em cerca de 200. Gostaria de opnião de vocês sobre a ampliação da rede;

    - Penso em 4 paineis hyperlink de 12dbi
    - 01 pc normal com 4 placas pci chipset atheros, lá em cima da torre, proximo aos paineis

    andei vendo preço das routerboard mais tão muito caras;

    e ai pessoal será que to indo pelo caminho certo ??
    Tá sim, vai por aí mesmo. Mas pelo amor de Deus, não usa RGC58... ainda mais em Base, 10 metros... Na sua base, use de preferência no mínimo o RGC213. Antenas dê uma pesquisada nas TSM, pois as hyperlinks parece q perderam a homologação, tinha um tópico quanto a isso esses dias no fórum.

  3. #3

    Padrão

    Opa Amigo também pode utilizar 4 setoriais de no mínimo 14 Dbi, com placas RB!
    Fica num custo baixo com ótima qualidade também!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Leonardo66 Ver Post
    Opa Amigo também pode utilizar 4 setoriais de no mínimo 14 Dbi, com placas RB!
    Fica num custo baixo com ótima qualidade também!

    Tava pesquisando o preço das setoriais hyperlink, mais tão muito caras, acho que vou dar preferencia nesse momento a 6 setorias da aquários com 60 graus cada uma, seria que fica bom tb

  5. #5

    Padrão

    use as 12,5 dbi da TSM, melhor custo benefício do mercado com ctz. Pelo menos até a última vez que eu orcei com eles. Faça uma consulta.
    TSM Antennas
    Cheque antes de qualquer coisa, como está a poluição na sua área, pois pode ser muito mais proveitoso comprar painéis de polaridade horizontal. Aqui, com menos de 6 meses de uso, meus painéis verticais já estão sendo aposentados por causa disso. RGC213 sempre, rgc58 só no pigtail, de no máx 40cm. Conectores bem feitos, fonte decente no pc-ap,e, provavelmente, vc tem que aumentar esse link com urgência (a não ser que vendas apenas 64k pros teus clientes). E o que eu digo pra todos, sempre; se vc vai levar a sério isso que começou pequeno, vá atrás de homologar esse seu ponto junto a Anatel urgentemente. Uma denúncia anônima de um concorrente ou de qualquer 1 que não goste de vc e vc perde tudo o que você botou no seu ISP, dinheiro, tempo e saúde.