Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ruído alto e baixo desempenho com 1 RB433 e 1 XR2

    Olá amigos do Under-Linux esse é o meu primeiro Tópico, só estou pedindo a ajuda de vocês
    pois já estou sem soluções para o meu problema, que acho não ser muito grave, porém a minha inexperiência
    deve estar contribuindo para que eu não consiga sanar esse problema.
    Vamos ao problema...
    Tenho uma torre telescópica de 9m de altura instalado na laje de uma residência, totalizando numa altura de 12m
    do solo, no alto desta torre telescópica tem uma caixa hermética + 75cm de rgc213 c/2 N machos nas pontas
    (bem soldados e sem curto) + 1 omni de 15dBi da Aquário, na caixa hermética tem uma routerboard RB433 com
    uma placa miniPCI Ubiquiti XR2 setada no Mikrotik(v3.10) com potência "default" + 1 pigtail MMCX / N femea de
    + ou - uns 15cm.
    Com isso tudo em mãos tenho 8 clientes num raio de 500m "TODOS" com Ralink RT2561 + 10m de rgc58 + grade
    Aquário 25dBi, apontadas e bem alinhadas ao ponto de acesso, esses tem nível de sinal 70 ~ 100% porém o nível
    de ruído é altíssimo chegando aos 70% ~ 80%, utilizo o software da propría Ralink para monitorar os dados, e vendo
    isso da RB433 pelo o Winbox esses mesmo clientes dentro do raio de 500m tenho Tx/Rx altos em torno de 5.5 a 11Mbps
    e "P Throughput" na casa dos 6500Kbps pra cima, porém o nível de ruído na recepção(Rx) é acima dos 41dB.
    Agora os outros 2 clientes, 1 a 2,8Km e outro a 2,5Km ambos possuem rádios setados a 200mW(23dBm) e com pigtail
    de 25cm + grade Aquário tem ganho de sinal na casa dos 30 ~ 35%, dou pings no ip da XR2 fica na casa dos 35ms
    em média o ruído não sei pois o firmware dos rádios não mostra e vendo isso da RB433 pelo o Winbox o Tx fica em
    torno dos 2 ~ 11Mbps e o Rx fica nos 5.5 ~ 11Mbps, "P Throughput" 1800Kbps a 4200Kbps, sendo que as vezes isso
    cai pra 74, 25, 30, 50, 150Kbps é quando não se consegue navegar lá, e o ruído na recepção visto pelo o Winbox é de
    21 ~ 28dB. desses dois clientes...
    Já tentei muuuitas coisas, setar ACKTime manualmente, mudar o padrão da modulação para b+g ou g, trocar o XR2 de
    slot miniPCI, troquei o pigtail por um menor, troquei a antena de 15dBi por uma de 12dBi da Aquario, antes era um PCAP
    e comprei essa RB433, antes tinha 9m de rgc213 sem estanho agora tem apenas 75cm com estanho, antes tinha 7m de
    torre telescópica, agora tem 9m, já troquei o canal, e o mais engraçado quando era PCAP + uma Samsung SWL-2400P,
    uma placaquinha PCI de 35,00, era melhor do que está agora!!! Acreditem se quiser! Eu mesmo já não sei mais o que
    fazer, entrego na mão de DEUS e nas mãos de vocês meu queridos amigos do fórum, conto com a ajuda de todos...


    "OBS. Lembrando que a minha antena de 15dBi da Aquário sofreu uma queda de uma altura de 6m, devido a um descuido
    na hora de desmontar a torre telescópica para reparos do ponto de acesso, eu abri ela e nenhuma das soldas da
    estrutura dela quebrou, porém o bastão que envolve a estrutura ficou torta devido a queda. Isso a uns 3 meses."


    Um abraço e fico no aguardo!

  2. #2

    Padrão

    Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".
    Verdade cara pois é justamente o que anda acontecendo aqui na região, muito ponto de acesso com amplificador
    até os que estão sem usam altas potências sem necessidade isso causa muita poluição de RF, mais se for o caso
    farei isso sim, brigadão!

