+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão preciso de uma sugestão mini pci ou pci em um pc?

    Olá! Estou postando minha duvida na área de mikrotik, pois vi que aqui acontecem as maiores trocas de informação sobre wireless (ap-linux).

    Estou com um problemão de interferência na minha cidade, tenho vários pcs com linux (bfw + madwifi) em cima de varias torres, mas o problema esta na minha torre principal onde tenho 4 setoriais (aquários 12dbi) com 4 dlink g520 em um PC (athlon 2.0 256m RAM) com o linux brazilfw, os clientes mais longe chega a 3 km e quando tem muito trafego a navegação fica muito ruim, perdendo pacotes e pings altos. Aqui na cidade há 4 provedores wireless e todos tem muitos clientes por isso digo que há muita interferência.

    As perguntas:
    Pode ser o gerenciamento do bfw + o driver madwifi que causa esses problemas no horário de trafego?

    Pode ser as placas pci g520? Se há essa possibilidade qual placa me indica para por no lugar (homologada)?

    Tem placa mini pci (homologada) melhor que essas g520? Obs: nao preciso de potencia e sim de qualidade!
    Gostaria de dar mais informações, mas não sei o que mais informar.


    Preciso muito resolver esse problema e antecipadamente agradeço a quem ajudar!!

    Thiago Mendes Lemos
    Última edição por xthiagolx; 05-09-2008 às 18:23.

  2. #2

    Padrão

    Olá...
    Tbm tive a mesma duvida a dias atraz e veio uma sugestão que com testes se mostrou verdadeira ...
    Sem duvida a placa Dlink é melhor e mais robusta quanto a trafego e interferencias, porém tem o problema de ter apenas + ou - 50 mw, enquanto os mini pci chegam a 400 mw como é o caso do senao, porem sofrem mais com interferencia e aguentam menos trafego. A minha sugestão para você, seria manter as placas e apenas trocar as antenas, coloque setorias de 17 db da Hyperlink que são HOMOLOGADAS e outra coisa q notei aqui, preste muita atenção com cabos e conectores na torre, isso faz mta diferença, dê preferência em usar o cabo LMR 400 ou 600, é um cabo mais caro mas vale cada centavo.


    obs: Se não me engano essas antena da aquarios não é homologada, vale a pena tirar a duvida!

    Espero ter ajudado!

  3. #3

    Padrão

    Olá renatoniz! o meu maior problema nao é sinal e sim interferencia (poluição de radios mesmo) entao nao creio que trocar as antenas seja uma boa e ela é homologada sim, mas os cabos vale mudar mesmo uso cabos peguenos menos de 1 Metro mas eh rg58 eu nao coloquei o rg213 justo por causa do tamanho eu teria q fazer um pequeno com rg58 para conectar na placa sendo assim ficaria 4 conexoes em um cabo ae preferi usar o rg58 mesmo.

    Esse cabo LMR 400 ou 600 da para colocar o conector pequeno nele? eu digo o conector q vai nas placas pci!!

  4. #4

    Padrão

    interferencia (poluição de radios)
    eis um problemão que a cada dia ira almentar cada vez mais, com cada vez mais radios espalhados por todo canto.

    tente usar outros canais ajuda um pouco ..

  5. #5

    Padrão

    Pois é ja troquei os canais nao tem canal sobrando, os outros provedores usa muitas antenas nao sei porque.. tem um mesmo que é em cima de um predio que deve ter no minimo umas 15 antenas la em cima.. entre elas direcionais, omni e setoriais. estou fazendo uns tentes em bancada com o mikrotik pois eu uso um linux + madwifi, mas ja axei um problemao pelomenos na versao crakeada 2.9.6, os wds tem q ter essid junto ow seja ap+wds, mesmo na opçao bridge ele libera um sinal e se colocar essid ateh navega porque sera? e no ap (ovislink) tem q coloca ap+wds c nao nem funciona.

    ae vem mais uma pergunta... tem como fazer wds no mikrotik completamente transparente ou seja, usando apenas a opçao wds do ap sem ser ap+wds?

  6. #6

    Padrão

    colocar tudo em polarização horizontal é fundamental nos dias de hoje. Tem muita poluição em 2.4, assim voce limpa um pouco.

  7. #7

    Padrão

    OK! vo ver c compro antenas horizontais. obrigado pela dica!!

  8. #8

    Thumbs up WDS, sem AP!

