Página 4 de 12 PrimeiroPrimeiro 123456789 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Amigos, na pratica as coisas nao sao bem assim teluricas como pude ver em alguns posts...

    MIMO nao funciona assim como alguns pensam não...

    Uma radiobase com um ap MIMO tem que ter 3 antenas e o cliente tem que ter pelo menos 2 antenas pra fazer o pareamento e ai sim trabalhar com o sitema.

    Não adianta por na base tres setoriais, uma de costas pra aoutra e dividir os clientes porque nao vai ficar bem. um unico clinete depende das tres antenas ao mesmo tempo pra funcionar.

    Se voce quer cobrir os 360 graus tera que ter 9 antenas de 120º em 3 celulas de 3 antenas pra que os clientes do setor funcionem.

    Outra coisa é essa ilusao de mobilidade. Se o cliente nao tiver antena externa nao vai funcionar a nao ser que se coloque amplificadores potentes nas bases.

    O que diferencia o MIMO do wireless comum que usamos é a modulacao do sinal e a quantidade de antenas pra que a decodificacao e a transmissao alcancem os teoricos 600mbps, ao inves dos 11 ou 54mbps comumente usados.

    Leiam essa materia breve: Boadica - Dicas - Conhecendo a arquitetura MIMO para comunicação Wireless

    Quanto as propagandas de fabricantes, é bom que alguns nao se iludam com alguns produtos que prometem milagres... todo fabricante quando quer vender algo so aponta as vantages e o que ele pode fazer dentro de uma area de operacao. E depois?

    Sem contar que a tecnologia nao esta finalizada e ainda existem padroes proprietarios, voce compra um transmissor MIMOe poe pra funcionar a 600mbps e compra uma placa de outro fabicante e ela se recusa a funcionar... e ai? como fica? Quem estiver achando que é conversa minha é so pegar uma placa da Dlink de 108 e por outra da SMC de 108, as duas simplismente nao conversarão a 108 (embora sejam de 108) porque eles ainda usam padroes diferentes na modulação, so funcionam a 108 em marcas iguais.

  2. #62

    Padrão

    É isso aí mesmo Pedrão.

    Este artigo que voce citou, é muito bem apresentado, pois resume de uma forma clara o conceito.

    A minha curiosidade foi despertada pelo fato de alguns APs terem antena destacável, o que pressupõe o uso outdoor.
    Mas até hoje não vi nenhum relato de alguém que usasse, nem nos foruns lá fora.
    A Ubiquiti por ex, lançou um cartão mini pci com 3 conectores.

    E a minha idéia era a possibilidade de colocar mesmo as 3 setoriais todas para o mesmo setor. E colocar na recepção uma PCI também com 3 anatenas para ter o máximo de desempenho, se é que realmente dá desempenho.

    Este rádio da Parks, são na verdade 6 rádios com 6 omini. Eles fizeram um teste aqui em Cachoeirinha, na sede da Parks e obtiveram 1.5 km só com placa wireless sem antena externa na recepção. Logicamente respeitando zonas de sombra.
    Mas o sinal foi o consitente o suficiente para navegar dentro de edificações.

    O companheiro UsadosMac, relatou que fechou negócio com eles, na base de que se não cumprir o que promete, devolver tudo.
    Semana passada eu estive lá na TSM e conversamos um pouco sobre o Mimo. Me informaram que estão desenvolvendo as omini que virão no futuro com este rádio da Parks, com o objetivo de baixar o custo de importação.
    Não é radinho não. Se peso vale alguma coisa, o conjunto todo pesa 9 kilos.

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    ...
    Uma radiobase com um ap MIMO tem que ter 3 antenas e o cliente tem que ter pelo menos 2 antenas pra fazer o pareamento e ai sim trabalhar com o sitema.

    Não adianta por na base tres setoriais, uma de costas pra aoutra e dividir os clientes porque nao vai ficar bem. um unico clinete depende das tres antenas ao mesmo tempo pra funcionar.
    ...
    ...
    Outra coisa é essa ilusao de mobilidade. Se o cliente nao tiver antena externa nao vai funcionar a nao ser que se coloque amplificadores potentes nas bases.
    ...
    ...
    Leiam essa materia breve: Boadica - Dicas - Conhecendo a arquitetura MIMO para comunicação Wireless

  3. #63

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    É isso aí mesmo Pedrão.

    Este artigo que voce citou, é muito bem apresentado, pois resume de uma forma clara o conceito.

    A minha curiosidade foi despertada pelo fato de alguns APs terem antena destacável, o que pressupõe o uso outdoor.
    Mas até hoje não vi nenhum relato de alguém que usasse, nem nos foruns lá fora.
    A Ubiquiti por ex, lançou um cartão mini pci com 3 conectores.