  4. #4

    Padrão

    no começo eu usava um apzinho safado na minha torre, e tinha concorrentes que usava mkt-ap com ar5212 por aqui, e os mesmos sempre estavam com ruído na casa dos 70% de acordo com o programinha da ralink, nos clientes. Quando subi meu mkt-ap, com ar5212 também, os meus clientes começaram a mostrar esse valor de ruído na minha rede também. Creio que esse valor do programa da ralink é que deve ser desconsiderado.Esses problemas de troughtput é decorrente de poluição mesmo, em 99% dos casos. Mas não use esse programa da ralink como base pra nada. E quanto à poluição, o que você pode fazer é procurar por um canal com menos redes nele. Usa o Freq. Usage do mkt pra ver qual está mais livre. Lembrando que nem sempre a que está mais livre, fica melhor. O ideal é ir pra casa do cliente, acessar o ap de lá, ficar mudando o canal e fazendo teste de troughput, ping e verificar o sinal, que também varia de canal pra canal. Faça isso em vários clientes, e deixe o canal que ficar com melhor resultado final. Pois pode ter canal que fique perfeito em cliente ao norte, e horrível em clientes ao sul.
    Última edição por Gosulator; 06-09-2008 às 17:43.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".
    Não sei como está aí, mas aqui a anatel demora eras pra fiscalizar qualquer coisa. Meus concorrentes tão trocando aps entre sí como quem troca figurinha no intervalo do colégio. Tô agilizando pra mudar as polaridades aqui. Vô mudar de 1 painél, e ver se surte resultado. Caso sim, mudo o do resto.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    no começo eu usava um apzinho safado na minha torre, e tinha concorrentes que usava mkt-ap com ar5212 por aqui, e os mesmos sempre estavam com ruído na casa dos 70% de acordo com o programinha da ralink, nos clientes. Quando subi meu mkt-ap, com ar5212 também, os meus clientes começaram a mostrar esse valor de ruído na minha rede também. Creio que esse valor do programa da ralink é que deve ser desconsiderado.Esses problemas de troughtput é decorrente de poluição mesmo, em 99% dos casos. Mas não use esse programa da ralink como base pra nada. E quanto à poluição, o que você pode fazer é procurar por um canal com menos redes nele. Usa o Freq. Usage do mkt pra ver qual está mais livre. Lembrando que nem sempre a que está mais livre, fica melhor. O ideal é ir pra casa do cliente, acessar o ap de lá, ficar mudando o canal e fazendo teste de troughput, ping e verificar o sinal, que também varia de canal pra canal. Faça isso em vários clientes, e deixe o canal que ficar com melhor resultado final. Pois pode ter canal que fique perfeito em cliente ao norte, e horrível em clientes ao sul.
    Olá caro amigo Gosulator.
    Entaum quer dizer devo desconsiderar o utilitário da Ralink, mais no mesmo cliente que está com 70% de ruído no utilitário da Ralink, visto no Winbox o mesmo está com 50dB de ruído, então neste caso o utilitário da Ralink não está dexando de dizer o que é verdade certo?
    O Throughput realmente foi como você mesmo disse é devido ao ruído pois lembro que quando eu tinha uma AR5212(Samsung SWL-2400P "PCI") que possui apenas 17dBm de força contra os meus atuais 28dBm "default" da XR2, não havia ruído e o Throughput era maior e muito mais estável do que hoje.
    Mais vou tentar isso cara, vou estar sempre acompanhando qual o melhor canal para poder fugir dos MALDITOS ruídos, muito obrigado querido amigo e só mais uma coisa! O fio verde que vem junto da XR2 é para aterramento correto? Porque quando uso ele e retiro não sinto diferença de diminuição no ruído será que o aterramento da XR2 não está sendo efetivo?

  7. #7

    Padrão

    Amigo, esta queda da omini já é um problema. E por natureza de projetos omini já tem tendência a dar mais ruídos. Ainda sendo da Aquário, mais ainda. Eu tinha experimentado e não gostei muito delas.
    A de 12 que voce citou é a "panelinha" de 12 dbi da aquário? É o que eu uso. Elas só cobrem 60% com eficiencia. Mas clientes próximos conectam mesmo com 90º, dando a entender que estes 60º não são tão críticos assim.
    E usa elas em polarização horizontal. É fácil, só troca um parafuso na fixação do suporte. São baratas e eficientes. Tem relatos aí que dizem durar 3 meses, mas eu já tenho antena fazendo ano.
    Já tentei usar hyperlink 14 dbi e deu menor resultado. Além de serem pesadas.
    Talvêz porque todos estão com no máximo 1200 metros. Há quem diga que as panelinhas não são boas para longa distância, mas eu nunca testei.
    Só que se usar polarização horizontal, vai ter que trocar a polarização nas grades também.
    Eu não tenho conhecimento do cartão, mas você disse estar em default. Qual é o default dele?

