+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão dúvida sobre CBQ e Squid

    Olá, eu controlo a velocidade de Up e Down dos meus clientes com o CBQ no Squid, porém recentemente me disseram que se eu controlar o Up com o CBQ eu perco o Squid. Isso é verdade?

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por srmsoares Ver Post
    Olá, eu controlo a velocidade de Up e Down dos meus clientes com o CBQ no Squid, porém recentemente me disseram que se eu controlar o Up com o CBQ eu perco o Squid. Isso é verdade?

    Boa tarde srmsoares.

    Essa conjectura é errônea meu amigo. Para realizar o controle de upload utilizando o CBQ, basta marcar os pacotes e delimitar suas configurações.


    CBQ

    O diagrama abaixo ajuda o entendimento deste limitador de banda:

    <<lim.download<< << 192.168.10.0/24===eth0~~Linux Gateway~~eth1=== internet NAT >>lim.upload>>

    Os arquivos de configuração do CBQ ficariam da seguinte forma:

    Controla o donwload da interface eth0 para a rede interna: /etc/sysconfig/cbq/cbq-0002.in:

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=200Kbit
    WEIGHT=20Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.10.0/24
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    Controla o upload da interface eth1 para a internet: /etc/sysconfig/cbq/cbq-0002.out:

    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=200Kbit
    WEIGHT=20Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.10.0/24,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no
    MARK=5

    Atente para a vírgula após o endereço, que significa que o CBQ atuará somente sobre o upload da interface de rede em questão. Outra coisa importante é a marcação dos pacotes oriundos da rede 192.168.10.0/24, que marcamos igual a 5. A regra de iptables para isso segue abaixo.

    iptables - A PREROUTING -t mangle -s 192.168.10.0/24 -j MARK --set-mark 5



    Espero ter sanado suas dúvidas.

    Atencisoamente,

    Última edição por MDdantas; 03-09-2008 às 17:48.

  3. #3

    Padrão Obrigado MDdantas

    Olá MDdantas, muito obrigado pelo esclarecimento. Foi de grande importancia para mim.