    E a minha idéia era a possibilidade de colocar mesmo as 3 setoriais todas para o mesmo setor. E colocar na recepção uma PCI também com 3 anatenas para ter o máximo de desempenho, se é que realmente dá desempenho.

    Este rádio da Parks, são na verdade 6 rádios com 6 omini. Eles fizeram um teste aqui em Cachoeirinha, na sede da Parks e obtiveram 1.5 km só com placa wireless sem antena externa na recepção. Logicamente respeitando zonas de sombra.
    Mas o sinal foi o consitente o suficiente para navegar dentro de edificações.

    O companheiro UsadosMac, relatou que fechou negócio com eles, na base de que se não cumprir o que promete, devolver tudo.
    Semana passada eu estive lá na TSM e conversamos um pouco sobre o Mimo. Me informaram que estão desenvolvendo as omini que virão no futuro com este rádio da Parks, com o objetivo de baixar o custo de importação.
    Não é radinho não. Se peso vale alguma coisa, o conjunto todo pesa 9 kilos.


    Pessoal esse Pedro0278 é do contra, Tudo aqui ele é contra ou não da certo ou agente não sabe o que ta falando, poxa amigo da uma palavrinha de ajuda, diz alguma coisa a favor da gente, afinal você trabalha com quer ? É funcionario de alguma Oi, Claro, VIVO sem lá, carinha negativo esse.

  4. #64

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Pessoal esse Pedro0278 é do contra, Tudo aqui ele é contra ou não da certo ou agente não sabe o que ta falando, poxa amigo da uma palavrinha de ajuda, diz alguma coisa a favor da gente, afinal você trabalha com quer ? É funcionario de alguma Oi, Claro, VIVO sem lá, carinha negativo esse.
    Olá Claudemir. Pelo que vejo voce também é alguém curioso com o MIMO.

    Este negócio de Mimo é muito novo ainda. E neste caso específico das antenas, o Pedro está certo.

    Alguns acham que Mimo não vai emplacar, como o Pedro. Mas é uma opinião séria, sem procurar machucar ninguém. Só é franco como parece ser a personalidade dele.
    O pior são alguns que além de darem o contra, não apresentam argumento nenhum pra fazer uma critica séria a alguma pergunta que a gente faz. Eu já tive post em que estava apresentando argumentos não da minha cabeça, mas lidos em foruns ou artigos achados na net, certos, não sei... errados, não sei... (prá isso estou aqui, para aprender) e que me disseram bem assim: "não diz besteira!!!". Aí sim, doi.

    Não é o caso do Pedro, pois sempre seus comentários tem sido técnicos. Neste caso específico do post, ele foi técnico, sem ser chato, mas eu particularmente ainda acho que um dia o Mimo vai dominar o wi-fi. E pelo que li ele já está presente em muitas soluções wimax e 3G.

  5. #65

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Pessoal esse Pedro0278 é do contra, Tudo aqui ele é contra ou não da certo ou agente não sabe o que ta falando, poxa amigo da uma palavrinha de ajuda, diz alguma coisa a favor da gente, afinal você trabalha com quer ? É funcionario de alguma Oi, Claro, VIVO sem lá, carinha negativo esse.
    E voce é um sonhador que não sabe pesquisar antes de sair falando coisas.

    O que foi que eu postei ate agora que é mentira? Acho que é voce que quer criar uma expectativa numa coisa que não é verdade. Acha que pode por um radio numa torre e distribuir Wi-Fi do jeito que quer sem respeitar normas e padroes?

    Muitos aqui postaram coisas que nao condizem com a realidade do MIMO, procure voce mesmo na internet um folder da Linksys sobre o assunto e vai ver que não funciona do jeito que alguns pensam.

    Se não tem R$ pra investir na tecnologia de maneira CERTA entao é so não entrar no negocio, porque pra ter MIMO é caro tanto pra o provedor quento pra o cleinte.

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Olá Claudemir. Pelo que vejo voce também é alguém curioso com o MIMO.

    Este negócio de Mimo é muito novo ainda. E neste caso específico das antenas, o Pedro está certo.

    Alguns acham que Mimo não vai emplacar, como o Pedro. Mas é uma opinião séria, sem procurar machucar ninguém. Só é franco como parece ser a personalidade dele.
    O pior são alguns que além de darem o contra, não apresentam argumento nenhum pra fazer uma critica séria a alguma pergunta que a gente faz. Eu já tive post em que estava apresentando argumentos não da minha cabeça, mas lidos em foruns ou artigos achados na net, certos, não sei... errados, não sei... (prá isso estou aqui, para aprender) e que me disseram bem assim: "não diz besteira!!!". Aí sim, doi.