    Editando: perdão, não tinha visto o post do Gosulator. Então é 28 dbm. Acho muito mesmo.

    Na questão de potencia eu já testei e constatei, quanto mais baixo melhor.
    Tenho um usuário praticamente de frente para uma panelinha e na ralink dele o ruído é zero. Nos outros então nem perto de ruído.
    E neste POP tenho 16mW de potencia. Até ontem estava com 32mw, mas baixei. E este pop recebe da base em WDS, que está com 1200metros de distância. E lá tenho também 16mW.
    E está passando 24, 36 e até 48mbps.
    Eu comecei a desconfiar de potencia quando setei no máximo de potencia e não deu mais conexão. Usuário pegava o sinal mas não pegava IP de jeito nenhum. Já se vão dois meses que está com baixa potencia e é só alegria.

    Citação Postado originalmente por animetaldeath Ver Post
    Olá amigos do Under-Linux esse é o meu primeiro Tópico, só estou pedindo a ajuda de vocês
    pois já estou sem soluções para o meu problema, que acho não ser muito grave, porém a minha inexperiência
    deve estar contribuindo para que eu não consiga sanar esse problema.
    Vamos ao problema...
    Tenho uma torre telescópica de 9m de altura instalado na laje de uma residência, totalizando numa altura de 12m
    do solo, no alto desta torre telescópica tem uma caixa hermética + 75cm de rgc213 c/2 N machos nas pontas
    (bem soldados e sem curto) + 1 omni de 15dBi da Aquário, na caixa hermética tem uma routerboard RB433 com
    uma placa miniPCI Ubiquiti XR2 setada no Mikrotik(v3.10) com potência "default" + 1 pigtail MMCX / N femea de
    + ou - uns 15cm.
    Com isso tudo em mãos tenho 8 clientes num raio de 500m "TODOS" com Ralink RT2561 + 10m de rgc58 + grade
    Aquário 25dBi, apontadas e bem alinhadas ao ponto de acesso, esses tem nível de sinal 70 ~ 100% porém o nível
    de ruído é altíssimo chegando aos 70% ~ 80%, utilizo o software da propría Ralink para monitorar os dados, e vendo
    isso da RB433 pelo o Winbox esses mesmo clientes dentro do raio de 500m tenho Tx/Rx altos em torno de 5.5 a 11Mbps
    e "P Throughput" na casa dos 6500Kbps pra cima, porém o nível de ruído na recepção(Rx) é acima dos 41dB.
    Agora os outros 2 clientes, 1 a 2,8Km e outro a 2,5Km ambos possuem rádios setados a 200mW(23dBm) e com pigtail
    de 25cm + grade Aquário tem ganho de sinal na casa dos 30 ~ 35%, dou pings no ip da XR2 fica na casa dos 35ms
    em média o ruído não sei pois o firmware dos rádios não mostra e vendo isso da RB433 pelo o Winbox o Tx fica em
    torno dos 2 ~ 11Mbps e o Rx fica nos 5.5 ~ 11Mbps, "P Throughput" 1800Kbps a 4200Kbps, sendo que as vezes isso
    cai pra 74, 25, 30, 50, 150Kbps é quando não se consegue navegar lá, e o ruído na recepção visto pelo o Winbox é de
    21 ~ 28dB. desses dois clientes...
    Já tentei muuuitas coisas, setar ACKTime manualmente, mudar o padrão da modulação para b+g ou g, trocar o XR2 de
    slot miniPCI, troquei o pigtail por um menor, troquei a antena de 15dBi por uma de 12dBi da Aquario, antes era um PCAP
    e comprei essa RB433, antes tinha 9m de rgc213 sem estanho agora tem apenas 75cm com estanho, antes tinha 7m de
    torre telescópica, agora tem 9m, já troquei o canal, e o mais engraçado quando era PCAP + uma Samsung SWL-2400P,
    uma placaquinha PCI de 35,00, era melhor do que está agora!!! Acreditem se quiser! Eu mesmo já não sei mais o que
    fazer, entrego na mão de DEUS e nas mãos de vocês meu queridos amigos do fórum, conto com a ajuda de todos...


