+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes metropolitanas de internet utilziando HPNA

    Olá pessoal,

    Na verdade eu queria era responder a uma thread que rolou aqui mas está trancada e por isso abri esse tópico. Gostaria de esclarecer alguns pontos:

    • A tecnologia HPNA não alcança 1500 metros via cabeamento telefônico. O alcance dela pelo telefone é de 164m ou 600, depedendo dos equipamentos instalados. Essa tecnologia é muinto indicada para distribuir uma rede de internet por um condomínio ou hotel sem realizar um novo cabeamento, bastando aproveitar o cabeamento telefônico existente. Um provedor wireless pode levar o link de rádio até o topo do prédio e depois levar interner até os apartamentos através do HPNA Phoneline (utilizando cabeamento telefônico).


    • Para provedores de internet construirem redes metropolitanas (redes de distribuição pela cidade) o ideal é utilizar HPNA 3.0 via cabo coaxial e atender os clientes de maneira semelhante a uma tv a cabo (mas sem sinal de tv).


    • O aluguel dos postes varia de cada empresa de energia e também da quantidade de postes que você vai alugar. Na minha cidade na tv a cabo que trabalhei custa entre R$ 4,00 e R$ 5,00.


    • Para distribuir internet via postes é necessário ter uma licença SCM, pois muintas empresas não aceitam alugar os postes sem essa licença e além é claro de ser uma exigência da Anatel.


    • Pode-se levar o sinal a grandes distâncias utilizando-se cabos coaxiais, principalmente nas pontas de redes. Para cidades maiores pode-se levar o sinal através de uma fibra do provedor até as redes nos bairros, ou ainda usa rádio de maior potência em pontos centrais dos bairros e distribuir o resto por cabo coaxial.


    • No HPNA 1.0 utiliza-se apenas cabos telefônicos e pode levar 1 Nbps para cada usuário. No HPNA 3.0 a velocidade é de até 128 MBPS e pode-se utilizar cabo telefônico ou cabo coaxial de tv. HPNA 3.1 previsto para 2009 com velocidades de 320 Mbps.


    Para saberem mais informações, por favor visite o site HPNA Brasil

    Um abraço,

    Robinson Venturini

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rrventurini Ver Post
    Olá pessoal,

    Na verdade eu queria era responder a uma thread que rolou aqui mas está trancada e por isso abri esse tópico. Gostaria de esclarecer alguns pontos:

    • A tecnologia HPNA não alcança 1500 metros via cabeamento telefônico. O alcance dela pelo telefone é de 164m ou 600, depedendo dos equipamentos instalados. Essa tecnologia é muinto indicada para distribuir uma rede de internet por um condomínio ou hotel sem realizar um novo cabeamento, bastando aproveitar o cabeamento telefônico existente. Um provedor wireless pode levar o link de rádio até o topo do prédio e depois levar interner até os apartamentos através do HPNA Phoneline (utilizando cabeamento telefônico).

    • Para provedores de internet construirem redes metropolitanas (redes de distribuição pela cidade) o ideal é utilizar HPNA 3.0 via cabo coaxial e atender os clientes de maneira semelhante a uma tv a cabo (mas sem sinal de tv).

    • O aluguel dos postes varia de cada empresa de energia e também da quantidade de postes que você vai alugar. Na minha cidade na tv a cabo que trabalhei custa entre R$ 4,00 e R$ 5,00.

    • Para distribuir internet via postes é necessário ter uma licença SCM, pois muintas empresas não aceitam alugar os postes sem essa licença e além é claro de ser uma exigência da Anatel.

    • Pode-se levar o sinal a grandes distâncias utilizando-se cabos coaxiais, principalmente nas pontas de redes. Para cidades maiores pode-se levar o sinal através de uma fibra do provedor até as redes nos bairros, ou ainda usa rádio de maior potência em pontos centrais dos bairros e distribuir o resto por cabo coaxial.

    • No HPNA 1.0 utiliza-se apenas cabos telefônicos e pode levar 1 Nbps para cada usuário. No HPNA 3.0 a velocidade é de até 128 MBPS e pode-se utilizar cabo telefônico ou cabo coaxial de tv. HPNA 3.1 previsto para 2009 com velocidades de 320 Mbps.