    Não é o caso do Pedro, pois sempre seus comentários tem sido técnicos. Neste caso específico do post, ele foi técnico, sem ser chato, mas eu particularmente ainda acho que um dia o Mimo vai dominar o wi-fi. E pelo que li ele já está presente em muitas soluções wimax e 3G.
    É justamente esse meu ponto de vista... seu raciocinio esta 100% correto... não podemos levar as coisas pro lado da paixão... só porque saiu um produto novo ir se animando todo... tem que testar e ver se é viavel.

    Veja o que o autor falou... a empresa vai "emprestar" o equipamento pra ele testar e ver, se nao der certo ele devolve, pois a coisa é cara e arriscada, Qual o fabricante que empresta um equipamento pra o cliente testar? nunhum pois ela sabe que qualquer radio Wi-Fi comum funciona.

    Abraços 1929.

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pantanero2006 Ver Post
    E aí UsadosMAC,

    Chegou seu AP da Parks? Eu to muito curioso pra saber do desempenho dele na prática. Eu to acompanhando esse tópico com bons olhos. Se esse rádio da Parks for tudo isso mesmo, eu to até bolando um novo POP pra poder colocar esse rádio e assim fornecer internet "quase que móvel", uma vez que minha cidade é bem pequena.
    Conte as novidades.

    Abçs.
    Tudo bem Pantanero.

    Que nada, estava até falando com o "1929", a Parks até o momento não disponibilizou o produto, informaram que os tramites burocraticos devem ser liberados agora dia 11/11, devo estar recebendo 2 dias depois.... enquanto isso estou bringando com a Telefonica que ainda não instalou meu link, minhas paciencias se esgotaram e abri chamado na auditoria.... dependendo da posição da Telefonica referente ao prazo de instalação vou decidir se pego o produto para teste ou não...

    Pode deixar que posto as novidades aqui....
    Caso tenha conhecimento de algum fabricante com caracteristicas semelhantes com o da Parks informe.


    Anderson

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Tudo bem Pantanero.

    Que nada, estava até falando com o "1929", a Parks até o momento não disponibilizou o produto, informaram que os tramites burocraticos devem ser liberados agora dia 11/11, devo estar recebendo 2 dias depois.... enquanto isso estou bringando com a Telefonica que ainda não instalou meu link, minhas paciencias se esgotaram e abri chamado na auditoria.... dependendo da posição da Telefonica referente ao prazo de instalação vou decidir se pego o produto para teste ou não...

    Pode deixar que posto as novidades aqui....
    Caso tenha conhecimento de algum fabricante com caracteristicas semelhantes com o da Parks informe.


    Anderson
    Anderson,

    Pega o produto para teste, acho meio dificil de outra empresa fazer o que a parks está fazendo.

    Como o pedro disse nenhuma outra empresa vai se arriscar tanto assim.

    Pelo geito a Parks confia no produto deles e está disposta a dar a cara a tapa se der algo errado, portanto acho que você deve pegar sim o equipamento para testes, pois não vai "gastar nada".


    Abraço

  9. #69

    Padrão

    Realmente...

    Mas a Parks é uma empresa de tradição no mercado de telecomunicações... provavelmente ela esta desenvolvendo algo novo, bem mais avançado que o MIMO que nos conhecemos.

    Temos modem da Parks aqui que recebem o link full e nunca deu problema algum, eu tinha um modem antigo de 19000bps externo e era excelente.

    Uma empresa tao seria e com muita tradição com certeza nao vai fazer uma bobagem e entregar na sua mao... aguardamos ansiosos por testes.

  10. #70

    Padrão

    Olá Rogerio, Pedro....

    Sei que é uma excelente oportunidade, mas o teste tem condições tal como se não funcionar o fabricante vem até a empresa verificar condições tecnicas e motivo, caso o produto apresente realmente o desempenho conforme teste não terei como negar a compra....

    No meu ponto de vista, preciso resolver o mais breve possivel o funcionamento do link com a operadora, depois disso partir para os testes com a antena da Parks, outro ponto é que temos relacionamento estreito por atividade com a nossa empresa na comercialização de seus produtos...

    Estou torcendo para que se resolva ainda nesta terça-feira a instalação do link para que possa autorizar a entrega da antena.


    Anderson

  11. #71

    Padrão

    Amigos,

    Vi uma noticia aqui no forum sobre um produto da Meraki.
    Vocês que são mais entendidos no assunto deem uma olhada.
    https://under-linux.org/forums/notic...unicipais.html
    Empresa cria kit Wi-Fi para cidades - INFO Online - (06/11/2008)
    Meraki infrastructure is your complete solution for deploying wireless networks of any size.

    Dizem que eles estão com um programa de testes e se não for satisfatorio devolver o dinheiro.

    O que acham?
    Abraço

  12. #72

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigos,

    Vi uma noticia aqui no forum sobre um produto da Meraki.
    Vocês que são mais entendidos no assunto deem uma olhada.
    https://under-linux.org/forums/notic...unicipais.html
    Empresa cria kit Wi-Fi para cidades - INFO Online - (06/11/2008)
    Meraki infrastructure is your complete solution for deploying wireless networks of any size.