    "OBS. Lembrando que a minha antena de 15dBi da Aquário sofreu uma queda de uma altura de 6m, devido a um descuido
    na hora de desmontar a torre telescópica para reparos do ponto de acesso, eu abri ela e nenhuma das soldas da
    estrutura dela quebrou, porém o bastão que envolve a estrutura ficou torta devido a queda. Isso a uns 3 meses."


    Um abraço e fico no aguardo!
    Última edição por 1929; 07-09-2008 às 10:14.

  8. #8

    Padrão

    Reforçando as palavras do amigo acima, baseado nesse programa da ralink se durante uma instalação nova em meus clientes no for indicado 70% de ruido a antena esta ainda desalinhada kkkkkkkkk.. ou seja, o sinal está muito baixo. Mas a situação do amigo que iniciou o topico aconselho o mesmo não procurar ajuad da tia ANA, visto ele está uando um cartao de alta potencia e não é homologado ainda, o melhor seria substituir por um cm9 de 63 mw, esses eu uso aqui com antenas setoriais hiperlink(20dbi) e ideal(15dbi) fica show de bola o resultado. Tenho concorrnte usando radios superpotentes com antena similares as minhas e o sinal dele(qualidade do link) é uma merda(desculpem o termo), visto o alto ruido amplificado junto a potencia. Para confirmar ainda mais que potencia não é sinomino de qualidade, estou fazendo uns testes aqui com esse cartao XR2 e posso afirmar ele é muito eficiente, é um otimo cartao, mas não posso deixar de frisar aqui que nos teste que estou fazendo, em clientes antes usando o cm9 com sinal de 73% era rapidissimo a conexao(obtenção do IP) agora esse mesmo cliente testado com o XR2 tem sinal de 100%(42dbm) e quando solicito a conexao com o ap demora para pegar o IP e as vezes fica dando erro necessitando algumas rediscagem para fixar a conexao, comprovando claramente que potencia alta prejudica a qualidade do serviço.

  9. #9

    Padrão O que fazer para melhorar?

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, esta queda da omini já é um problema. E por natureza de projetos omini já tem tendência a dar mais ruídos. Ainda sendo da Aquário, mais ainda. Eu tinha experimentado e não gostei muito delas.
    A de 12 que voce citou é a "panelinha" de 12 dbi da aquário? É o que eu uso. Elas só cobrem 60% com eficiencia. Mas clientes próximos conectam mesmo com 90º, dando a entender que estes 60º não são tão críticos assim.
    E usa elas em polarização horizontal. É fácil, só troca um parafuso na fixação do suporte. São baratas e eficientes. Tem relatos aí que dizem durar 3 meses, mas eu já tenho antena fazendo ano.
    Já tentei usar hyperlink 14 dbi e deu menor resultado. Além de serem pesadas.
    Talvêz porque todos estão com no máximo 1200 metros. Há quem diga que as panelinhas não são boas para longa distância, mas eu nunca testei.
    Só que se usar polarização horizontal, vai ter que trocar a polarização nas grades também.
    Eu não tenho conhecimento do cartão, mas você disse estar em default. Qual é o default dele?

    Editando: perdão, não tinha visto o post do Gosulator. Então é 28 dbm. Acho muito mesmo.