    Citação Postado originalmente por xthiagolx Ver Post
    Pois é ja troquei os canais nao tem canal sobrando, os outros provedores usa muitas antenas nao sei porque.. tem um mesmo que é em cima de um predio que deve ter no minimo umas 15 antenas la em cima.. entre elas direcionais, omni e setoriais. estou fazendo uns tentes em bancada com o mikrotik pois eu uso um linux + madwifi, mas ja axei um problemao pelomenos na versao crakeada 2.9.6, os wds tem q ter essid junto ow seja ap+wds, mesmo na opçao bridge ele libera um sinal e se colocar essid ateh navega porque sera? e no ap (ovislink) tem q coloca ap+wds c nao nem funciona.

    ae vem mais uma pergunta... tem como fazer wds no mikrotik completamente transparente ou seja, usando apenas a opçao wds do ap sem ser ap+wds?
    Ae xthiagolx, para sua última pergunta!
    R: Tem sim, vc coloca os cartões como bridge e configura WDS, se é que entendi sua pergunta! Aqui utilizamos WDS puro, sem ativar a função AP!
    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post
    Ae xthiagolx, para sua última pergunta!
    R: Tem sim, vc coloca os cartões como bridge e configura WDS, se é que entendi sua pergunta! Aqui utilizamos WDS puro, sem ativar a função AP!
    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda
    Eu até intendi o que voce disse, so que em aps normais como (ovislink 5460) eu so consegui colocar para funcionar se estiver como ap+wds, sendo q usando o bfw + madwifi ao invez do mikrotik basta ativar a opçao wds do ap(ovislink), assim ele nao libera essid no ar!

    tem alguma forma de fazer isso com o mikrotik?

  10. #10

    Thumbs up Wds

    Citação Postado originalmente por xthiagolx Ver Post
    Eu até intendi o que voce disse, so que em aps normais como (ovislink 5460) eu so consegui colocar para funcionar se estiver como ap+wds, sendo q usando o bfw + madwifi ao invez do mikrotik basta ativar a opçao wds do ap(ovislink), assim ele nao libera essid no ar!

    tem alguma forma de fazer isso com o mikrotik?
    Então, é o que falei anteiormente! Em Wireless, Interface, vc seta o Mode da interface que deseja WDS para bridge! Alí são várias as opções: station, station wds, ap bridge, bridge, etc...
    Aqui setamos desta maneira e conseguimos linkar(WDS). Quanto ao SSID há opção específica a configurar, que é Hide SSID (ao certo não sei se funfa neste modo).


    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Atus Ver Post
    Então, é o que falei anteiormente! Em Wireless, Interface, vc seta o Mode da interface que deseja WDS para bridge! Alí são várias as opções: station, station wds, ap bridge, bridge, etc...
    Aqui setamos desta maneira e conseguimos linkar(WDS). Quanto ao SSID há opção específica a configurar, que é Hide SSID (ao certo não sei se funfa neste modo).


    Atenciosamente,
    Atus Informática Ltda

    vc ainda nao intendeu, no ap ovislink eu tenho que deixar a opção ap+wds, no mikrotik beleza eu fiz isso q vc falo e consegui fazr funcionar o wds mas no ap ovislink tenho q colocar como ap+wds c eu colocar ele so como wds nao funciona, bom pelomenos aki nao ta funcionando, agora de mikrotik para mikrotik o wds fiko perfeito!

    Grato!!

  12. #12

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por xthiagolx Ver Post
    Pois é ja troquei os canais nao tem canal sobrando, os outros provedores usa muitas antenas nao sei porque.. tem um mesmo que é em cima de um predio que deve ter no minimo umas 15 antenas la em cima.. entre elas direcionais, omni e setoriais. estou fazendo uns tentes em bancada com o mikrotik pois eu uso um linux + madwifi, mas ja axei um problemao pelomenos na versao crakeada 2.9.6, os wds tem q ter essid junto ow seja ap+wds, mesmo na opçao bridge ele libera um sinal e se colocar essid ateh navega porque sera? e no ap (ovislink) tem q coloca ap+wds c nao nem funciona.

    ae vem mais uma pergunta... tem como fazer wds no mikrotik completamente transparente ou seja, usando apenas a opçao wds do ap sem ser ap+wds?
    Colocar RBs seria a melhor opção, claro além de Painéis Setoriais Hyperlink, você pode tentar mudar a polarização Horizontal, assim diminuindo um pouco o ruido. . .
    Sobre os cartões você pode usar o R52H, a Mikrotikbrasil tem uma solução homologada pela ANATEL com estes cartões.
    No mkt pra fazer WDS tem que ser as funções combinadas, ou seja, Ap + WDS pra assim repassar os MACs.

  13. #13

    Padrão

    Andei pesquisando e achei aqui no forum mesmo falando q a mikrotikbrasil homologo nao o cartao r52h mas sim a soluçao completa e o cartao continua sem homologaçao!

    mas obrigado pelas dicas!!!

    Grato!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xthiagolx Ver Post
    Olá renatoniz! o meu maior problema nao é sinal e sim interferencia (poluição de radios mesmo) entao nao creio que trocar as antenas seja uma boa e ela é homologada sim, mas os cabos vale mudar mesmo uso cabos peguenos menos de 1 Metro mas eh rg58 eu nao coloquei o rg213 justo por causa do tamanho eu teria q fazer um pequeno com rg58 para conectar na placa sendo assim ficaria 4 conexoes em um cabo ae preferi usar o rg58 mesmo.

    Esse cabo LMR 400 ou 600 da para colocar o conector pequeno nele? eu digo o conector q vai nas placas pci!!

    Esse cabo é bem parecido com o RGC 213, porem é mto melhor, pena que o preço seja bem salgado!