+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Proxy e WebProxy, Mikrotik 2.9.27 - Não funciona de jeito nenhum

    olá pessoal, ja revirei um centena de sites, inclusive varios e varios posts aqui e UnderLinux, mas sempre encontro o mesmo material sobre a configuração do Mikrotik, e assim sendo, como estou começando a mexer com ele, nao consegui configura-lo corretamente para q os pcs clientes acessem a net do meu PC.

    Sistema: Windows XP PRO SP3
    meu pc tem uma conexão com internet do provedor local, numa placa sem fio comum
    (ip: 10.0.2.178, mask: 255.255.255.252, GW: 10.0.2.177, dns: 192.254.0.3) obs: compartilhada.

    na minha plca de rede local(ether) esta configurada com um ip de classe C, 192.168.0.1, 255.255.255.0

    ----

    Agora tenho um PC(Sempron 1.3, HD20GB, 128Ram, Rede Local e uma placa Atheros Wifi).
    instalei o Mikrotik 2.9.27, tudo certo, fiz o login e verifiquei as placas(int).
    Reconhecidas, parti para configuração dos IP's pelo Winbox.
    Assim:
    ether1 = IP: 192.168.0.2/24
    wlan1 = IP: 10.1.1.1/24

    configurei logo em seguida a interface wlan1 como ap-bridge e logo comecou a funcionar, testei com o laptop e enviando um sinal blz(excelente).

    Criei o DHCP Server para atribuir ips para os pcs clientes de acordo com a faixa da placa wlan1.
    ok, blz

    configurei o DNS, IP: 192.168.0.2(aqui nao sei se esta certo, pq eh a int de entrada)

    fiz o hotspot para a interface do AP(wlan1) e cadastrei um user(EU)

    ai q vem o problema: fiz o NAT,

    ip -> firewall > NAT >> Add
    chain: srcnat out.Int.(ether1) action=masquerede

    ativei o proxy:
    IP >> Proxy, deixei a porta 8080

    fui no Web Proxy
    deixei as configurações como constam nos materiasis diversos, mantendo a porta 3128

    fui no Pc cliente, ja conectado e com ip do dhcp server, e coloquei o proxy no browser
    ip: 10.1.1.1 porta: 3128

    ai abre a tela de login do user, autentica, libera mas nao acessa
    fica parado!

    meu objetivo e pegar uma conexao na minha maquina, coloca-la no mk, e compartilher pelo AP da placa wlan1 com dhcp

    assim: MEU PC(com net compartilhada) <-------> (ether1-[Mikrotik]-wlan1 como AP) <---------> Notebook

    eh isso ai!
    desde ja agradeço!
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Você deve fazer um regra de redirecionamento para o web-proxy e nada de colocar o web-proxy e o proxy funcionando simultaneamente.
    Você pode usar o parent proxy e o parent port para usar o web-proxy no profile do servidor e ativar a opção "Transparent proxy" do profile user ou mesmo não usar as opções ditas acima e usar apenas o redirecionamento.

    Dá uma olhada neste material:

    https://under-linux.org/forums/mikro...tml#post335480

  3. #3

    Thumbs up

    obrigado amigo, vou ver esse material e verificar os ajustes na configuração! só uma perguntinha. preciso colocar no browser do cliente as configurações do proxy?

    e..

    srcnat ?
    dstnat ?
    oq significa?

    abrigado novamente!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerfranco Ver Post
    ...
    srcnat ?
    Quem fez a requisição.


    Citação Postado originalmente por vagnerfranco Ver Post
    ...
    dstnat ?
    ...
    Para onde o servidor encaminhará a requisição.