+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Corrompendo partição

    Opa .. pessoal aqui na empresa tenho dois servidores rodando RedHat Enterprise 5 acessando uma partição no
    storage, porém essa partição vive corrempendo e eu tenho que efetuar o checkdisk nela, ele encontra varios erros
    e depóis de 1 ou 2 semanas ele corrompe novamente, a partição está como ext3 e o nosso banco de dados oracle que
    usa para fazer backup, alguém pode me ajudar a identificar o erro?
    Obrigado

  2. #2
    Izzyt
    Visitante

    Padrão

    Pode ser algum problema físico tantp lógico, dependendo da quantidade de requisições de acesso a esse HD.

    É realmente a cada 2 semanas que ele pára? Vc já reparou alguma anomalia durante essas semanas de execução deste servidor (falta de luz, queda de link, qualquer coisa) ?

    É meio estranho ele corromper pois ele, o ext3 tem o journaling, que é a proteção feita neste sistema de arquivos para justamente prevenir erros no mesmo, quando a interrupções fisicas (falta de luz, etc), mas nada impede que seja ele também, só saberemos mesmo tendo mais alguns dados, como eu pedi acima!

    Espero ter ajudado!

  3. #3

    Padrão

    Obrigado rafael pela ajuda, o problema era que existia dois servidores acessando a particao e ninguem fazia o gerenciamento disso por isso deu problema.

  4. #4

    Padrão

    Como já foi citado, o problema de corrompimento de partições (que nada mais é que corromper parte do disco) é, geralmente, por ações físicas, e não lógicas.

    Isto se dá por falta de aterramento, queda de energia ou má alimentação da mesma.
    Ou seja. Pode ser queda de energia ou problema na alimentação do disco (seja a fonte toda ou somente o segmento de alimentação do disco).

    Verifique logo alguma dessas alternativas com as devidas ferramentas pois se este for o problema, não adiantará alterar o disco, pois corromperá outro.

    abracos