    Na questão de potencia eu já testei e constatei, quanto mais baixo melhor.
    Tenho um usuário praticamente de frente para uma panelinha e na ralink dele o ruído é zero. Nos outros então nem perto de ruído.
    E neste POP tenho 16mW de potencia. Até ontem estava com 32mw, mas baixei. E este pop recebe da base em WDS, que está com 1200metros de distância. E lá tenho também 16mW.
    E está passando 24, 36 e até 48mbps.
    Eu comecei a desconfiar de potencia quando setei no máximo de potencia e não deu mais conexão. Usuário pegava o sinal mas não pegava IP de jeito nenhum. Já se vão dois meses que está com baixa potencia e é só alegria.
    1929 muito obrigado amigo pela sua resposta!
    Cara diminui a potência de default(28dBm) para 12dBm(16mW) e logo depois para 15dBm(32mW) meus usuários acima de 2Km começaram a cair, entaum voltei para os 28dBm.
    A antena que estou usando agora é omni Aquário de 15dBi(do incidente) e tenho uma de reserva omni Aquário de 12dBi intitulada por você como "panelinha", porque esse nome ela é melhor que a 12dBi? Se eu usa-la na polarização horizontal será que irei conseguir atender melhor esses dois clientes acima dos 2Km? Que antena tipo, modelo ou marca de antena você me recomenda para um "multi ponto", pois nesses clientes gostaria de estar na marca dos -65dBm neles com Throughput de no mínimo 2048Kbps pra cima, mais o máximo que consigo HOJE é -69 ~ 77dBm e o Throughput ocila muito, o ruído nesses dois fica na casa dos 21 ~ 30dB, é um nível alto não acha?
    Estou pensando seriamente em
    trocar a torre telescópica por uma modular(estaiada), acho que naum preciso de muita altura acho que no máximo uns 12m sobre a residência para poder dar mais visada, pois tem uma coisa que eu naum disse, esses dois clientes acima de 2Km, quando eu fiz a instalação deles eu naum tive visada do meu ponto de acesso, será que isso tbm contribui para o baixo nível de desempenho e alto ruído da rede? Fico no aguardo brigadão mais uma vez pessoal!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Reforçando as palavras do amigo acima, baseado nesse programa da ralink se durante uma instalação nova em meus clientes no for indicado 70% de ruido a antena esta ainda desalinhada kkkkkkkkk.. ou seja, o sinal está muito baixo. Mas a situação do amigo que iniciou o topico aconselho o mesmo não procurar ajuad da tia ANA, visto ele está uando um cartao de alta potencia e não é homologado ainda, o melhor seria substituir por um cm9 de 63 mw, esses eu uso aqui com antenas setoriais hiperlink(20dbi) e ideal(15dbi) fica show de bola o resultado. Tenho concorrnte usando radios superpotentes com antena similares as minhas e o sinal dele(qualidade do link) é uma merda(desculpem o termo), visto o alto ruido amplificado junto a potencia. Para confirmar ainda mais que potencia não é sinomino de qualidade, estou fazendo uns testes aqui com esse cartao XR2 e posso afirmar ele é muito eficiente, é um otimo cartao, mas não posso deixar de frisar aqui que nos teste que estou fazendo, em clientes antes usando o cm9 com sinal de 73% era rapidissimo a conexao(obtenção do IP) agora esse mesmo cliente testado com o XR2 tem sinal de 100%(42dbm) e quando solicito a conexao com o ap demora para pegar o IP e as vezes fica dando erro necessitando algumas rediscagem para fixar a conexao, comprovando claramente que potencia alta prejudica a qualidade do serviço.
    Olá amigo Mirandapb!
    Entaum a razão dos problemas seria o cartão XR2?
    Ou simplesmente o mesmo estaria mau configurado, devo eu diminuir a sua potência e rever meus clientes, ou simplesmente subistitui-lo por um CM9 e rever meus clientes?
    Sem bem que o que deu a entender é que eu poderia tbm estar usando 3 CM9 na minha RB433 com três paineis(tbm homologadas) assim conseguindo um sistema de baixa potência e maior estabilidade.
    Ou posso eu ainda dar um jeito com o que já tenho, aguardo respostas, muito obrigado amigos!

  11. #11

    Padrão

    se nos radios clientes o sinal e 30~35 , para ambientes poluidos e muito baixo, teria que ficar acima de 50, eu coloquei um XR2 e o sinal tb ficou muito mais baixo que uma dlink 530 que tinha, nao descobri o porque, ja que setei pra mais potencia que estaba a 530, nao sei se e o pigtail que e de cabo rg174, tive que tirar e deixar com a dlink530.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    se nos radios clientes o sinal e 30~35 , para ambientes poluidos e muito baixo, teria que ficar acima de 50, eu coloquei um XR2 e o sinal tb ficou muito mais baixo que uma dlink 530 que tinha, nao descobri o porque, ja que setei pra mais potencia que estaba a 530, nao sei se e o pigtail que e de cabo rg174, tive que tirar e deixar com a dlink530.
    Olá amigo Johnicar
    Entaum cara é justamente isso tbm que está acontecendo aqui, antes da minha antena cair eu tinha um PCAP placa PCI uma Samsung SWL-2400P usava um pigtail SMA da aquário de 25cm e a omni de 15dBi da Aquario só que com 7m de rgc213 até a omni e esse mesmo cliente eu conseguia mandar 1Mbps de internet e o sinal de Rx dele no winbox era de -68dBm, hoje estou com a RB433, fonte de 18v 3,5a estou alimentando e fazendo o bridge usando um único cabo UTP, uso o padrão 568A para dados e os pares marrom para positivo e azul para negativo, tudo na LAN1 da RB433, com uma XR2 setada em 28dBm(default) e esses clientes tem um tráfego instável, com constantes ocilações de throughput é uma pena, estou atras de uma solução e não vou descançar enquanto não achar uma, um abraço!

