+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida parâmetros samba ?

    Pessoal,

    Estou mexendo em uma máquina linux, que tem o samba configurado.
    A minha dúvida é em relação a 3 linhas que ficam na opção [global], apesar de pesquisar na internet, não achei nada de concreto que explicasse o que elas significassem.
    Alguém pode me dar uma ajuda, as linhas são as marcadas com a seta abaixo:

    [global]
    workgroup = dominio-pdc
    server string = Samba Server
    security = SERVER
    password server = 192.168.1.10
    lanman auth = No
    log file = /var/log/samba/%m.log
    max log size = 0
    os level = 64 -> Este número 64 está dimensionado corretamente ?
    create mask = 0666
    force create mode = 0666 -> qual a influência dessa linha ?
    directory mask = 0666
    force directory mode = 0666 -> qual a influência dessa linha ?
    printing = lprng

    Abraço.

  2. #2
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robsoncb Ver Post
    Pessoal,

    Estou mexendo em uma máquina linux, que tem o samba configurado.
    A minha dúvida é em relação a 3 linhas que ficam na opção [global], apesar de pesquisar na internet, não achei nada de concreto que explicasse o que elas significassem.
    Alguém pode me dar uma ajuda, as linhas são as marcadas com a seta abaixo:

    [global]
    workgroup = dominio-pdc
    server string = Samba Server
    security = SERVER
    password server = 192.168.1.10
    lanman auth = No
    log file = /var/log/samba/%m.log
    max log size = 0
    os level = 64 -> Este número 64 está dimensionado corretamente ?
    create mask = 0666
    force create mode = 0666 -> qual a influência dessa linha ?
    directory mask = 0666
    force directory mode = 0666 -> qual a influência dessa linha ?
    printing = lprng

    Abraço.
    Robson,

    boa tarde.

    OS LEVEL= especifica o nível do sistema operacional. Este número é usado para as eleições netbios para definir o navegador de grupo local e controlador de domínio. o valor pode ser de 0 a 255, o padrão é 32.

    windows server possue um OS LEVEL de 32.

    Preste atenção em relação ao OS LEVEL. Nunca deixe um servidor windows NT competir com o servidor samba. Mesmo que o samba ganhe a eleição, o servidor windows NT convocorá uma nova eleição para tentar novamente se eleger, gerando um elevado tráfedo broadcasting.

    FORCE DIRECTORY MODE = Solicita que o samba force o tipo de permissão para a criação dos diretórios no compartilhamento. É o mesmo que usar o chmod.

    CREATE MASK = Modo padrão para criação de arquivos no compartilhamento. O parâmetro create mode é o sinônimo para este. O modo de arquivos deve ser especificado em formato octal.

    create mark = 0600

    E quando estes parâmetros estão na seção [global] significa que os parâmetros têm efeito em todo o servidor samba, em todos os compartilhamentos.


    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Robson,

    boa tarde.

    OS LEVEL= especifica o nível do sistema operacional. Este número é usado para as eleições netbios para definir o navegador de grupo local e controlador de domínio. o valor pode ser de 0 a 255, o padrão é 32.

    windows server possue um OS LEVEL de 32.

    Preste atenção em relação ao OS LEVEL. Nunca deixe um servidor windows NT competir com o servidor samba. Mesmo que o samba ganhe a eleição, o servidor windows NT convocorá uma nova eleição para tentar novamente se eleger, gerando um elevado tráfedo broadcasting.

    FORCE DIRECTORY MODE = Solicita que o samba force o tipo de permissão para a criação dos diretórios no compartilhamento. É o mesmo que usar o chmod.

    CREATE MASK = Modo padrão para criação de arquivos no compartilhamento. O parâmetro create mode é o sinônimo para este. O modo de arquivos deve ser especificado em formato octal.

    create mark = 0600

    E quando estes parâmetros estão na seção [global] significa que os parâmetros têm efeito em todo o servidor samba, em todos os compartilhamentos.


    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,
    Amigo, ajudou muito. Vlw, mesmo.

    Mas ficou uma dúvida, o controlador de domínio da minha rede é um windows 2003.

    O samba é usado apenas para compartilhar diretórios nessa máquina. Devo alterar o número do OS LEVEL para 32 ? Ou deixá-lo como está ?

    Abraço.

  4. #4
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robsoncb Ver Post
    Amigo, ajudou muito. Vlw, mesmo.

    Mas ficou uma dúvida, o controlador de domínio da minha rede é um windows 2003.

    O samba é usado apenas para compartilhar diretórios nessa máquina. Devo alterar o número do OS LEVEL para 32 ? Ou deixá-lo como está ?

    Abraço.
    Robson,

    se deixar como está (64), haverá um enorme tráfego de broadcasting, por que o samba está ganhando as eleições mas o windows server irá sempre pedir novas eleições para ganhar. Então aconselho a você diminuir isso aí para 31, ok?

    Atenciosamente,

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MDdantas Ver Post
    Robson,

    se deixar como está (64), haverá um enorme tráfego de broadcasting, por que o samba está ganhando as eleições mas o windows server irá sempre pedir novas eleições para ganhar. Então aconselho a você diminuir isso aí para 31, ok?

    Atenciosamente,
    Sim, entendi.
    Pesquisei na internet e achei uma artigo que mostra os nívies dos sistemas operacionais, veja:
    artigo: Artigos - Servidor Samba : CentOSBR

    OS Level

    Determina o nível do sistema operacional para processo de eleição do Local Master. Para que o SAMBA vença a eleição ele precisa ter o maior OS Level da rede.
    Os OS Levels padrões dos sistemas são:
    Windows for Workgroups: 1
    Windows 95: 1
    Windows 98: 2
    Windows 98 Second Edition: 2
    Windows 2000 Server (standalone): 16
    Windows 2000 Professional: 16
    Windows NT 4.0 Wks: 17
    Windows NT 3.51 Wks: 16
    Windows NT 3.51 Server: 32
    Windows NT 4.0 Server: 33
    Windows 2000 Server (Domain Controller): 32
    SAMBA: 33

    No meu caso eu tenho um Windows 2003, o número 31 estaria de bom tamanho, apesar que no artigo não fala do windows 2003, mas suponho que ele tenha o mesmo Os Level do windows 2000 Server. Dessa forma o windows 2003 seria o que teria maior nível na minha rede. Correto !!

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por robsoncb Ver Post
    Sim, entendi.
    Pesquisei na internet e achei uma artigo que mostra os nívies dos sistemas operacionais, veja:
    artigo: Artigos - Servidor Samba : CentOSBR

    OS Level
    Determina o nível do sistema operacional para processo de eleição do Local Master. Para que o SAMBA vença a eleição ele precisa ter o maior OS Level da rede.
    Os OS Levels padrões dos sistemas são:
    Windows for Workgroups: 1
    Windows 95: 1
    Windows 98: 2
    Windows 98 Second Edition: 2
    Windows 2000 Server (standalone): 16
    Windows 2000 Professional: 16
    Windows NT 4.0 Wks: 17
    Windows NT 3.51 Wks: 16
    Windows NT 3.51 Server: 32
    Windows NT 4.0 Server: 33
    Windows 2000 Server (Domain Controller): 32
    SAMBA: 33

    No meu caso eu tenho um Windows 2003, o número 31 estaria de bom tamanho, apesar que no artigo não fala do windows 2003, mas suponho que ele tenha o mesmo Os Level do windows 2000 Server. Dessa forma o windows 2003 seria o que teria maior nível na minha rede. Correto !!
    É isso aí Robson. Assim o windows ganhará as eleições e não haverá o exagero do tráfego de broadcasting.

    Atenciosamente,