    Para saberem mais informações, por favor visite o site HPNA Brasil

    Um abraço,

    Robinson Venturini
    Utilizei HPNA 1.0 aqui no prédio onde tenho o provedor, 8 andares, para liberar espaço na tubulação para que eu puxasse um cabo utp da minha sala até o topo do prédio. Tenho cerca de 20 apartamentos atendidos, mas alguns com problemas críticos. O meu problema é que do DG até os aptos, os cabos de telefonia são paralelos, e não trançados. Isso pode ser determinante para a má qualidade do "enlace"? Existe alguma de consertar isto, sem ter q trocar todo o cabeamento telefônico do prédio?

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Algumas imagens....

    Do nada os clientes "travam", ficam sem resposta. Até no meu apto, que fica no segundo andar (pouco cabo) acontecia, o que foi amenizado quando troquei esse switch ethernet da foto por um switch gerenciável, criando uma VLAN entre cada HUB hpna e a porta da WAN do switch gerenciável, onde chega a internet. Outros casos críticos, é a perda de pacotes entre os clientes o e gateway, sendo que fisicamente estão no mesmo prédio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 001.jpg
Visualizações:	2217
Tamanho: 	435,6 KB
ID:      	2664   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 002.jpg
Visualizações:	1101
Tamanho: 	464,1 KB
ID:      	2665  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 003.jpg
Visualizações:	1717
Tamanho: 	473,4 KB
ID:      	2666   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 004.jpg
Visualizações:	1002
Tamanho: 	481,0 KB
ID:      	2667  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 005.jpg
Visualizações:	775
Tamanho: 	363,5 KB
ID:      	2668  

  4. #4

    Padrão opa

    Tenho um ptp com HPNA 3.0 em 500 metros chegando os 128 na ponta dos HPNA.Utilizei o cabo coaxial RG59 com 60% de malha.
    O preço do cabo foi quase o preço do metro da fibra monomodo.
    Depois que coloquei o HPNA consegui o metro da fibra a 2,00 e consegui o inversores a 400,00 cada.
    Quer dizer o HPNA e muito bom, mas hoje não vale a pena utilizar pq sai quase o mesmo preço da fibra

  5. #5

    Padrão

    Olá,

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Utilizei HPNA 1.0 aqui no prédio onde tenho o provedor, 8 andares, para liberar espaço na tubulação para que eu puxasse um cabo utp da minha sala até o topo do prédio. Tenho cerca de 20 apartamentos atendidos, mas alguns com problemas críticos. O meu problema é que do DG até os aptos, os cabos de telefonia são paralelos, e não trançados. Isso pode ser determinante para a má qualidade do "enlace"? Existe alguma de consertar isto, sem ter q trocar todo o cabeamento telefônico do prédio?
    Cabos telefônicos em paralelo são impedimentos para que HPNA funcione pois ocorre um fenômeno chamado crosstalk
    A solução é trocar o cabeamento telefônico ou simplesmente "enrolar" os cabos atuais (díficel de fazer) para que fiquem trançados.
    Outra solução é se o prédio tiver cabeaemnto de tv (racker de tv ou parabólica) pode-se utilizar esse cabeamento coaxial ao invés do telefônico, mas com equipamentos HPNA coaxial.

    Qualquer dúvida estou a disposição.

    Abraços,

    Robinson Venturini
    www.hpnabrasil.com.br
    Última edição por rrventurini; 06-09-2008 às 09:22.

  6. #6

    Padrão HPNA x Fibra

    Olá,

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    Tenho um ptp com HPNA 3.0 em 500 metros chegando os 128 na ponta dos HPNA.Utilizei o cabo coaxial RG59 com 60% de malha.
    O preço do cabo foi quase o preço do metro da fibra monomodo.
    Depois que coloquei o HPNA consegui o metro da fibra a 2,00 e consegui o inversores a 400,00 cada.
    Quer dizer o HPNA e muito bom, mas hoje não vale a pena utilizar pq sai quase o mesmo preço da fibra
    Quanto você pagou pelo cabo RG59? Pois o preço não deve passar de R$ 0,80 o metro sendo que para quantidades maiores sai a base de R$ 0,45 e para essa distância seria mais recomendável o RG6
    Para um ponto a ponto em HPNA 3.0 Coaxial é necessário dois Conversores (como abaixo) e voc~e configura o primeiro como master e o segundo como End Point
    http://www.hpnabrasil.com.br/images/...os/cts3500.jpg
    Para uma rede de distribuição mesmo, você coloca um Master (como abaixo) e pode ligar até 40 Conversores (40 assinantes) a distâncias variadas.
    http://www.hpnabrasil.com.br/images/.../cts3501ec.gif

    Qualquer dúvida me procure pois sou representante da Cianet, único fabricante brasileiro de equipamentos HPNA.