  13. #13

    Padrão

    Olá meu caro "animetal" tudo bem?

    tenho perguntas:

    1 - Essa sua antena da aquario é a nova ou a velha (mais fina e que vem com uma tampinha?)

    2 - Sua area de RF é poluida? seus concorrentes tem amplificador?

    3 - Que canal voce está usando?

    4 - Seus clientes esta usando cabo RG58 com 10mts de cabo... ja tentou substituir esses 10mts de cabo por 50cm de pigtail (ap cliente junto a antena) e medir o ruido?

    5 - Com o Samsung havia tanto ruido?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olá meu caro "animetal" tudo bem?

    tenho perguntas:

    1 - Essa sua antena da aquario é a nova ou a velha (mais fina e que vem com uma tampinha?)

    2 - Sua area de RF é poluida? seus concorrentes tem amplificador?

    3 - Que canal voce está usando?

    4 - Seus clientes esta usando cabo RG58 com 10mts de cabo... ja tentou substituir esses 10mts de cabo por 50cm de pigtail (ap cliente junto a antena) e medir o ruido?

    5 - Com o Samsung havia tanto ruido?
    Olá amigo Pedro0278

    Vamos as respostas:

    1 - RS. A minha antena Aquario é das mais novas mais grossa e sua estrutura interna é semelhante a Hyperlink.
    2 - RS. Pelo menos todos os meus clientes com placas PCI(Ralink) recebem e mandam pra mim alto ruído e já ouvi muitos relatos de que existem pontos de acesso nas redondezas com amplificadores e 1w.
    3 - RS. Atualmente estou usando a frequência de 2427MHz(canal 4), e melhorou bastante o throughput dos clientes distantes só naum constatei diminuição do ruído mais segunda feira irei verificar nos clientes.
    4 - RS. Eles usam RGC58(DLC-58 DataLink) com 10m a substituição por AP nos clientes mais próximos(500m), não cheguei a fazer, mas tenho um cliente com AP Gi-Link rente a antena grade Zirok 25dBi somente com pigtail e ele é um dos que mais tem ruído, visto do winbox na casa dos 51dB.
    5 - RS. Não na época que eu usava o Samsung SWL-2400P no meu antigo PCAP o ruído no Tx/Rx era quase nulo.

    Espero ter ajudo nas repostas para que consigamos sanar este problema, obrigado a todos meus amigos e tbm estou as ordens pro que precisarem, um abraço!

  15. #15

    Padrão

    Acredito que não sejam os cartões e sim exerço de potencia. Pq não testa em 200 mw, acredito que esse valor seja o bastante para a distancia de clientes a 2,8 km no seu caso, que pelo seu relato me parece ter visada prejudicada. Um outro fator bastante interessante e a fonte de alimentação, pois mesmo sendo projetada para uma boa filtragem de de ruido que se sobrepoem ao nivel CC, deixa muito a desejar se comparada com um nivel DC puro de uma bateria de automovel por exemplo, comparando-se as 2 formas de onda com um Osciloscopio.

  16. #16

    Padrão

    Baseado nas suas respostas posso te dizer: O ruido nao ta vindo dos clientes... esta saindo dos seu cartao que esta na RB.

