+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Servidor Radius pra que serve???

    Olá galera gostaria de sanar algumas duvidas minhas e espero que possam me ajudar!

    1) Quais as finalidades dele?
    2) Qual vantagem posso ter com ele ?
    3) Ouvi dizer que ele gera relatório como o sarg isso e verídico ?

    Obrigado a todos !

  2. #2

    Padrão

    servidor radius eh um servidor de autenticação centralizado, vários hardwares e softweres tem suporte a autenticação via radius onde voce tera apenas um unico cadastro...

    alguns exemplos de uso:

    - autenticação de usuarios web
    - autenticação de MAC ADDRES em access points wireless

  3. #3

    Question

    Obrigado Alexandre !

    Olha só eu tava achando que ele também serviria para fazer relatório de acessos dos clientes mas pelo jeito não dá !
    minha estrutura ta com um mk em pppoe e um slackware fazendo squid só que não to conseguindo fazer a lista de ips chegar ate o squid ..já tentei Proxy parent mas não fica bom ....você tem alguma dica ?

  4. #4

    Padrão

    o radius gera uma tabela de registros com as conexoes.... bytes enviados/recebidos .. hora/data de conexao.. ip usado, mac utilizado... da pra gerar um relatorio com isso... tipo extrato de uso..

  5. #5

    Question

    ok ! Mas fora isso não consigo saber quais saites foram acessados né ?
    Teria como Mudar o tipo de registro no mikrotik para que possa ser gerado o relatorio de acessos por ip ?
    ouvi falar do myauth sera que ele e bom para fazer autentição pppoe e gerar relatorio tipo o sarg ?

  6. #6

    Padrão

    sarg gera relatorios baseados nos acessos do squid.. mas pra provedor isso nao deve ser feito, entra na parte de privacidade do usuario...

    o radius na tabela de accouting, voce pode filtrar por ip, por usuario ou mac.. ou qualquer outro campo que tenha..

  7. #7

    Question

    Sei que e errado mas ....



    Digamos que eu tenha um pedófolo na rede e a federal venha bater na minha porta como vou identificar o meliante?

  8. #8

    Padrão

    ele vai ter a data de acesso e o ip.. ai vc pesquisa no radius..

    nao existe lei que me obrigue a gravar o que os usuarios acessaram, esta em julgamento.. ta naquela .. vai num vai..
    mas tendo o ip gravado que eh o comum de se fazer da pra saber...

  9. #9

    Question

    ok ok ... deixa eu ver se entendi o radius vai criar uma lista de ip´s que o usuario acessou ? e vai junto a hora e a data ?

    Alexandre voce usa radius ?

  10. #10

    Question

    Ontem a noite tentei configurar o freeradius 1.1.7 num slack11 e nao consegui sair da parte de criar a tabela (estava usando o tutorial do vivalinux onde ensina a instalar usando o slack 10 freeradius 1.0.1 e mais alguma coisa que nao to lembrado ) então como não consegui, baixei os 4 cds do slack 10 e vou tentar denovo derrepente funcione pois pelo que percebi o o problema tava na versão do mysql ...pois o comando não existia.......
    resumindo não manjo nada de radius por isso tantas perguntas pra ver se se enquadra no meu caso.
    mas to tentando fazer a coisa fucionar .

    Não querendo ser chato mas voce terial algum material pra me dar uma mão ?

  11. #11

    Question

    Sabe se o radius captura a pagina inicial do cliente ?

  12. #12

    Padrão

    radius eh somente autenticador.. essa captura voce precisa fazer no gateway com regas etc etc...

  13. #13

    Thumbs up

    Ok obrigadão por inquanto vou tentar implementar o radius e ver como fica !!!