    Dizem que eles estão com um programa de testes e se não for satisfatorio devolver o dinheiro.

    O que acham?
    Abraço
    bom eu liguei para o representante, os meraki`s sao repetidores, nao tem como controlar banda do cliente, ja que cada um se comporta na rede como um gateway, pelo que me explicou o pessoal, e imviavel para provedores, so para redes municipais...
    pois nâo repasa mac, dai ja viu ne...

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Rogerio, Pedro....

    Sei que é uma excelente oportunidade, mas o teste tem condições tal como se não funcionar o fabricante vem até a empresa verificar condições tecnicas e motivo, caso o produto apresente realmente o desempenho conforme teste não terei como negar a compra....

    No meu ponto de vista, preciso resolver o mais breve possivel o funcionamento do link com a operadora, depois disso partir para os testes com a antena da Parks, outro ponto é que temos relacionamento estreito por atividade com a nossa empresa na comercialização de seus produtos...

    Estou torcendo para que se resolva ainda nesta terça-feira a instalação do link para que possa autorizar a entrega da antena.


    Anderson
    estamos todos no aguardo de seus teste, boa sorte, que a força esteja com voçe hehehhe.....

  14. #74

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    bom eu liguei para o representante, os meraki`s sao repetidores, nao tem como controlar banda do cliente, ja que cada um se comporta na rede como um gateway, pelo que me explicou o pessoal, e imviavel para provedores, so para redes municipais...
    pois nâo repasa mac, dai ja viu ne...
    É uma rede Mesh. E pelo que já li não aguenta muitos usuários online. Estrangula.
    Para uma Mesh mais eficiente precisaria ser equipamento mais parrudo.

  15. #75

    Padrão

    Olá Pessoal,

    Enfim.... meu link foi instalado em contra partida tambem chegou o radio....

    Fiz alguns testes, coloquei em cima da casa, peguei o notebook e fui com uma antena externa de 12dbi atras de um morro um pouco acima da casa cerca de 3Km de distancia, apesar de ter arvores e o morro na frete o sinal estava baixo mais era possivel trocar arquivos....

    Amanhã estou colocando ela no ponto correto, ai vou ver se realmente ela funciona....


    Anderson

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Pessoal,

    Enfim.... meu link foi instalado em contra partida tambem chegou o radio....

    Fiz alguns testes, coloquei em cima da casa, peguei o notebook e fui com uma antena externa de 12dbi atras de um morro um pouco acima da casa cerca de 3Km de distancia, apesar de ter arvores e o morro na frete o sinal estava baixo mais era possivel trocar arquivos....

    Amanhã estou colocando ela no ponto correto, ai vou ver se realmente ela funciona....


    Anderson
    Caramba, isto é que é boa notícia. Então parece que vai ser tudo aquilo que eles apregoavam.

  17. #77

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Pessoal,

    Enfim.... meu link foi instalado em contra partida tambem chegou o radio....

    Fiz alguns testes, coloquei em cima da casa, peguei o notebook e fui com uma antena externa de 12dbi atras de um morro um pouco acima da casa cerca de 3Km de distancia, apesar de ter arvores e o morro na frete o sinal estava baixo mais era possivel trocar arquivos....

    Amanhã estou colocando ela no ponto correto, ai vou ver se realmente ela funciona....


    Anderson

    estamos todos a espera de seus testes, deus te ajude, e a nos tambem hehehe

  18. #78

    Padrão

    Estamos aguardando os teste. Se funcionar vai ser maravilhoso!

  19. #79

    Padrão

    Acho que uma coisa deve ficar clara, usando MIMO , timo ou diabo a 4, ela vai estar usando uma banda poluida, os testes podem ate ter dado certo na sede deles, mas nao hora que eses equipamnteos forem instalados num ambiente totalmente poluido, nao tem como os receptores nao escutar as bandas b e G, vao interferir neles igualmente.Quem sabe MIMO em 5.8. poderia ser.

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Acho que uma coisa deve ficar clara, usando MIMO , timo ou diabo a 4, ela vai estar usando uma banda poluida, os testes podem ate ter dado certo na sede deles, mas nao hora que eses equipamnteos forem instalados num ambiente totalmente poluido, nao tem como os receptores nao escutar as bandas b e G, vao interferir neles igualmente.Quem sabe MIMO em 5.8. poderia ser.

    pois e carmona, dia 5 tem uma palestra sobre ese equipamento em porto alegre, vamos ver o que eles falâo la, eu vou fazer o possivel para ir coneçer ese equipamento e escutar dos caras o que ele pode fazer ( teoricamente claro) hehehe..