    Se voce diz que pos um radio num cliente proximo e o ruido aumentou, entao nao resta outra explicação. Tente usar canal 6 ou 11 e com 100mW 9ou mesmo 200) e veja se altera em algo (vai gerar menos ruido)

    Aconselho a troca do cartao.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mirandapb Ver Post
    Acredito que não sejam os cartões e sim exerço de potencia. Pq não testa em 200 mw, acredito que esse valor seja o bastante para a distancia de clientes a 2,8 km no seu caso, que pelo seu relato me parece ter visada prejudicada. Um outro fator bastante interessante e a fonte de alimentação, pois mesmo sendo projetada para uma boa filtragem de de ruido que se sobrepoem ao nivel CC, deixa muito a desejar se comparada com um nivel DC puro de uma bateria de automovel por exemplo, comparando-se as 2 formas de onda com um Osciloscopio.
    Olá mais uma vez Mirandapb
    Tudo bem, vou testar dessa forma, vou setar para 23dBm(200mW), e vamos ver como se comporta, o throughput desses dois clientes(2,5Km/2,8Km), fica muuuuito ocilante e os mais engraçado é que reparei o meu Tx tbm ocila por isso o troughput ocila junto já o Rx(TxCliente) fica mais estável, a fonte q possuo é uma de 18v 3,5a cortei o pino macho da ponta onde sai o DC e fiz ligação direta nos pares azul e marrom do UTP, azul negativo e marrom positivo, medi na outra ponta vai os 18,35v certinho para a LAN1(PoE), se eu tiver melhorias com os 23dBm te falo, brigadão Mirandapb um abraço!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Baseado nas suas respostas posso te dizer: O ruido nao ta vindo dos clientes... esta saindo dos seu cartao que esta na RB.

    Se voce diz que pos um radio num cliente proximo e o ruido aumentou, entao nao resta outra explicação. Tente usar canal 6 ou 11 e com 100mW 9ou mesmo 200) e veja se altera em algo (vai gerar menos ruido)

    Aconselho a troca do cartao.
    Então Pedro0278,

    Fiz testes com o XR2 setado a 23dBm(200mW) e coloquei nos canais 6 a 11 e alguns clientes que naum conseguiam conectar começaram a conectar, porém o ruído se manteve inabalado, amanhã vou falar com a minha vendedora e vou exigir a troca do XR2 ele pode estar com problemas e se possível trocar a antena tbm e vamos ver no que vai dar!
    Por enquanto brigadão Pedro0278 se vcs tiverem algo mais em mente estou por aqui!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por animetaldeath Ver Post
    Então Pedro0278,

    Fiz testes com o XR2 setado a 23dBm(200mW) e coloquei nos canais 6 a 11 e alguns clientes que naum conseguiam conectar começaram a conectar, porém o ruído se manteve inabalado, amanhã vou falar com a minha vendedora e vou exigir a troca do XR2 ele pode estar com problemas e se possível trocar a antena tbm e vamos ver no que vai dar!
    Por enquanto brigadão Pedro0278 se vcs tiverem algo mais em mente estou por aqui!

    Se já mellhour baixa mais um pouco. Como voce disse lá atrás, com baixíssima potencia os de longe cairam. Mas também voce está com omini. Aì é pedir muito, com omini aquário.
    Se com 200 melhorou, experimenta 100.
    E este ruído aparece também nos usuários longe?

    E as "panelinhas" não são omini não. São aquelas redondinhas. Dá uma olhada no site da Aquário. Lá não diz quase nada mas tem a foto delas.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Se já mellhour baixa mais um pouco. Como voce disse lá atrás, com baixíssima potencia os de longe cairam. Mas também voce está com omini. Aì é pedir muito, com omini aquário.
    Se com 200 melhorou, experimenta 100.
    E este ruído aparece também nos usuários longe?

    E as "panelinhas" não são omini não. São aquelas redondinhas. Dá uma olhada no site da Aquário. Lá não diz quase nada mas tem a foto delas.
    Olá 1929...

    Então amigo vou tentar deixar com 100mW pra ver, o ruído num cliente a por exemplo uns 19m, 30m, 50m, 150m, 300m e 500m fica em torno de 37dB a 51dB, é altíssimo não? Já esses dois clientes distântes(2,5Km/2,8Km) em alguns canais tem ruído de 15 a 19dB e 21 a 28dB, já menos de 50% creio eu com relação ao nível de sinal, ví tbm vc aparentemente críticar a minha omni de 15dBi da Aquário, qual marca e modelo vc me recomenda 1929 sendo que eu só tenho um cartão(XR2) na RB433, pra mim seria mais interessante usar uma omni pelo menos por enquanto, mais uma que me dê verdadeiros resultados, fico no aguardo brigadão!