    Abraços,

    Robinson Venturini
    [email protected]
    HPNA Brasil

  7. #7

    Padrão Projeto

    Olá Robinson, estamos projetando uma rede cabeada para a cidade, já trabalhamos com wireless e estamos com interesse em mudar. Tens fotos de algum projeto para provedor que os cabos coaxiais são passados nos postes e os clientes são atendidos com TAPs e conversores?

    Nosso projeto aqui é bastante extenso, temos interesse em cabear a cidade gradualmente, porém completamente, dessa forma, teriamos que ter switchs master fixados nos postes, como seria feita a alimentação desses equipamentos? Eu teria que passar outro cabo somente para alimentação ou existe outra forma?

    Outra coisa, o firmware do conversor que no caso ficaria na casa do cliente possui um sistema de roteamento para fazer por exemplo uma conexão PPPoE dentro da rede?

    Desde já agradeço.

    Se puder me add no msn para conversarmos sobre valores de equipamentos agradeço.

    valdecir[arroba]zapeando.com

  8. #8

    Smile

    Olá IPCorpore,
    ,
    Citação Postado originalmente por IPCorpore Ver Post
    Nosso projeto aqui é bastante extenso, temos interesse em cabear a cidade gradualmente, porém completamente, dessa forma, teriamos que ter switchs master fixados nos postes, como seria feita a alimentação desses equipamentos? Eu teria que passar outro cabo somente para alimentação ou existe outra forma?

    Outra coisa, o firmware do conversor que no caso ficaria na casa do cliente possui um sistema de roteamento para fazer por exemplo uma conexão PPPoE dentro da rede?
    http://www.hpnabrasil.com.br/images/...instalando.jpg

    O CTS3502E da Cianet é equipamento para ser colocado na rua. Possuiu duas portas coaxial, um ethernet e no modelo CTS3502EF uma porta de fibra ótica. Esse equipamento atende 40 clientes em cada uma de suas duas portas.
    Existe três possíveis maneira de você levar o sinal de Internet até ele para que ele injete esse sinal na rede coaxial através do sinal HPNA.

    • Por meio de Fibra ótica. Os preços de fibra tem caido muinot. A Coanet vende um transmissor de fibra que custa abaixo dos R$ 300,00 (um em cada ponta) e pode-se encontrar fibra de R$ 3,00 o metro (acho que seis fibras em cada cabo). Para cada nó utiliza-se apenas uma fibra.
    • Entrada ethernet. Aí entra a criatividade e caracteristicas de cada projeto.
      • Colocar rádio de maior potência em cada nó HPNA e a partir dali levar pelo cabeaemnto,
      • Instalar um Conversor (End Point) em uma caixa no poste ou dependurada na cordoalha e receber do master anterior fazendo um cascateamento (funciona). Pode ser ligado no bico do tap ou depedendendo da distância um cabo rg6 ou rg11 em praralelo (não muinto recomendado).

    • Transformando uma das portas de master para End Point e assim receber o sinal do Master anterior via cabo coaxial. Um lado vai receber o sinal e o outro repassar adiante para 40 clientes.
      • Desvantagem: a sub-utilização do equipamento
      • Vantagem: a facilidade de realizar essa tarefa, é muinto simples basta verificar se tem sinal suficiente para abastecer o equipamento e uma pequena configuração.


    Existem soluções hibridas onde leva-se fibra até um primeiro CTS3502EF em uma região e a partir dali atende-se os demais pelos outros meios citados acima.

    Quanto ao PPPoE funciona sim sem problemas, embora muintos provedores não tem precisado dele bastando usar o mikrotik sem essa função.

    Favor visitar eu site www.hpnabrasil.com.br para mais informações.

    Interessando por mais informações por favor envie um email e poderemos tratar de mais detahes do seu projeto, principalmente a questão de preços e facilidades.

    Se mais alguém quiser informações mais detalhada podem entrar em contato informando nome, site do seu provedor (se tiver) e alguma descrição do seu projeto ou dúvida para ajudar na resposta.

    Cordialmente,

    Robinson Venturini
    Agente de Negócios da Cianet
    Email: [email protected]
    Site: www.hpnabrasil.com.br
    Última edição por rrventurini; 15-09-2008 às 07:15.